Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) Campus Cornélio Procópio | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | COSTA, ISABELLE MAICHAKI DALLA | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Blanco, Marília Bazan | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-11-30T18:36:41Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-11-30T18:36:41Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-11 | - |
identificador: dc.identifier.other | CURSO DE EXTENSÃO: HABILIDADES PREDITORAS DE LEITURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/740111 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A leitura e a escrita proporcionam ao ser humano uma nova forma de compreender e de representar o mundo em que vivem (MALUF, 2003); sendo mais do que a codificação e a decodificação, permitem ao indivíduo sua inclusão e atividade no meio de uma sociedade letrada. Nessa pespectiva, Rocha (2015, p. 3) afirma que a leitura também possibilita “a construção de um indivíduo com percepção reflexiva e crítica”. A discrepante dificuldade na aquisição da leitura em relação à fala é reflexo de sua recente aquisição por parte da humanidade, já que essa não possui um aparato neurobiológico exclusivo (necessitando do recrutamento de diversas áreas cerebrais, cujas funções primárias são outras) e, portanto, exige um ensino sistematizado (COSENZA; GUERRA, 2011). Dessa forma, para que ocorra a aprendizagem da leitura, se faz necessária a escolarização, o que consequentemente está relacionada ao desenvolvimento de diversas habilidades e competências, como visuais, ortográficas, fonológicas e semânticas, que constituem-se como pré-requisitos para as aprendizagens posteriores, mais compexas (CAPELLINI; GERMANO; CUNHA, 2009; CAPELLINI et al., 2017). O presente Produto Educacional, elaborado no Mestrado Profissional em Ensino da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) - Campus Cornélio Procópio, caracteriza-se como um curso de capacitação para professores, com a finalidade de qualificar professores da rede básica do munícipio de Cornélio Procópio sobre as habilidades preditoras de leitura na Educação Infantil. Ressalta-se que esse produto é parte complementar da dissertação "Ensino das habilidades preditoras de leitura na Educação Infantil: desenvolvimento de um curso de formação para professores". O curso foi ministrado de forma híbrida, com duração de 25 horas, tendo seis módulos presenciais realizados nas dependências da Universidade Estadual do Norte do Paraná, campus Cornélio Procópio (UENP/CP), e cinco módulos realizados de maneira assíncrona, pela plataforma Google Classroom1, contando com a participação de 10 professores. As atividades e discussões presenciais abarcaram os conteúdos de habilidades preditoras de leitura para Educação Infantil, importância desse trabalho na Educação Infantil, sugestões de atividades abordando as competências específicas trabalhadas e diferenças entre dificuldades e transtornos de leitura. Já nos módulos pela plataforma Google Classroom, foram realizadas leituras e atividades de artigos científicos sobre a temática e preenchimento de formulário de atividades pelo Google Formulários2. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 5,42 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Produto Educacional | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Habilidades preditoras de leitura | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Formação docente | pt_BR |
Título: dc.title | CURSO DE EXTENSÃO: HABILIDADES PREDITORAS DE LEITURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | curso | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino (PPGEN) | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Trabalho de Conclusão do Mestrado | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
ISABELLE MAICHAKI DALLA COSTA - produto.pdf | 5,56 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/740111/2/ISABELLE MAICHAKI DALLA COSTA - produto.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons