Análise da usabilidade pedagógica de vídeos para familiares de estudantes cegos no contexto da pandemia da covid-19

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFCT - Faculdade de Ciências e Tecnologia - Unesppt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorAmaral, Amauri de Oliveira-
Autor(es): dc.contributor.authorBarros, Daniela Melaré Vieira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-10-18T12:14:14Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-10-18T12:14:14Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-10-25-
identificador: dc.identifier.otheramaral_ao_me_prud-103-105pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/739055-
Resumo: dc.description.abstractEsta pesquisa foi desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação Inclusiva da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” e está inserida na linha de pesquisa Inovação Tecnológica e Tecnologia Assistiva. Teve como objetivo analisar a usabilidade de vídeos educativos desenvolvidos para atender familiares de estudantes cegos durante a pandemia de Covid-19. Foi desenvolvida, considerando as seguintes etapas procedimentais: a análise da usabilidade pedagógica voltada para responsáveis educadores de estudantes cegos; análise e reflexão acerca da confecção do blog e vídeos que compuseram esta pesquisa. O instrumento para a coleta de dados corresponde a um questionário. Teve como participantes sete familiares de estudantes cegos atendidos pela sala de recursos multifuncional de uma escola do município de Nova Iguaçu, Rio de Janeiro. Para a análise dos dados, foram considerados os seguintes aspectos da usabilidade pedagógica: fatores para interesse no vídeo e motivação para atentar ao seu conteúdo, que perpassam por relevância e atenção. Como resultados, identificamos que os familiares compreenderam os vídeos e viram viabilidade e utilidade na maneira como os seus filhos poderiam se beneficiar.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent134KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEstudante cegopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectVídeos educacionaispt_BR
Palavras-chave: dc.subjectBlogpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPandemia covid-19pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFamíliapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectUsabilidade pedagógicapt_BR
Título: dc.titleAnálise da usabilidade pedagógica de vídeos para familiares de estudantes cegos no contexto da pandemia da covid-19pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePROFEI - Programa de Mestrado Profissional e Educação Inclusivapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineRecurso educacionalpt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFEI

Arquivos associados:
amaral_ao_me_prud-103-105.pdfhttps://repositorio.unesp.br/items/a9663dd5-546f-4cc6-a311-b9a38932a233134,54 kBAdobe PDF/bitstream/capes/739055/2/amaral_ao_me_prud-103-105.pdfDownload

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons