Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | FCT - Faculdade de Ciências e Tecnologia - Unesp | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Marques, Cristiane Gabriela Tudeschini | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Melques, Paula Mesquita | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-10-31T13:36:19Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-10-31T13:36:19Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-10-10 | - |
identificador: dc.identifier.other | marques_cgt_me_prud-129-242 | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/739355 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A presente pesquisa está vinculada à linha Inovação Tecnológica e Tecnologia Assistiva, do programa de Mestrado Profissional em Educação Inclusiva- PROFEI. Traz como tema construção de uma sequência didática utilizando recursos tecnológicos no ensino/aprendizagem da linguagem escrita, na perspectiva da educação inclusiva, construindo de forma colaborativa uma sequência didática junto às professoras de Atendimento Educacional Especializado. Com o entendimento das necessidades de aprendizagem principalmente no âmbito da alfabetização e o acesso/uso de recursos tecnológicos que visam na potencialização de estratégias de ensino ainda mais focada em uma perspectiva inclusiva, pois as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação estão cada vez mais sendo utilizadas nos sistemas de ensino, o computador e as outras mídias despertam mais o interesse dos estudantes. Desta forma, o objetivo norteador desta pesquisa foi o desenvolvimento colaborativo de sequência didática para potencializar o uso de recursos tecnológicos nas práticas de alfabetização, em uma perspectiva inclusiva, nos anos iniciais do ensino fundamental. Recorreu-se, como aporte teórico, a estudos sobre alfabetização e letramento, alfabetização na educação inclusiva, TDIC na educação inclusiva, assim como as TDIC para a alfabetização. Desenvolveu-se uma pesquisa qualitativa no primeiro semestre do ano de 2022 com a parceria entre a professora da classe comum e de duas professoras do Atendimento Educacional Especializado para o planejamento e aplicação de uma sequência didática de cantigas, em uma sala de alfabetização, sendo os sujeitos trinta estudantes, dois deles Estudantes Público Alvo da Educação Especial, estes com síndrome de Down e surdez severa, e a professora regente, a própria pesquisadora. Como etapas desta pesquisa inicialmente foi realizado um diálogo entre as professoras sobre as perspectivas e as experiências, uma avaliação dos estudantes sobre os conhecimentos do Sistema de Escrita Alfabético. A construção de um planejamento em colaboração entre as professoras com o uso de TDIC para a alfabetização e letramento da turma. A partir desse planejamento, a aplicação da sequência, um registro reflexivo das práticas pedagógicas e uma avaliação final, da aprendizagem dos estudantes. Foi possível analisar as contribuições e os desafios deste movimento para a aprendizagem dos estudantes. Entre os desafios foi encontrar um momento para as trocas e planejamento entre as professoras, encontrar propostas que atendessem as necessidades educacionais dos estudantes, também as adequações em relação as tecnologias existentes e as demandas da turma. Para superação foi necessário pesquisa, diálogo, um olhar atento e um bom planejamento. Esta pesquisa conseguiu pontuar os avanços dos estudantes com a aplicação da sequência didática, também a valorosa parceria entre a professora da classe comum e as professoras especializadas. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 9,02MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Educação inclusiva | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Alfabetização e letramento | pt_BR |
Título: dc.title | A construção colaborativa de uma sequência didática para potencializar o uso das TDIC na alfabetização de uma turma com EPAEE | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PROFEI - Programa de Mestrado Profissional e Educação Inclusiva | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Recurso educacional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFEI |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
marques_cgt_me_prud-129-242.pdf | https://repositorio.unesp.br/items/e597ceeb-e590-480a-b084-f97d452eb3a6 | 9,24 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/739355/2/marques_cgt_me_prud-129-242.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons