Vamos Falar de Cotas Raciais

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Geraispt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorOliveira, Rita Luisa-
Autor(es): dc.contributor.authorPavani de Carvalho, Marcos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-11-03T20:42:13Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-11-03T20:42:13Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-11-01-
identificador: dc.identifier.otherVamos Falar de Cotas Raciais?pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/739471-
Resumo: dc.description.abstractA Cartilha intitulada “Vamos Falar de Cotas Raciais?" é o resultado da pesquisa desenvolvida no Programa de Pós- Graduação em Educação Profissional e Tecnológica – ProfEPT, ofertado pelo IF Sudeste MG, Campus Rio Pomba, baseada nos resultados da dissertação de mestrado intitulada Relações Étnico-Raciais e Cotas na Educação: “Um Olhar Sobre o Acesso, Permanência e Êxito de Estudantes do Curso Técnico em Alimentos Integrado ao Ensino Médio do IF Sudeste MG, campus Rio Pomba. São os objetivos desta cartilha, refletir sobre a importância da Lei 12.711/2012 (Lei de Cotas), especialmente sobre as cotas raciais, promovida como reparação histórica de toda discriminação a qual a população negra foi vítima desde o Brasil Colônia, apresentando argumentos favoráveis à sua adoção, assim como a forma de sua aplicabilidade. Dessa forma, procuramos produzir um instrumento informativo que levasse aos potenciais candidatos, argumentos a favor dessa política, ao contrário do que costuma circular na grande mídia, estimulando os jovens a fazerem a opção pelas cotas raciais ao se inscreverem nos processos seletivos para o IF Sudeste MG. Oferecer argumentos favoráveis às cotas é uma maneira mais consciente de promovê-las, ao invés de basear- se exclusivamente em argumentos contrários à política. Muitos jovens não aproveitam essa oportunidade por não a compreenderem como direito legítimo ou mesmo por falta de conhecimento sobre as cotas. Além disso, ao promover debates sobre o tema nos espaços de educação, temos a possibilidade de esclarecer equívocos e de superar ideias preconceituosas sobre essa ação afirmativa de inclusão. A cartilha apresenta também um pequeno resumo sobre o PNAES(Plano Nacional de Assistência Estudantil), criado com o objetivo de diminuir os índices de evasão escolar e contribuir com a permanência e êxito de estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent16.277.114 bytespt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectCotas raciaispt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação Profissional e Tecnológicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCurso técnicopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPermanênciapt_BR
Título: dc.titleVamos Falar de Cotas Raciaispt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Educação Profissional Tecnológicapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
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