Metodologia Ativa em cinco passos: Magnetismo

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Autor(es): dc.contributorEditora MultiAtualpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSantos, Manoel Felix Pessoa dos-
Autor(es): dc.contributor.authorRodrigues, Kátia Calligaris-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-10-15T19:15:25Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-10-15T19:15:25Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-10-15-
identificador: dc.identifier.otherMetodologia Ativa em cinco passos Magnetismopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/738960-
Resumo: dc.description.abstractNas últimas décadas, metodologias foram desenvolvidas primando pela autonomia do discente na construção do conhecimento. Estas, denominadas de metodologias ativas, proporcionaram resultados significativos relacionados ao engajamento e a aprendizagem. Baseamos o presente trabalho em três destas metodologias: Ensino sob Medida (EsM), Sala de Aula Invertida (SAI) e Instrução por Colegas (IpC). Norteamos nossa metodologia para construção de aulas que possibilitassem situações de ensino-aprendizagem potencialmente significativas como coloca Ausubel. Analisamos alguns dos principais problemas enfrentados pelo Ensino de Física: a falta ou inexistência de experimentação, inserção de novas tecnologias, de História e Filosofia da Ciência (HFC), de conexão com o cotidiano dos discentes e as dificuldades com a linguagem matemática. A partir disso, construímos um plano de aula sobre Magnetismo. Nessa aula, o discente passa por um estímulo, tendo contato inicial com o conteúdo de forma aplicada, em seguida acessa os conceitos de forma estruturada e em outro horário responde ao Questionário Conceitual (QC). Através das respostas, baseamos as situações de ensino e de aprendizagem. Estas aulas foram construídas inserindo os pontos que nossas análises mostraram necessárias. Por fim trabalhamos a resolução de situações problema. Selecionamos três turmas de uma Escola Técnica Estadual das quais sorteamos uma delas para aplicar a metodologia ativa (Turma Experimental) e nas outras duas mantivemos uma metodologia predominantemente expositiva (Turmas Controle). Observamos que, ao serem submetidas aos mesmos exames, a Turma Experimental (TURMA U) teve um aproveitamento cerca de 150% superior em relação ao teste aplicado na primeira unidade, enquanto que nas Turmas Controle esse aproveitamento é de cerca de 10%, positivo para a Turma A e negativo para a Turma L. Desta forma, a metodologia ativa em cinco passos mostrou ser um caminho possível para melhorar o aproveitamento dos estudantes no estudo do Magnetismo. Esperamos aprofundar e aprimorar a metodologia com o auxílio de outros docentes e da inserção de outras ferramentas didáticas.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2631pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectFísica - Ensino – Metodologiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem ativapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMagnetismo - Método de estudopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectProfessores – Formaçãopt_BR
Título: dc.titleMetodologia Ativa em cinco passos: Magnetismopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseGrupo MultiAtual Educacionalpt_BR
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