Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado do Pará | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | SILVA, Cláudio Lima da | - |
Autor(es): dc.contributor.author | SILVA, Ana Kely Martins da | - |
Autor(es): dc.contributor.author | SÁ, Pedro Franco de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-12-06T08:21:03Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-12-06T08:21:03Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-06 | - |
identificador: dc.identifier.other | Sequência didática para o ensino de trigonometria no triângulo por atividades experimentais | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/740229 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Prezado(a)s colegas de profissão – professores e professoras que ensinam matemática, Enquanto professores, observamos que os alunos do ensino médio apresentam acentuadas dificuldades em diversos conteúdo matemáticos, dentre eles, na aprendizagem de trigonometria. Estas dificuldades são resultantes, principalmente, da falta de habilidade na realização dos cálculos aritméticos e na leitura e compreensão dos enunciados dos problemas matemáticos. Diante dessa inquietação, surgiu o interesse em propor uma Sequência Didática (SD) para o Ensino de Trigonometria no Triângulo, para alunos do ensino médio. Esta SD é um Produto Educacional fruto da Dissertação de Mestrado intitulada: “Ensino de Trigonometria no Triângulo por Atividades Experimentais”, apresentada por Silva (2023) ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática (PPGEM) – Universidade do Estado do Pará (UEPA), orientada pela Professora Dra. Ana Kely Martins da Silva e coorientada pelo Professor Dr. Pedro Franco de Sá. A referida dissertação teve como objetivo norteador do processo investigativo: verificar como uma sequência de atividades experimentais, para o ensino de matemática, pode favorecer a construção do conhecimento de alunos do 2° ano do ensino médio no processo de ensino e aprendizagem da trigonometria no triângulo. Deste modo, a Sequência Didática consistiu-se em 15 (quinze) atividades, sendo: um pré-teste, uma atividade de conceituação, oito atividades de redescoberta, quatro atividades de aprofundamento e um pós-teste. Para tanto, esta SD foi desenvolvida com base em três Tendências em Educação Matemática, sendo elas: (I) Ensino de Matemática por Atividades Experimentais, sob a ótica de Sá (2019, 2020); (II) Resolução de Problemas, na perspectiva de Polya (1995), Onuchic (2012) e Sá (2021) e (III) Jogo Matemática, com base nos estudos desenvolvidos por Moreira, Fonseca e Nascimento (2016), Arruda e Freitas (2015) e Pimenta, Caneiro, Lasaretto, (2014). Além disso, os estudos experimentais, sobre o ensino de trigonometria, desenvolvidos por Gomes (2013), Sousa (2014), Ferreira (2018), Medeiros (2018) e Lucena (2020) demonstraram que após a aplicação das Sequências Didáticas, evidenciou-se um desempenho significativo dos estudantes na aprendizagem das relações trigonométricas, constatando assim, que as metodologias de ensino utilizadas nas pesquisas surtiram efeitos, levando a melhora no desempenho dos alunos. Deste modo, acreditamos que a Sequência Didática proposta neste Produto Educacional, nas perspectivas do Ensino de Matemática por Atividades Experimentais proporcionará aos estudantes uma aprendizagem significativa quanto ao objeto matemático em questão. Além disso, oferecerá aos professores de matemática um material que foge ao rigor do ensino tradicional, e que servirá como uma ferramenta facilitadora do processo de ensino e aprendizagem do conteúdo trigonometria no triângulo. Sugestões e críticas que visem o aperfeiçoamento deste trabalho serão sempre aceitas. Boa leitura e excelente trabalho! | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1851 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Trigonometria | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino por atividades experimentais. | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Prática de ensino | pt_BR |
Título: dc.title | Sequência Didática para o Ensino de Trigonometria no Triângulo por Atividades Experimentais | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Mestrado Profissional em Ensino de Matemática | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
CLÁUDIO LIMA DA SILVA - PRODUTO EDUCACIONAL.pdf | 1.85 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/740229/1/CLÁUDIO LIMA DA SILVA - PRODUTO EDUCACIONAL.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: