Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Ceará | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Damasceno, Cristiane | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-10-27T11:52:39Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-10-27T11:52:39Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
identificador: dc.identifier.other | 2023_dis_capdamasceno | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/739241 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Tendo em vista que, nosso objetivo, nessa pesquisa, é analisar a divisão do trabalho, percorrendo os caminhos do livro I, O Capital, a saber, os capítulos XI, XII e XIII – Cooperação, Divisão do trabalho, Manufatura, Maquinaria e Grande Indústria – item 3. Efeitos imediatos da produção mecanizada sobre o trabalhador, à luz de Karl Marx e demais autores com posicionamentos teórico marxista, cujas contribuições pertinentes possibilitam a compreensão sobre a relação antagônica entre a classe burguesa, economicamente predominante, e a classe trabalhadora, que tem apenas a força de trabalho como único bem de troca para manutenção de sua sobrevivência, pesquisa-se sobre, REFLEXÕES MARXISTAS ENQUANTO APORTE TEÓRICA PARA PENSAR O ENSINO DE FILOSOFIA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INTEGRADA: UM ESTUDO DE CASO NO IFPA-CAMPUS BELÉM, a fim de, refletir sobre o ensino da filosofia no contexto da educação integrada, como um estudo de caso no IFPA CAMPUS BELÉM, pelo aporte da concepção marxista. Para tanto, é necessário Apresentar o trabalho como princípio educativo sob a perspectiva da educação omnilateral e unilateral, Compreender a divisão do trabalho e seus desdobramentos na manufatura e na fábrica em Karl Marx, Explicitar as reverberações da divisão do trabalho sobre o ensino da filosofia no IFPA CAMPUS BELÉM. Realiza-se, então, uma pesquisa nosso foco se atém ao caráter qualitativo sobre o estudo de caso, através da observação documental, empírica da pesquisadora e a partir daí delineamos interpretações que se aproximam das amostras extraídas da realidade. Diante disso, verifica-se que no primeiro resultado percebemos que a educação unilateral representa uma unilateralidade oriunda da divisão do trabalho. O segundo resultado, observamos que como aliada da ideologia unilateral, junto aos cortes econômicos do neoliberalismo, alinhou a educação profissional no período da ditadura militar. Tal alinhamento provocou uma ruptura sobre o ensino da filosofia, enquanto aporte teórico, foi banida dos currículos das escolas, em consequência disso, predominou o ensino tecnicista na formação dos jovens oriundos da classe operária. Em nosso terceiro resultado percebemos que formação integral postulada por Karl Marx e a escola unitarista e o ensino de filosofia são contemplados no PPC de Edificações, o que impõe a constatação de que obtivemos resposta ao nosso problemática de pesquisa Qual a reverberação da Divisão do Trabalho sobre o Ensino da Filosofia, no IFPA CAMPUS Belém, tendo como aporte a concepção marxista. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 945 kb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | O Capital | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Divisão do Trabalho | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Unilateral | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Omnilateral | pt_BR |
Título: dc.title | REFLEXÕES MARXISTAS ENQUANTO APORTE TEÓRICO PARA PENSAR O ENSINO DE FILOSOFIA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INTEGRADA: UM ESTUDO DE CASO NO IFPA-CAMPUS BELÉM | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Filosofia | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFilo |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
2023_dis_capdamasceno.pdf | 944,12 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/739241/2/2023_dis_capdamasceno.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons