ATIVIDADES DE MODELAGEM MATEMÁTICA PARA OS INCIAIS MEDIANDO O ENSINO DE TÓPICOS DE GEOMETRIA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) Campus Cornélio Procópiopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSELLETI, MARIA CLÁUDIA SILVA JARDIM-
Autor(es): dc.contributor.authorAlmeida, Lourdes Maria Werle de-
Autor(es): dc.contributor.authorSousa, Bárbara Nivalda Palharini Alvim-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-12-04T13:38:29Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-12-04T13:38:29Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-12-
identificador: dc.identifier.otherATIVIDADES DE MODELAGEM MATEMÁTICA PARA OS INCIAIS MEDIANDO O ENSINO DE TÓPICOS DE GEOMETRIApt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/740178-
Resumo: dc.description.abstractEsta Produção Técnica Educacional tem como objetivo apresentar um caderno de atividades que contempla uma sequência de atividades de modelagem matemática para o ensino e a aprendizagem de medidas e medições nos anos iniciais do Ensino Fundamental. São apresentadas cinco atividades que podem ser desenvolvidas com alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental, visando seu uso para o ensino de Geometria neste nível de escolaridade. Particularmente, as atividades estão focadas na unidade temática Medidas e Grandezas apontadas na BNCC (BRASIL, 2017). Este material inclui uma breve base teórica relativamente à Geometria nos anos iniciais do Ensino Fundamental bem como aspectos referentes à modelagem matemática importantes para o que se propõe este produto educacional. Em seguida são apresentadas cinco atividades de modelagem cujo desenvolvimento inclui medidas e medições. Cada atividade inclui especificidades relativamente ao uso de instrumentos de medidas e a finalidade das medições para construir uma solução para um problema que tem origem na realidade. Convidamos a uma leitura deste trabalho e esperamos que possa chamar a sua atenção para as sugestões de atividades e por fim despertar novas ideias que possam contribuir para a construção do processo de ensino e aprendizagem em sala de aula, nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Motivar e incentivar os alunos é um passo para começarmos a trilhar um caminho inverso, da realidade para a Matemática. O Produto Técnico Educacional apresentado neste documento é parte integrante da Dissertação de Mestrado Intitulada: “Modelagem matemática nos anos iniciais: um design usando sequência de atividades”, disponível em http://www.uenp.edu.br/mestrado-ensino. Para maiores informações, entre em contato com a autora pelo e-mail: mariaclaudiaselleti@gmail.com. De acordo com o Documento Orientador de APCN1, emitido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), o Produto Educacional proposto classifica-se pela CAPES como Categoria “[...] (i) desenvolvimento de 1 Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/ensino.pdf. Acesso em: jun. 2022. material didático e instrucional [...] sequências didáticas, [...]”, pois refere-se a uma sequência de atividades.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent3,36 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectProduto Educacionalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino Fundamentalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectModelagem Matemáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectGeometriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMedidaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMediçõespt_BR
Título: dc.titleATIVIDADES DE MODELAGEM MATEMÁTICA PARA OS INCIAIS MEDIANDO O ENSINO DE TÓPICOS DE GEOMETRIApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino (PPGEN)pt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineTrabalho de Conclusão do Mestradopt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons