DIADIABETE’S – Bete vai à escola

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"pt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorCamargo, Linamary Chiti-
Autor(es): dc.contributor.authorCarvalho, Dariel de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-11-10T12:52:54Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-11-10T12:52:54Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-02-14-
identificador: dc.identifier.otherGuia orientacional – Bete vai à escola.pdfpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/739628-
Resumo: dc.description.abstractO produto educacional desenvolvido é uma animação digital (história de autoria), com foco na percepção da realidade sobre o dia a dia de uma criança com diabetes tipo 1 no ambiente escolar. A abordagem Design Thinking conduziu o processo de desenvolvimento do PE, sendo iniciada pela compreensão do problema, seguida pela projeção de soluções, prototipação e validação do produto. O Guia Orientacional, complementa a animação digital. Está disposto em formato pdf, apresenta uma proposta de aplicação do PE, possui conteúdo informativo e didático sobre a criança com diabetes tipo 1 e é destinado aos professores de demais profissionais da escola. Assim, o professor de classe orientado pelo Guia poderá dispor de um suporte para a aplicação do PE em sala de aula, podendo ainda contar com a presença da criança com diabetes tipo 1 na turma, criando oportunidades para o seu protagonismo. Para tanto, a abordagem precisa ser mediada de forma que o espaço de fala da criança contribua para a sua formação socioemocional. O tema diabetes está relacionado às áreas da saúde, corpo humano e vida saudável que integram o currículo das Ciências da Natureza, estando também presente nas áreas de Linguagens e de Ciências Humanas do currículo do ensino fundamental I. O produto educacional foi aplicado e validado com duas turmas de 3o anos do Ensino Fundamental I, apresentando-se como um recurso facilitador de aprendizagem e de empatia sobre as especificidades da criança com diabetes tipo 1 no ambiente escolar, sendo o envolvimento ativo do professor essencial para que possa ser utilizado de forma efetiva. Consideramos que PE contribua para a ampliação e consolidação da inclusão da criança com diabetes tipo 1 no ambiente escolar.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1,56 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectDiabetes tipo 1pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAmbiente escolarpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTecnologias digitaispt_BR
Palavras-chave: dc.subjectObjetos de Aprendizagempt_BR
Título: dc.titleDIADIABETE’S – Bete vai à escolapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeanimaçãopt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós Graduação Docência para a Educação Básicapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineEnsino Fundamental Ipt_BR
Aparece nas coleções:Ensino


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons