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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS/ FACULDADE DE MEDICINA | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Moraes. Samuel Correia da Silva Mor, Tavares. Carlos Henrique Falcão | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Azevedo. Cristina Camelo de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-11-01T19:46:59Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-11-01T19:46:59Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
identificador: dc.identifier.other | Relatório de Oficina como meio de integração entre educação e trabalho | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/739422 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A concepção e desenvolvimento de um produto de intervenção que contribua para a melhoria do trabalho em saúde e fortaleça a integração entre Ensino, Serviço e Comunidade, prioritariamente no ambiente de trabalho do mestrando, tem sido um dos requisitos para a finalização do Programa de Mestrado Profissional em Ensino na Saúde (MPES) da Faculdade de Medicina (FAMED) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Ao fazer uma reflexão sobre os resultados obtidos na pesquisa intitulada “Participação de agentes comunitários de saúde na graduação em medicina”, já desenvolvida na Unidade Docente Assistencial (UDA), em 2022, foi evidenciada a ausência dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) em momentos que antecedem a ida dos estudantes de medicina à UDA e à comunidade, sob a responsabilidade dessa Unidade, que possam servir como um planejamento ou uma preparação, por parte do curso, sobre o que é necessário ser observado e oferecido pelos ACS aos estudantes, a exemplo de cenários e situações de aprendizagem, dentre outras questões. Baseados, então, nesse vácuo da integração entre ensino e serviço visualizado através da pesquisa citada, foi pensada a realização de uma Oficina de sensibilização entre gestores do ensino e do serviço da UDA, bem como os agentes comunitários de saúde da Unidade, com a finalidade de discutir sobre as ações de ensino que envolvem os ACS. Posto isto, a oficina teve um duplo objetivo: (1) Apresentar o resultado da pesquisa intitulada “Participação de agentes comunitários de saúde na graduação em medicina”, já desenvolvida na UDA em 2022; e (2) Sensibilizar sobre a importância da inclusão dos ACS que recebem estudantes de medicina, em momentos em que planejem e discutam, junto com representantes do ensino, as necessidades da formação e as possibilidades da Unidade em atendê-las. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 848K | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Serviços de Integração Docente-Assistencial. Ensino em saúde. Agente comunitário da saúde. | pt_BR |
Título: dc.title | OFICINA SOBRE A INCLUSÃO DOS AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE NA REALIZAÇÃO DE AÇÕES DE ENSINO NOS SERVIÇOS DA UDA. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Mestrado Profissional em Ensino na Saúde | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
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PRODUTO.pdf | 847,88 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/739422/2/PRODUTO.pdfDownload |
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