Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | FCT - Faculdade de Ciências e Tecnologia - Unesp | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Amaral, Amauri de Oliveira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-10-18T12:11:04Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-10-18T12:11:04Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-10-25 | - |
identificador: dc.identifier.other | amaral_ao_me_prud-1-102 | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/739054 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esta pesquisa foi desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação Inclusiva da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” e está inserida na linha de pesquisa Inovação Tecnológica e Tecnologia Assistiva. Teve como objetivo analisar a usabilidade de vídeos educativos desenvolvidos para atender familiares de estudantes cegos durante a pandemia de Covid-19. Foi desenvolvida, considerando as seguintes etapas procedimentais: a análise da usabilidade pedagógica voltada para responsáveis educadores de estudantes cegos; análise e reflexão acerca da confecção do blog e vídeos que compuseram esta pesquisa. O instrumento para a coleta de dados corresponde a um questionário. Teve como participantes sete familiares de estudantes cegos atendidos pela sala de recursos multifuncional de uma escola do município de Nova Iguaçu, Rio de Janeiro. Para a análise dos dados, foram considerados os seguintes aspectos da usabilidade pedagógica: fatores para interesse no vídeo e motivação para atentar ao seu conteúdo, que perpassam por relevância e atenção. Como resultados, identificamos que os familiares compreenderam os vídeos e viram viabilidade e utilidade na maneira como os seus filhos poderiam se beneficiar. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1,61MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Estudante cego | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Vídeos educacionais | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Blog | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Pandemia covid-19 | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Família | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Usabilidade pedagógica | pt_BR |
Título: dc.title | Análise da usabilidade pedagógica de vídeos para familiares de estudantes cegos no contexto da pandemia da covid-19 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | outro | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PROFEI - Programa de Mestrado Profissional e Educação Inclusiva | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFEI |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
amaral_ao_me_prud-1-102.pdf | https://repositorio.unesp.br/items/a9663dd5-546f-4cc6-a311-b9a38932a233 | 1,65 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/739054/2/amaral_ao_me_prud-1-102.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons