Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | FCT - Faculdade de Ciências e Tecnologia - Unesp | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Ribeiro, Carla Beatriz Carvalho | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Melques, Paula Mesquita | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-10-31T13:11:19Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-10-31T13:11:19Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-10-07 | - |
identificador: dc.identifier.other | ribeiro_cbc_me_prud-1-130 | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/739363 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A presente pesquisa faz parte da linha de pesquisa Inovação Tecnológica e Tecnologia Assistiva do Programa de Mestrado Profissional em Inclusão em Rede Nacional PROFEI da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” UNESP. Inovações tecnológicas possibilitadas pelo digital em rede caracterizam a sociedade contemporânea, apresentam-se como um grande desafio e, ao mesmo tempo, são recursos necessários para a prática pedagógica na atualidade. O estudo realizado teve como objetivo geral analisar o uso da rede social Facebook, na Sala de Recursos Multifuncionais, como espaço educativo para o desenvolvimento de alunos com Deficiência Intelectual matriculados nos anos finais do Ensino Fundamental-EF. A análise foi desenvolvida por meio de uma pesquisa de abordagem qualitativa, investigando os aspectos qualitativos presentes no cotidiano dos participantes: três (3) estudantes que se enquadram entre os níveis leve (F70) e moderado (F7i), matriculados nos anos finais do Ensino Fundamental e no contraturno da escola na SRM. Foram utilizados os seguintes instrumentos de elaboração própria: sondagem inicial (entrevista) sobre as TDIC’s, em duas etapas, sendo a primeira realizada com os responsáveis e a segunda, com os estudantes; atividade diagnóstica avaliação das múltiplas linguagens (AML) impressa e avaliação das múltiplas linguagens AML 2, no grupo secreto no Facebook. O material bibliográfico pesquisado contribuiu para se ter conhecimento do estado da arte, para a elaboração dos instrumentos utilizados na coleta de dados e também para registro e análise dos resultados. De acordo com os dados analisados, percebeu-se que é possível utilizar a rede social Facebook como espaço educativo, desde que sejam observadas as normas para o seu uso como, por exemplo, estabelecer a idade mínima dos usuários, além de exigir documentos que autorizem a presença dos estudantes nesse espaço, realizando um planejamento de acordo com a realidade das pessoas envolvidas, principalmente no que tange à disponibilidade dos suportes tecnológicos. A pesquisa culminou com a elaboração de uma sequência didática a ser aplicada principalmente na Sala de Recursos Multifuncionais, Sala de Informática ou ainda em sala de aula regular com as devidas adaptações. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 2,84MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Deficiência intelectual | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Sala de recursos multifuncionais | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Rede social Facebook | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Múltiplas linguagens | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Habilidades leitoras | pt_BR |
Título: dc.title | A rede social Facebook como espaço educativo para o desenvolvimento de estudantes com deficiência intelectual matriculados nos anos finais do ensino fundamental | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | outro | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PROFEI - Programa de Mestrado Profissional e Educação Inclusiva | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFEI |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
ribeiro_cbc_me_prud-1-130.pdf | https://repositorio.unesp.br/items/829aface-458b-4c9f-90c7-375551d7d8fb | 2,92 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/739363/2/ribeiro_cbc_me_prud-1-130.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons