“Classes Hospitalares: Um Ambiente de Aprendizagens Ativas” e “A nova classe de Ana”

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"pt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorCrivellari, Isabela de Oliveira-
Autor(es): dc.contributor.authorSantos, Andréa Rizzo dos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-11-13T11:27:21Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-11-13T11:27:21Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-08-21-
identificador: dc.identifier.other“Guia Professor- Classes hospitalares um ambiente de aprendizagem ativa Versão final” e “a nova classe de ana_final”pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/739693-
Resumo: dc.description.abstractO produto educacional proposto na pesquisa “Metodologias Ativas no Contexto das Classes Hospitalares” procura responder à problemática: “Qual a importância de desenvolver um material pedagógico e estruturado baseado em metodologias ativas para trabalhar com alunos de classes hospitalares?” Ele é composto por um guia pedagógico intitulado de “Classes Hospitalares: um ambiente de aprendizagens ativas”, que visa orientar o professor a planejar e organizar sua prática sob a perspectiva das metodologias ativas e uma unidade didática modelo para ser aplicadas na perspectiva da pedagogia ativa, além de ser inspiração para planejamentos futuros do professor. O guia também possui um campo de QR Code, o qual o professor pode acessar e compartilhar fotos de suas experiências, podendo inspirar novos projetos e permitindo a conectividade entre professores de classes hospitalares. Essa unidade foi aplicada com os alunos das classes hospitalares selecionadas e um dos recursos utilizados nesse processo foi o produto educacional também desenvolvido nesta pesquisa, o livro paradidático intitulado de “A nova classe de Ana”, que conta a história de uma menina que adorava ir à escola, mas precisou se afastar desse ambiente por motivos de saúde e, no hospital, descobre o atendimento pedagógico hospitalar. A ideia é que o aluno que leia a história compreenda o espaço da classe hospitalar. Esse livro trata-se de um convite para que o aluno participe das atividades da classe hospitalar e das práticas propostas no guia didático desenvolvido neste estudo. Cabe ressaltar que ambos os produtos foram construídos a partir da metodologia do Design Thinking, e foram disponibilizados tanto no formato digital quanto impresso. Ele é destinado a aluno e professores de classes hospitalares classes regulares, para crianças, com foco, entre 6 e 12 anos e, podendo ser entendido como parte da Educação especial e inclusiva.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent565 KG (guia) e 2, 42 MB (livro)pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectclasse hospitalarpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectmetodologias ativaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectinclusãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectafastamentopt_BR
Título: dc.title“Classes Hospitalares: Um Ambiente de Aprendizagens Ativas” e “A nova classe de Ana”pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós Graduação Docência para a Educação Básicapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineEducação Especialpt_BR
Aparece nas coleções:Ensino


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons