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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Ceará | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Rocha, Paulo André | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-11-30T00:17:16Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-11-30T00:17:16Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-06-30 | - |
identificador: dc.identifier.other | 2023_dis_pamrocha | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/740082 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Ensinar Filosofia de forma filosófica, possibilitando que a teoria seja vivenciada pelos alunos foi o desafio que motivou a pesquisa materializada nesta dissertação e no produto dela resultante, cujo objetivo é introduzir a prática do Teatro do Oprimido no ensino de Filosofia, proporcionando a aprendizagem através da experiência conceitual. A investigação fundamentou-se no Teatro do Oprimido de Augusto Boal, a partir do uso de suas técnicas na transformação dos espectadores em espect-atores, pois para Boal o teatro é uma arma de libertação e ensaio para a vida. A fundamentação teórica da experimentação dos conceitos, baseia-se em Deleuze e Guattari (1992), que defendem a Filosofia como criação de conceitos, e em Bondía (2002), que apresenta a experiência como algo que nos acontece. Para sustentar a argumentação de que as aulas de Filosofia devem ser significativas e baseada na experiência dos alunos, recorremos a teóricos como Freire (1987), Gallo (2012), Cerletti (2009) e Gelamo (2009). Como parte dos procedimentos metodológicos, foram realizadas aulas que transformaram os alunos-participantes-espectadores em alunos-atores-participantes. A realização da pesquisa-ação Thiollent (1986) aconteceu na EEMTI Romeu de Castro Menezes em uma disciplina eletiva com 22 alunos, que após vivenciarem toda a transformação de espectador em espect.-ator foram convidados a responder um questionário cujas respostas foram analisadas, na perspectiva da análise de conteúdo de Bardin (1977). As respostas apresentadas pelos alunos-filósofos-espect-atores ao questionário, assim como os diálogos, reflexões e relatos das experiências nos permite afirmar que o Teatro do Oprimido pode e deve ser utilizado como uma poderosa ferramenta no ensino de filosofia, capaz de proporcionar a experiência com os conceitos e contribuir para o ensino de filosofia, que seja Filosófico. O produto dessa pesquisa é o guia didático Filosofando com o Teatro do Oprimido, uma contribuição para o ensino de Filosofia. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 2,97 Mb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Teatro do Oprimido | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Filosofia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Experiência com Conceitos | pt_BR |
Título: dc.title | A PRÁTICA DO TEATRO DO OPRIMIDO NO ENSINO DE FILOSOFIA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Filosofia | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFilo |
Arquivos associados: | ||||
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2023_dis_pamrocha.pdf | 3,05 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/740082/2/2023_dis_pamrocha.pdfDownload |
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