Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal de Sergipe | - |
Autor(es): dc.contributor.author | SANTOS, Daniela Santana | - |
Autor(es): dc.contributor.author | MELO, Sônia Pinto de Albuquerque | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-11-29T13:37:48Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-11-29T13:37:48Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-10-30 | - |
identificador: dc.identifier.other | Orçamento público entender é legal | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/740051 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O Orçamento Público é uma ferramenta de planejamento primordial para o bom desenvolvimento de uma Instituição, por meio dele que os gestores planejam quais ações serão executadas a curto prazo, conforme as receitas previstas. No caso da Educação, tem-se como desafio a efetivação da gestão democrática como modelo ideal para a democratização do orçamento público nas unidades de ensino. Partindo desta premissa, a presente pesquisa tem como objetivo geral analisar a percepção que os estudantes do Ensino Médio Integrado possuem acerca da gestão do orçamento público no IFS Campus/Estância. Os objetivos específicos consistem em: descrever os documentos oficiais do IFS que visam à sensibilização dos estudantes quanto à participação na gestão do orçamento público do Campus; identificar e elencar quais os canais e/ou mecanismos de divulgação existentes na citada Instituição para informar os estudantes sobre o orçamento público; se os educandos participam das tomadas de decisões por meio da representação estudantil e por fim, elaborar um produto educacional em formato audiovisual, intitulado “Orçamento público: entender é legal!”para sensibilização dos estudantes acerca do tema. Lançou-se mão da vertente sociocrítica, para enfatizar a importância do orçamento público na consolidação das políticas educacionais; e da gestão escolar democrática enquanto estratégia para o protagonismo dos estudantes no processo educativo. Esse estudo aborda as concepções e definições sobre: orçamento público; o financiamento da EPT; o orçamento público do Instituto Federal de Sergipe/Campus Estância, além de uma breve discussão sobre gestão escolar democrática, autonomia, currículo e Projeto Político Pedagógico. Quanto aos procedimentos metodológicos, trata-se de uma pesquisa aplicada com abordagem quali-quantitativa, um estudo de caso no qual serão utilizados os seguintes instrumentos de coleta de dados: pesquisa documental por meio de análise de regimentos, decretos e legislações do IFS; pesquisa descritiva com utilização de questionários online aplicados com os estudantes do Ensino Médio Integrado e com os servidores/gestores que trabalham diretamente com o orçamento público da Instituição; e também na validação do produto educacional. Espera-se que esse estudo contribua para a sensibilização dos estudantes e de toda a comunidade escolar sobre o orçamento público da Instituição; que fomente a transmissão de informações aos estudantes provocando-lhes o sentimento de pertencimento à escola; a participação nos espaços de representação estudantil e a atuação nas discussões e tomada de decisões sobre o orçamento público do Campus no qual eles são partícipes e protagonistas. | - |
Tamanho: dc.format.extent | 268.017KB | - |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | MP4 | - |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | - |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Profissional e Tecnológica | - |
Palavras-chave: dc.subject | IFS | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gestão Escolar Democrática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Orçamento Público | - |
Título: dc.title | Orçamento público: entender é legal! | - |
Tipo de arquivo: dc.type | animação | - |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica | - |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Produto Educacional - Defesa de Mestrado | - |
Aparece nas coleções: | Animação |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Orçamento Público entender é legal.mp4 | Animação sobre orçamento público | 268,02 MB | MP4 | /bitstream/capes/740051/2/Orçamento Público entender é legal.mp4Download |
FINAL DISSERTAÇÃO - DANIELA SANTANA SANTOS.pdf | Versão Final da Dissertação de Mestrado | 4,1 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/740051/3/FINAL DISSERTAÇÃO - DANIELA SANTANA SANTOS.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons