Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Queiroga, Nunes, Albino Oliveira Jackson de Sousa | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-11-01T16:00:44Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-11-01T16:00:44Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-10-28 | - |
identificador: dc.identifier.other | Produto Educacional (1) (1) versão recomendada | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/739419 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Os debates acerca da Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), na área educacional, apontam para ponderações quanto às produções humanas e suas implicações na sociedade. Diante dessa perspectiva, as abordagens CTS tem como objetivo principal a contribuição para uma formação crítica de cidadãos, não colocando a tecnicidade acima dos fatores sociais. No tocante a apicultura, ressalta-se a existência de abelhas, as quais estão estreitamente relacionadas a produção de alimentos no mundo e a manutenção da biodiversidade. Aliado a isso, a atividade apícola é essencialmente ecológica e comprovadamente rentável. Diante desse cenário, é notório que educandos necessitam possuir, além das competências técnicas referentes a apicultura, saberes amplos que contemplem as relações CTS. Sob essa ótica, pode-se considerar ainda, que a atividade apícola possuí perfil de convergência ao movimento CTS, podendo trazer inúmeras reflexões de ordem social e ambiental. Nessa perspectiva, foi construído o produto educacional aqui apresentado, o qual foi produzido, aplicado e validado durante o desenvolvimento da pesquisa “A relação da ciência, tecnologia e sociedade (CTS) na apicultura: proposta de unidade didática para o ensino médio integrado – EMI” do Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica – ProfEPT do Polo Mossoró. Este material tem como objetivo compreender a atividade apícola e a importância das abelhas por meio da convergência entre o enfoque CTS e o mel de abelha. Todas as atividades, planejadas ou não, são educativas, toda a gama de comportamentos que compõem a rotina, concorre para educar; formar o caráter; formar o profissional; desenvolver conceitos éticos e políticos (IFRN, 2012; Rodrigues, 2000). Diante desse cenário, este produto procura repensar os processos de ensinoaprendizagem para que os estudantes tenham acesso à educação humana integral, por meio da convergência entre a abordagem CTS e o segmento da atividade apícola. A mesma tem como foco a construção de conhecimentos junto aos estudantes, explorando os conhecimentos científicos, as tecnologias utilizadas e a importância social das abelhas e do mel | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 2,16MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | CTS | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Unidade didática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Politecnia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Apicultura | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Produto Educacional | pt_BR |
Título: dc.title | Apicultura e o enfoque CTS : oficina pedagógica | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Produto Educacional (1) (1) versão recomendada.pdf | 2,22 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/739419/2/Produto Educacional (1) (1) versão recomendada.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons