A PRÁTICA DO TEATRO DO OPRIMIDO NO ENSINO DE FILOSOFIA

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Cearápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorRocha, Paulo André-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-11-30T00:17:16Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-11-30T00:17:16Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-06-30-
identificador: dc.identifier.other2023_dis_pamrochapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/740082-
Resumo: dc.description.abstractEnsinar Filosofia de forma filosófica, possibilitando que a teoria seja vivenciada pelos alunos foi o desafio que motivou a pesquisa materializada nesta dissertação e no produto dela resultante, cujo objetivo é introduzir a prática do Teatro do Oprimido no ensino de Filosofia, proporcionando a aprendizagem através da experiência conceitual. A investigação fundamentou-se no Teatro do Oprimido de Augusto Boal, a partir do uso de suas técnicas na transformação dos espectadores em espect-atores, pois para Boal o teatro é uma arma de libertação e ensaio para a vida. A fundamentação teórica da experimentação dos conceitos, baseia-se em Deleuze e Guattari (1992), que defendem a Filosofia como criação de conceitos, e em Bondía (2002), que apresenta a experiência como algo que nos acontece. Para sustentar a argumentação de que as aulas de Filosofia devem ser significativas e baseada na experiência dos alunos, recorremos a teóricos como Freire (1987), Gallo (2012), Cerletti (2009) e Gelamo (2009). Como parte dos procedimentos metodológicos, foram realizadas aulas que transformaram os alunos-participantes-espectadores em alunos-atores-participantes. A realização da pesquisa-ação Thiollent (1986) aconteceu na EEMTI Romeu de Castro Menezes em uma disciplina eletiva com 22 alunos, que após vivenciarem toda a transformação de espectador em espect.-ator foram convidados a responder um questionário cujas respostas foram analisadas, na perspectiva da análise de conteúdo de Bardin (1977). As respostas apresentadas pelos alunos-filósofos-espect-atores ao questionário, assim como os diálogos, reflexões e relatos das experiências nos permite afirmar que o Teatro do Oprimido pode e deve ser utilizado como uma poderosa ferramenta no ensino de filosofia, capaz de proporcionar a experiência com os conceitos e contribuir para o ensino de filosofia, que seja Filosófico. O produto dessa pesquisa é o guia didático Filosofando com o Teatro do Oprimido, uma contribuição para o ensino de Filosofia.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2,97 Mbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectTeatro do Oprimidopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Filosofiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectExperiência com Conceitospt_BR
Título: dc.titleA PRÁTICA DO TEATRO DO OPRIMIDO NO ENSINO DE FILOSOFIApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Filosofiapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
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