Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | dos Santos, Paulo Eduardo Netto | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Riehl, Carlos Alberto da Silva | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-11-27T19:06:53Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-11-27T19:06:53Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-03 | - |
identificador: dc.identifier.other | Produto Educacional - Paulo Netto - Artigo RVQ | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/740011 | - |
Resumo: dc.description.abstract | The proliferation of information of a fallacious nature has led to the dissemination of numerous conspiracy theories and their respective groups, such as flat Earth model and the anti-vaxxers. Many of these assumptions question some of the basic scientific principles. As a result, in recent years, a growing portion of society is perceived that observes scientific knowledge with suspicion. The objective of this work is to apply a didactic sequence to students graduating from high school to discuss the relevance of science and its professional. The strategy for questioning was the Maguerez Arc, as it is a methodology that allows the protagonist of the student throughout all its stages. The theme chosen was drugs, due to its historical and cultural importance for the development of civilizations and the numerous impacts on contemporary societies. The didactic sequence included activities such as a questionnaire, experiments and a project planned and completed by the students. The development of the work proved to be a valid strategy for approaching the theme, as it provided the protagonism of the students and proved reflections on their social representations. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 456 KB (467.374 bytes) | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Arco de Maguerez | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Sobre Drogas | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Química | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Desmistificação da Ciência | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | PROFQUI | pt_BR |
Título: dc.title | Aplicação de uma Sequência Didática para o Ensino Médio na Temática Drogas através do Arco de Maguerez para a Desmistificação da Ciência | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | outro | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Mestrado em Química em Rede Nacional - PROFQUI | pt_BR |
Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFQUI |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Produto Educacional - Paulo Netto - Artigo RVQ.pdf | Recurso educacional desenvolvido no âmbito do PROFQUI | 456,42 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/740011/2/Produto Educacional - Paulo Netto - Artigo RVQ.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons