Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) Campus Cornélio Procópio | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | SELLETI, MARIA CLÁUDIA SILVA JARDIM | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Almeida, Lourdes Maria Werle de | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Sousa, Bárbara Nivalda Palharini Alvim | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-12-04T13:38:29Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-12-04T13:38:29Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-12 | - |
identificador: dc.identifier.other | ATIVIDADES DE MODELAGEM MATEMÁTICA PARA OS INCIAIS MEDIANDO O ENSINO DE TÓPICOS DE GEOMETRIA | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/740178 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esta Produção Técnica Educacional tem como objetivo apresentar um caderno de atividades que contempla uma sequência de atividades de modelagem matemática para o ensino e a aprendizagem de medidas e medições nos anos iniciais do Ensino Fundamental. São apresentadas cinco atividades que podem ser desenvolvidas com alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental, visando seu uso para o ensino de Geometria neste nível de escolaridade. Particularmente, as atividades estão focadas na unidade temática Medidas e Grandezas apontadas na BNCC (BRASIL, 2017). Este material inclui uma breve base teórica relativamente à Geometria nos anos iniciais do Ensino Fundamental bem como aspectos referentes à modelagem matemática importantes para o que se propõe este produto educacional. Em seguida são apresentadas cinco atividades de modelagem cujo desenvolvimento inclui medidas e medições. Cada atividade inclui especificidades relativamente ao uso de instrumentos de medidas e a finalidade das medições para construir uma solução para um problema que tem origem na realidade. Convidamos a uma leitura deste trabalho e esperamos que possa chamar a sua atenção para as sugestões de atividades e por fim despertar novas ideias que possam contribuir para a construção do processo de ensino e aprendizagem em sala de aula, nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Motivar e incentivar os alunos é um passo para começarmos a trilhar um caminho inverso, da realidade para a Matemática. O Produto Técnico Educacional apresentado neste documento é parte integrante da Dissertação de Mestrado Intitulada: “Modelagem matemática nos anos iniciais: um design usando sequência de atividades”, disponível em http://www.uenp.edu.br/mestrado-ensino. Para maiores informações, entre em contato com a autora pelo e-mail: mariaclaudiaselleti@gmail.com. De acordo com o Documento Orientador de APCN1, emitido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), o Produto Educacional proposto classifica-se pela CAPES como Categoria “[...] (i) desenvolvimento de 1 Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/ensino.pdf. Acesso em: jun. 2022. material didático e instrucional [...] sequências didáticas, [...]”, pois refere-se a uma sequência de atividades. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 3,36 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Produto Educacional | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino Fundamental | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Modelagem Matemática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Geometria | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Medidas | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Medições | pt_BR |
Título: dc.title | ATIVIDADES DE MODELAGEM MATEMÁTICA PARA OS INCIAIS MEDIANDO O ENSINO DE TÓPICOS DE GEOMETRIA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino (PPGEN) | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Trabalho de Conclusão do Mestrado | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
MARIA CLÁUDIA SILVA JARDIM SELLETI - produto.pdf | 3,45 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/740178/2/MARIA CLÁUDIA SILVA JARDIM SELLETI - produto.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons