Sequência Didática para o Ensino de Trigonometria no Triângulo por Atividades Experimentais

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado do Parápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSILVA, Cláudio Lima da-
Autor(es): dc.contributor.authorSILVA, Ana Kely Martins da-
Autor(es): dc.contributor.authorSÁ, Pedro Franco de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-12-06T08:21:03Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-12-06T08:21:03Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-12-06-
identificador: dc.identifier.otherSequência didática para o ensino de trigonometria no triângulo por atividades experimentaispt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/740229-
Resumo: dc.description.abstractPrezado(a)s colegas de profissão – professores e professoras que ensinam matemática, Enquanto professores, observamos que os alunos do ensino médio apresentam acentuadas dificuldades em diversos conteúdo matemáticos, dentre eles, na aprendizagem de trigonometria. Estas dificuldades são resultantes, principalmente, da falta de habilidade na realização dos cálculos aritméticos e na leitura e compreensão dos enunciados dos problemas matemáticos. Diante dessa inquietação, surgiu o interesse em propor uma Sequência Didática (SD) para o Ensino de Trigonometria no Triângulo, para alunos do ensino médio. Esta SD é um Produto Educacional fruto da Dissertação de Mestrado intitulada: “Ensino de Trigonometria no Triângulo por Atividades Experimentais”, apresentada por Silva (2023) ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática (PPGEM) – Universidade do Estado do Pará (UEPA), orientada pela Professora Dra. Ana Kely Martins da Silva e coorientada pelo Professor Dr. Pedro Franco de Sá. A referida dissertação teve como objetivo norteador do processo investigativo: verificar como uma sequência de atividades experimentais, para o ensino de matemática, pode favorecer a construção do conhecimento de alunos do 2° ano do ensino médio no processo de ensino e aprendizagem da trigonometria no triângulo. Deste modo, a Sequência Didática consistiu-se em 15 (quinze) atividades, sendo: um pré-teste, uma atividade de conceituação, oito atividades de redescoberta, quatro atividades de aprofundamento e um pós-teste. Para tanto, esta SD foi desenvolvida com base em três Tendências em Educação Matemática, sendo elas: (I) Ensino de Matemática por Atividades Experimentais, sob a ótica de Sá (2019, 2020); (II) Resolução de Problemas, na perspectiva de Polya (1995), Onuchic (2012) e Sá (2021) e (III) Jogo Matemática, com base nos estudos desenvolvidos por Moreira, Fonseca e Nascimento (2016), Arruda e Freitas (2015) e Pimenta, Caneiro, Lasaretto, (2014). Além disso, os estudos experimentais, sobre o ensino de trigonometria, desenvolvidos por Gomes (2013), Sousa (2014), Ferreira (2018), Medeiros (2018) e Lucena (2020) demonstraram que após a aplicação das Sequências Didáticas, evidenciou-se um desempenho significativo dos estudantes na aprendizagem das relações trigonométricas, constatando assim, que as metodologias de ensino utilizadas nas pesquisas surtiram efeitos, levando a melhora no desempenho dos alunos. Deste modo, acreditamos que a Sequência Didática proposta neste Produto Educacional, nas perspectivas do Ensino de Matemática por Atividades Experimentais proporcionará aos estudantes uma aprendizagem significativa quanto ao objeto matemático em questão. Além disso, oferecerá aos professores de matemática um material que foge ao rigor do ensino tradicional, e que servirá como uma ferramenta facilitadora do processo de ensino e aprendizagem do conteúdo trigonometria no triângulo. Sugestões e críticas que visem o aperfeiçoamento deste trabalho serão sempre aceitas. Boa leitura e excelente trabalho!pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1851pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTrigonometriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino por atividades experimentais.pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPrática de ensinopt_BR
Título: dc.titleSequência Didática para o Ensino de Trigonometria no Triângulo por Atividades Experimentaispt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Ensino de Matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineMestrado Profissional em Ensino de Matemáticapt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais