Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado do Pará | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | MADEIRA, Emily da Costa | - |
Autor(es): dc.contributor.author | ALVES, Fábio José da Costa | - |
Autor(es): dc.contributor.author | FIALHO, Paulo Roberto Bibas | - |
Autor(es): dc.contributor.author | COSTA, Acylena Coelho | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-10-27T13:55:45Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-10-27T13:55:45Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-10-27 | - |
identificador: dc.identifier.other | Modelando a Função Afim a partir do Consumo Consciente de Energia Elétrica | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/739253 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O presente material visa a proposição de uma atividade de modelagem matemática voltada a educação básica para trabalhar o conteúdo de Função Polinomial de 1º Grau a partir do consumo consciente de energia elétrica. Para fim de familiaridade com a metodologia, inicialmente expomos uma breve introdução sobre a modelagem matemática e algumas linhas de pensamento. Após isso, assumimos um referencial teórico e abordamos as etapas da Modelagem Matemática e como utiliza-la como metodologia de ensino em sala de aula. Em seguida, apresentamos uma proposta de atividade em que expomos uma situação problema que faça parte da realidade dos estudantes seguidas de algumas indagações, no intuito de espertar o interesse dos estudantes em responde-las e, consequentemente, pôr em prática as etapas da modelagem matemática. Por fim, trazemos um tópico de orientações para o professor, em que expomos como pode ser dado o processo de modelagem matemática diante da situação exposta na atividade. Vale ressaltar que o professor pode adaptar esse processo de acordo com sua realidade em sala de aula. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 328 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Matemática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Modelagem Matemática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Função Afim | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Consumo de Energia Elétrica | pt_BR |
Título: dc.title | Modelando a Função Afim a partir do Consumo Consciente de Energia Elétrica | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Mestrado Profissional em Ensino de Matemática | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Emily Livro Modelagem Matemática.pdf | 327,89 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/739253/1/Emily Livro Modelagem Matemática.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: