A política educacional inclusiva na educação infantil: análise da rede municipal de ensino de Maricá / RJ

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFCT - Faculdade de Ciências e Tecnologia - Unesppt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorMoraes, Júlia Coutinho Mafra de-
Autor(es): dc.contributor.authorMercado, Elisangela Leal de Oliveira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-11-01T13:04:33Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-11-01T13:04:33Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-10-31-
identificador: dc.identifier.othermoraes_jcm_me_prud-131-135pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/739394-
Resumo: dc.description.abstractA educação inclusiva é uma perspectiva que defende o direito à educação para todas as crianças e estudantes às classes comuns do ensino regular, em igualdade de condições de acesso, permanência, aprendizagem e participação. O estudo das políticas públicas permite conhecer os elementos teóricos e metodológicos provindos da administração pública e da ciência política; discutir o processo e as regras destinadas à coletividade; e aprimorar o processo decisório e guia do gestor na tomada de decisão quanto as estratégias mais seguras e eficientes. O presente trabalho teve o objetivo de analisar a política educacional inclusiva, em especial para bebês, crianças bem pequenas e crianças pequenas público-alvo da educação especial, implementada na rede municipal de Ensino de Maricá/RJ nas instituições de Educação Infantil. A escolha desse município deu-se por ter sido eleito, em 2018, pelo Ministério da Educação (MEC), como a segunda melhor cidade do país no atendimento a crianças com necessidade de educação especializada (MARICÁ, 2018, p.1). O censo escolar da época (INEP, 2019) registrava um aumento significativo e crescente no número de estudantes e crianças com deficiência matriculados em centros de Educação Infantil e nas escolas regulares. Esta realidade suscitou o seguinte questionamento: quais políticas públicas foram implantadas no município que resultaram no aumento efetivo da inclusão na Educação Infantil? A metodologia adotada abrangeu uma pesquisa de natureza mista, quali-quantitativa, constituída por pesquisa bibliográfica, documental e estudo de caso. Foram realizados estudos sobre os paradigmas da Educação Especial, as políticas públicas educacionais inclusivas e os pressupostos da Educação Infantil, para que se pudesse compreender a temática estudada. A pesquisa focou na análise das diretrizes internacionais e nacionais, auxiliando a compreensão do cenário político e educacional do município de Maricá/RJ. Realizou a contextualização dos indicadores educacionais da rede municipal de ensino e aplicou questionários e entrevistas semiestruturadas com profissionais da Educação Infantil para elaborar a matriz SWOT da educação inclusiva de Maricá/RJ. A análise dos dados estatísticos, dos documentos orientadores da política municipal, das entrevistas e dos questionários aplicados contribuiu para a elaboração de um relatório consubstanciado do cenário político-educacional na Educação Infantil implantado no município, no último ano, produto final desta pesquisa. Os resultados apontaram caminhos para o fortalecimento e a expansão da Educação Infantil inclusiva e o fortalecimento das ações de construção de um sistema educacional inclusivo, começando pelas creches, bem como pontos de atenção a serem considerados pelos gestores na atualização do Plano Gestor ou no Plano Plurianual do município.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1,60MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectPolíticas públicaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectInclusão escolarpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação especialpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação infantilpt_BR
Título: dc.titleA política educacional inclusiva na educação infantil: análise da rede municipal de ensino de Maricá / RJpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePROFEI - Programa de Mestrado Profissional e Educação Inclusivapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineRecurso educacionalpt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFEI

Arquivos associados:
moraes_jcm_me_prud-131-135.pdfhttps://repositorio.unesp.br/items/e810c536-10d5-42c2-a7be-6f9e428420d21,65 MBAdobe PDF/bitstream/capes/739394/2/moraes_jcm_me_prud-131-135.pdfDownload

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons