
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor.author | CABRAL, MARIA APARECIDA DA SILVA | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-10-27T15:55:19Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-10-27T15:55:19Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-10-20 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/739278 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | This text investigates sensitive issues in school historical knowledge, through the analysis of didactic narratives (texts and images), in school history books, approved by the National Textbook Program, in the 2018 Notice, in use in Brazilian schools. For this purpose, didactic narratives about the 1964 Military Coup and its political and social consequences in Brazil are selected, based on the analysis of three didactic collections: History, Global History and History Workshop, aimed at High School, with the aim of focus on problematizing the historicity of this theme in materials for school use. Concepts from the field of historiography such as Narrative, Memory, Forgetting and History are mobilized in understanding the construction of didactic narrative and the field of education, dialogue is held with the perspective of the history of curricula and school subjects to understand the purposes educational issues, social disputes, around the shaping of school history. | pt_BR |
| Idioma: dc.language.iso | en | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | History Teaching | pt_BR |
| Título: dc.title | TEXTS AND IMAGES ABOUT THE 1964 COUP AND THE BRAZILIAN MILITARY DICTATORSHIP IN HISTORY TEXTBOOKS (Atena Editora) | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Livros digitais | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: