A rede social Facebook como espaço educativo para o desenvolvimento de estudantes com deficiência intelectual matriculados nos anos finais do ensino fundamental

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Autor(es): dc.contributorFCT - Faculdade de Ciências e Tecnologia - Unesppt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorRibeiro, Carla Beatriz Carvalho-
Autor(es): dc.contributor.authorMelques, Paula Mesquita-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-10-31T13:11:19Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-10-31T13:11:19Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-10-07-
identificador: dc.identifier.otherribeiro_cbc_me_prud-1-130pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/739363-
Resumo: dc.description.abstractA presente pesquisa faz parte da linha de pesquisa Inovação Tecnológica e Tecnologia Assistiva do Programa de Mestrado Profissional em Inclusão em Rede Nacional PROFEI da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” UNESP. Inovações tecnológicas possibilitadas pelo digital em rede caracterizam a sociedade contemporânea, apresentam-se como um grande desafio e, ao mesmo tempo, são recursos necessários para a prática pedagógica na atualidade. O estudo realizado teve como objetivo geral analisar o uso da rede social Facebook, na Sala de Recursos Multifuncionais, como espaço educativo para o desenvolvimento de alunos com Deficiência Intelectual matriculados nos anos finais do Ensino Fundamental-EF. A análise foi desenvolvida por meio de uma pesquisa de abordagem qualitativa, investigando os aspectos qualitativos presentes no cotidiano dos participantes: três (3) estudantes que se enquadram entre os níveis leve (F70) e moderado (F7i), matriculados nos anos finais do Ensino Fundamental e no contraturno da escola na SRM. Foram utilizados os seguintes instrumentos de elaboração própria: sondagem inicial (entrevista) sobre as TDIC’s, em duas etapas, sendo a primeira realizada com os responsáveis e a segunda, com os estudantes; atividade diagnóstica avaliação das múltiplas linguagens (AML) impressa e avaliação das múltiplas linguagens AML 2, no grupo secreto no Facebook. O material bibliográfico pesquisado contribuiu para se ter conhecimento do estado da arte, para a elaboração dos instrumentos utilizados na coleta de dados e também para registro e análise dos resultados. De acordo com os dados analisados, percebeu-se que é possível utilizar a rede social Facebook como espaço educativo, desde que sejam observadas as normas para o seu uso como, por exemplo, estabelecer a idade mínima dos usuários, além de exigir documentos que autorizem a presença dos estudantes nesse espaço, realizando um planejamento de acordo com a realidade das pessoas envolvidas, principalmente no que tange à disponibilidade dos suportes tecnológicos. A pesquisa culminou com a elaboração de uma sequência didática a ser aplicada principalmente na Sala de Recursos Multifuncionais, Sala de Informática ou ainda em sala de aula regular com as devidas adaptações.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2,84MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectDeficiência intelectualpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSala de recursos multifuncionaispt_BR
Palavras-chave: dc.subjectRede social Facebookpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMúltiplas linguagenspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectHabilidades leitoraspt_BR
Título: dc.titleA rede social Facebook como espaço educativo para o desenvolvimento de estudantes com deficiência intelectual matriculados nos anos finais do ensino fundamentalpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeoutropt_BR
Curso: dc.subject.coursePROFEI - Programa de Mestrado Profissional e Educação Inclusivapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFEI

Arquivos associados:
ribeiro_cbc_me_prud-1-130.pdfhttps://repositorio.unesp.br/items/829aface-458b-4c9f-90c7-375551d7d8fb2,92 MBAdobe PDF/bitstream/capes/739363/2/ribeiro_cbc_me_prud-1-130.pdfDownload

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