Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal de São Paulo | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Sobral, Giulliana Panzer | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Mossin, Eduardo André | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-10-28T19:12:12Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-10-28T19:12:12Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
identificador: dc.identifier.other | Guia de utilização do Produto Eduacional | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/739318 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este material é o Guia orientativo para aplicação do curso: Avaliação da Aprendizagem no EaDTec na perspectiva da Educação integral. Tem por objetivo propor uma formação docente voltada para profissionais que atuam na Educação Profissional e Tecnológica, em especial, nos Cursos Técnicos presenciais, semipresenciais e online ofertados pelo Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza abordando a avaliação da aprendizagem presencial e EaD na educação profissional e tecnológica, discutindo como essas temáticas vem sendo trabalhadas nos cursos semipresenciais do programa EaDTEC e buscando promover ressignificação das práticas avaliativas para a formação humana e integral dos estudantes. Este Produto Educacional faz parte da linha de pesquisa Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na Educação Profissional e Tecnológica (EPT) do Programa de Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica – PROFEPT do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo – Campus Sertãozinho. Em seu macroprojeto “Organização de espaços pedagógicos da EPT”, abriga projetos que trabalham questões relacionadas à organização e planejamento de espaços pedagógicos, formais e não formais, da pesquisa, do ensino, da extensão e da gestão da EPT, investigando as relações desses espaços com a EPT e as suas interlocuções com o mundo do trabalho e os movimentos sociais. A abordagem do curso se concentra em alcançar os objetivos específicos a seguir: (1) Analisar um corpus documental do EaDTEC, os referenciais teóricos e práticas docentes sobre as respectivas orientações e determinações acerca das práticas avaliativas nos cursos técnicos semipresenciais, investigando como a avaliação da aprendizagem pode contribuir para a formação humana integral dos alunos; (2) Desenvolver e aplicar uma proposta de formação de professores no formato de um curso de extensão abordando as temáticas Avaliação da Aprendizagem (presencial e à distância) e o Programa EaDTEC; (3) Provocar reflexões sobre a avaliação da aprendizagem e a metodologia de avaliação dos cursos do EaDTEC; (4) Promover a ressignificação de práticas avaliativas no Programa EaDTEC a fim de que possam contribuir para promover uma formação crítico-reflexiva e cidadã dos estudantes. O presente curso foi estruturado para ser realizado ao longo de quatro unidades de estudo, com cinco horas de duração cada uma, totalizando 20 horas de curso. O material didático é voltado à Avaliação da Aprendizagem do Programa EaDTEC e bases conceituais da EPT. É composto por: artigos, documentos normativos e vídeos. Grande parte dos vídeos são de autoria da pesquisadora, elaborados com base no corpus documental de sua pesquisa, utilizando a ferramenta Powtoon. | - |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | - | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil | - |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | EaDTEC | - |
Palavras-chave: dc.subject | Avaliação da Aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação Docente | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Profissional e Tecnológica. | - |
Título: dc.title | Avaliação da Aprendizagem no EaDTec na perspectiva da Educação Integral | - |
Tipo de arquivo: dc.type | curso | - |
Curso: dc.subject.course | ProfEPT - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA | - |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Guia-PE.pdf | Guia para uso do produto educacional | 482.09 kB | Arquivo PDF | /bitstream/capes/739318/4/Guia-PE.pdfDownload |
produto no formato Moodle.mbz | Curso completo para importação na plataforma Moodle | 76.15 MB | Formato Moodle | /bitstream/capes/739318/5/produto no formato Moodle.mbzDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons