Apicultura e o enfoque CTS : oficina pedagógica

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Nortept_BR
Autor(es): dc.contributor.authorQueiroga, Nunes, Albino Oliveira Jackson de Sousa-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-11-01T16:00:44Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-11-01T16:00:44Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-10-28-
identificador: dc.identifier.otherProduto Educacional (1) (1) versão recomendadapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/739419-
Resumo: dc.description.abstractOs debates acerca da Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), na área educacional, apontam para ponderações quanto às produções humanas e suas implicações na sociedade. Diante dessa perspectiva, as abordagens CTS tem como objetivo principal a contribuição para uma formação crítica de cidadãos, não colocando a tecnicidade acima dos fatores sociais. No tocante a apicultura, ressalta-se a existência de abelhas, as quais estão estreitamente relacionadas a produção de alimentos no mundo e a manutenção da biodiversidade. Aliado a isso, a atividade apícola é essencialmente ecológica e comprovadamente rentável. Diante desse cenário, é notório que educandos necessitam possuir, além das competências técnicas referentes a apicultura, saberes amplos que contemplem as relações CTS. Sob essa ótica, pode-se considerar ainda, que a atividade apícola possuí perfil de convergência ao movimento CTS, podendo trazer inúmeras reflexões de ordem social e ambiental. Nessa perspectiva, foi construído o produto educacional aqui apresentado, o qual foi produzido, aplicado e validado durante o desenvolvimento da pesquisa “A relação da ciência, tecnologia e sociedade (CTS) na apicultura: proposta de unidade didática para o ensino médio integrado – EMI” do Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica – ProfEPT do Polo Mossoró. Este material tem como objetivo compreender a atividade apícola e a importância das abelhas por meio da convergência entre o enfoque CTS e o mel de abelha. Todas as atividades, planejadas ou não, são educativas, toda a gama de comportamentos que compõem a rotina, concorre para educar; formar o caráter; formar o profissional; desenvolver conceitos éticos e políticos (IFRN, 2012; Rodrigues, 2000). Diante desse cenário, este produto procura repensar os processos de ensinoaprendizagem para que os estudantes tenham acesso à educação humana integral, por meio da convergência entre a abordagem CTS e o segmento da atividade apícola. A mesma tem como foco a construção de conhecimentos junto aos estudantes, explorando os conhecimentos científicos, as tecnologias utilizadas e a importância social das abelhas e do melpt_BR
Tamanho: dc.format.extent2,16MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectCTSpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectUnidade didáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPolitecniapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectApiculturapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectProduto Educacionalpt_BR
Título: dc.titleApicultura e o enfoque CTS : oficina pedagógicapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológicapt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons