Avaliação da Aprendizagem no EaDTec na perspectiva da Educação Integral

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal de São Paulo-
Autor(es): dc.contributor.authorSobral, Giulliana Panzer-
Autor(es): dc.contributor.authorMossin, Eduardo André-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-10-28T19:12:12Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-10-28T19:12:12Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-
identificador: dc.identifier.otherGuia de utilização do Produto Eduacional-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/739318-
Resumo: dc.description.abstractEste material é o Guia orientativo para aplicação do curso: Avaliação da Aprendizagem no EaDTec na perspectiva da Educação integral. Tem por objetivo propor uma formação docente voltada para profissionais que atuam na Educação Profissional e Tecnológica, em especial, nos Cursos Técnicos presenciais, semipresenciais e online ofertados pelo Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza abordando a avaliação da aprendizagem presencial e EaD na educação profissional e tecnológica, discutindo como essas temáticas vem sendo trabalhadas nos cursos semipresenciais do programa EaDTEC e buscando promover ressignificação das práticas avaliativas para a formação humana e integral dos estudantes. Este Produto Educacional faz parte da linha de pesquisa Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na Educação Profissional e Tecnológica (EPT) do Programa de Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica – PROFEPT do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo – Campus Sertãozinho. Em seu macroprojeto “Organização de espaços pedagógicos da EPT”, abriga projetos que trabalham questões relacionadas à organização e planejamento de espaços pedagógicos, formais e não formais, da pesquisa, do ensino, da extensão e da gestão da EPT, investigando as relações desses espaços com a EPT e as suas interlocuções com o mundo do trabalho e os movimentos sociais. A abordagem do curso se concentra em alcançar os objetivos específicos a seguir: (1) Analisar um corpus documental do EaDTEC, os referenciais teóricos e práticas docentes sobre as respectivas orientações e determinações acerca das práticas avaliativas nos cursos técnicos semipresenciais, investigando como a avaliação da aprendizagem pode contribuir para a formação humana integral dos alunos; (2) Desenvolver e aplicar uma proposta de formação de professores no formato de um curso de extensão abordando as temáticas Avaliação da Aprendizagem (presencial e à distância) e o Programa EaDTEC; (3) Provocar reflexões sobre a avaliação da aprendizagem e a metodologia de avaliação dos cursos do EaDTEC; (4) Promover a ressignificação de práticas avaliativas no Programa EaDTEC a fim de que possam contribuir para promover uma formação crítico-reflexiva e cidadã dos estudantes. O presente curso foi estruturado para ser realizado ao longo de quatro unidades de estudo, com cinco horas de duração cada uma, totalizando 20 horas de curso. O material didático é voltado à Avaliação da Aprendizagem do Programa EaDTEC e bases conceituais da EPT. É composto por: artigos, documentos normativos e vídeos. Grande parte dos vídeos são de autoria da pesquisadora, elaborados com base no corpus documental de sua pesquisa, utilizando a ferramenta Powtoon.-
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDF-
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Direitos: dc.rightsAttribution-ShareAlike 3.0 Brazil-
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/-
Palavras-chave: dc.subjectEaDTEC-
Palavras-chave: dc.subjectAvaliação da Aprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectFormação Docente-
Palavras-chave: dc.subjectEducação Profissional e Tecnológica.-
Título: dc.titleAvaliação da Aprendizagem no EaDTec na perspectiva da Educação Integral-
Tipo de arquivo: dc.typecurso-
Curso: dc.subject.courseProfEPT - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA-
Aparece nas coleções:Textos

Arquivos associados:
Guia-PE.pdfGuia para uso do produto educacional482.09 kBArquivo PDF/bitstream/capes/739318/4/Guia-PE.pdfDownload
produto no formato Moodle.mbzCurso completo para importação na plataforma Moodle76.15 MBFormato Moodle/bitstream/capes/739318/5/produto no formato Moodle.mbzDownload

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons