REFLEXÕES MARXISTAS ENQUANTO APORTE TEÓRICO PARA PENSAR O ENSINO DE FILOSOFIA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INTEGRADA: UM ESTUDO DE CASO NO IFPA-CAMPUS BELÉM

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Cearápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorDamasceno, Cristiane-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-10-27T11:52:39Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-10-27T11:52:39Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-
identificador: dc.identifier.other2023_dis_capdamascenopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/739241-
Resumo: dc.description.abstractTendo em vista que, nosso objetivo, nessa pesquisa, é analisar a divisão do trabalho, percorrendo os caminhos do livro I, O Capital, a saber, os capítulos XI, XII e XIII – Cooperação, Divisão do trabalho, Manufatura, Maquinaria e Grande Indústria – item 3. Efeitos imediatos da produção mecanizada sobre o trabalhador, à luz de Karl Marx e demais autores com posicionamentos teórico marxista, cujas contribuições pertinentes possibilitam a compreensão sobre a relação antagônica entre a classe burguesa, economicamente predominante, e a classe trabalhadora, que tem apenas a força de trabalho como único bem de troca para manutenção de sua sobrevivência, pesquisa-se sobre, REFLEXÕES MARXISTAS ENQUANTO APORTE TEÓRICA PARA PENSAR O ENSINO DE FILOSOFIA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INTEGRADA: UM ESTUDO DE CASO NO IFPA-CAMPUS BELÉM, a fim de, refletir sobre o ensino da filosofia no contexto da educação integrada, como um estudo de caso no IFPA CAMPUS BELÉM, pelo aporte da concepção marxista. Para tanto, é necessário Apresentar o trabalho como princípio educativo sob a perspectiva da educação omnilateral e unilateral, Compreender a divisão do trabalho e seus desdobramentos na manufatura e na fábrica em Karl Marx, Explicitar as reverberações da divisão do trabalho sobre o ensino da filosofia no IFPA CAMPUS BELÉM. Realiza-se, então, uma pesquisa nosso foco se atém ao caráter qualitativo sobre o estudo de caso, através da observação documental, empírica da pesquisadora e a partir daí delineamos interpretações que se aproximam das amostras extraídas da realidade. Diante disso, verifica-se que no primeiro resultado percebemos que a educação unilateral representa uma unilateralidade oriunda da divisão do trabalho. O segundo resultado, observamos que como aliada da ideologia unilateral, junto aos cortes econômicos do neoliberalismo, alinhou a educação profissional no período da ditadura militar. Tal alinhamento provocou uma ruptura sobre o ensino da filosofia, enquanto aporte teórico, foi banida dos currículos das escolas, em consequência disso, predominou o ensino tecnicista na formação dos jovens oriundos da classe operária. Em nosso terceiro resultado percebemos que formação integral postulada por Karl Marx e a escola unitarista e o ensino de filosofia são contemplados no PPC de Edificações, o que impõe a constatação de que obtivemos resposta ao nosso problemática de pesquisa Qual a reverberação da Divisão do Trabalho sobre o Ensino da Filosofia, no IFPA CAMPUS Belém, tendo como aporte a concepção marxista.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent945 kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectO Capitalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectDivisão do Trabalhopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação Unilateralpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação Omnilateralpt_BR
Título: dc.titleREFLEXÕES MARXISTAS ENQUANTO APORTE TEÓRICO PARA PENSAR O ENSINO DE FILOSOFIA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INTEGRADA: UM ESTUDO DE CASO NO IFPA-CAMPUS BELÉMpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Filosofiapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
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