A construção colaborativa de uma sequência didática para potencializar o uso das TDIC na alfabetização de uma turma com EPAEE

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFCT - Faculdade de Ciências e Tecnologia - Unesppt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorMarques, Cristiane Gabriela Tudeschini-
Autor(es): dc.contributor.authorMelques, Paula Mesquita-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-10-31T13:36:19Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-10-31T13:36:19Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-10-10-
identificador: dc.identifier.othermarques_cgt_me_prud-129-242pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/739355-
Resumo: dc.description.abstractA presente pesquisa está vinculada à linha Inovação Tecnológica e Tecnologia Assistiva, do programa de Mestrado Profissional em Educação Inclusiva- PROFEI. Traz como tema construção de uma sequência didática utilizando recursos tecnológicos no ensino/aprendizagem da linguagem escrita, na perspectiva da educação inclusiva, construindo de forma colaborativa uma sequência didática junto às professoras de Atendimento Educacional Especializado. Com o entendimento das necessidades de aprendizagem principalmente no âmbito da alfabetização e o acesso/uso de recursos tecnológicos que visam na potencialização de estratégias de ensino ainda mais focada em uma perspectiva inclusiva, pois as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação estão cada vez mais sendo utilizadas nos sistemas de ensino, o computador e as outras mídias despertam mais o interesse dos estudantes. Desta forma, o objetivo norteador desta pesquisa foi o desenvolvimento colaborativo de sequência didática para potencializar o uso de recursos tecnológicos nas práticas de alfabetização, em uma perspectiva inclusiva, nos anos iniciais do ensino fundamental. Recorreu-se, como aporte teórico, a estudos sobre alfabetização e letramento, alfabetização na educação inclusiva, TDIC na educação inclusiva, assim como as TDIC para a alfabetização. Desenvolveu-se uma pesquisa qualitativa no primeiro semestre do ano de 2022 com a parceria entre a professora da classe comum e de duas professoras do Atendimento Educacional Especializado para o planejamento e aplicação de uma sequência didática de cantigas, em uma sala de alfabetização, sendo os sujeitos trinta estudantes, dois deles Estudantes Público Alvo da Educação Especial, estes com síndrome de Down e surdez severa, e a professora regente, a própria pesquisadora. Como etapas desta pesquisa inicialmente foi realizado um diálogo entre as professoras sobre as perspectivas e as experiências, uma avaliação dos estudantes sobre os conhecimentos do Sistema de Escrita Alfabético. A construção de um planejamento em colaboração entre as professoras com o uso de TDIC para a alfabetização e letramento da turma. A partir desse planejamento, a aplicação da sequência, um registro reflexivo das práticas pedagógicas e uma avaliação final, da aprendizagem dos estudantes. Foi possível analisar as contribuições e os desafios deste movimento para a aprendizagem dos estudantes. Entre os desafios foi encontrar um momento para as trocas e planejamento entre as professoras, encontrar propostas que atendessem as necessidades educacionais dos estudantes, também as adequações em relação as tecnologias existentes e as demandas da turma. Para superação foi necessário pesquisa, diálogo, um olhar atento e um bom planejamento. Esta pesquisa conseguiu pontuar os avanços dos estudantes com a aplicação da sequência didática, também a valorosa parceria entre a professora da classe comum e as professoras especializadas.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent9,02MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação inclusivapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAlfabetização e letramentopt_BR
Título: dc.titleA construção colaborativa de uma sequência didática para potencializar o uso das TDIC na alfabetização de uma turma com EPAEEpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePROFEI - Programa de Mestrado Profissional e Educação Inclusivapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineRecurso educacionalpt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFEI

Arquivos associados:
marques_cgt_me_prud-129-242.pdfhttps://repositorio.unesp.br/items/e597ceeb-e590-480a-b084-f97d452eb3a69,24 MBAdobe PDF/bitstream/capes/739355/2/marques_cgt_me_prud-129-242.pdfDownload

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons