Inacessibilidades despercebidas: a quebra das barreiras existentes na inclusão de estudantes surdos

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFCT - Faculdade de Ciências e Tecnologia - Unesppt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorHarada, Rosecleide Orozimbo-
Autor(es): dc.contributor.authorMalheiro, Cícera Aparecida Lima-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-11-01T13:47:33Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-11-01T13:47:33Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-10-21-
identificador: dc.identifier.otherharada_ro_me_prud_sub-1-96pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/739395-
Resumo: dc.description.abstractA presente pesquisa é desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação Inclusiva – PROFEI da Faculdade de Ciências e Tecnologia - Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – FCT/UNESP e está inserida na Linha de Pesquisa: Práticas e Processos Formativos de Educadores para Educação Inclusiva e tem por objetivo identificar os entraves comunicacionais existentes na educação de estudantes surdos e organizar uma proposta formativa para profissionais da educação de forma que contribua na minimização desses obstáculos. Para tanto, elegeu-se a abordagem qualitativa por meio da qual foi adotado o método bibliográfico e documental. Considerando o objeto investigado, foram desenvolvidas sete etapas procedimentais, nas quais se incluem o planejamento e implementação de um processo formativo organizado a partir da análise do histórico da educação de surdos, as análises dos entraves vivenciados por profissionais da educação e as reflexões sobre as demandas do trabalho colaborativo diante da Educação Inclusiva. Como resultados alcançados: identificou-se que os entraves vão além da comunicação e eles perpassam pela falta do tradutor intérprete, falta de materiais adequados, falta de uma proposta educacional de intervenção. Evidenciou-se que a falta de conhecimento das atribuições dos educadores, tradutores intérpretes e professor especialista tem impedido o avanço educacional de surdos e dificultam no processo de acesso e permanência dos alunos surdos na escola de ensino regular. Constatou-se que quando o primeiro precisa desenvolver os conhecimentos específicos, o segundo interpreta, dando condições de acessibilidade e o último atua de modo complementar nas atividades realizadas na sala regular. Para a construção e sistematização do processo formativo foi utilizado um instrumento chamado de matriz que ajudou na sistematização dos principais elementos. São eles: descrição dos cenários, conteúdo, links dos recursos materiais e descrição das atividades. Os cenários foram construídos a partir de situações vivenciadas pela pesquisadora, ou seja, são cenas reais, momentos em que se perceberam atos excludentes não intencionais da parte da comunidade escolar. Estes foram organizados a partir de trilhas de aprendizagem e foram agrupados em cinco módulos. São eles: Conceituação Histórico e Legislação - Formação de Docentes; Formação e o papel do Intérprete Educacional; Identidade, Língua e Cultura Surda; Visão Clínica-terapêutica; e Educação do estudante surdo e ouvintes. Conclui-se que a inclusão de surdos precisa estar pautada no trabalho colaborativo. Além disto, considera-se que todos precisam apropriar-se de habilidades comunicacionais e pedagógicas que auxiliem na inclusão do estudante surdo em todos os ambientes da instituição de ensino, pois quando a comunicação acontece, como consequência a interação possibilitará o desenvolvimento. Somente desta forma a escola torna-se um ambiente sem barreiras comunicacionais e a inclusão se efetiva de fato.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1,83MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação de surdospt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTrabalho colaborativopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFormação de professorespt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEntravespt_BR
Palavras-chave: dc.subjectLibraspt_BR
Título: dc.titleInacessibilidades despercebidas: a quebra das barreiras existentes na inclusão de estudantes surdospt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeoutropt_BR
Curso: dc.subject.coursePROFEI - Programa de Mestrado Profissional e Educação Inclusivapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFEI

Arquivos associados:
harada_ro_me_prud_sub-1-96.pdfhttps://repositorio.unesp.br/items/5bd89fb9-911b-40a1-ae71-0d3254d7eb4e1,88 MBAdobe PDF/bitstream/capes/739395/2/harada_ro_me_prud_sub-1-96.pdfDownload

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons