Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Editora MultiAtual | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Santos, Manoel Felix Pessoa dos | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Rodrigues, Kátia Calligaris | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-10-15T19:15:25Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-10-15T19:15:25Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-10-15 | - |
identificador: dc.identifier.other | Metodologia Ativa em cinco passos Magnetismo | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/738960 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Nas últimas décadas, metodologias foram desenvolvidas primando pela autonomia do discente na construção do conhecimento. Estas, denominadas de metodologias ativas, proporcionaram resultados significativos relacionados ao engajamento e a aprendizagem. Baseamos o presente trabalho em três destas metodologias: Ensino sob Medida (EsM), Sala de Aula Invertida (SAI) e Instrução por Colegas (IpC). Norteamos nossa metodologia para construção de aulas que possibilitassem situações de ensino-aprendizagem potencialmente significativas como coloca Ausubel. Analisamos alguns dos principais problemas enfrentados pelo Ensino de Física: a falta ou inexistência de experimentação, inserção de novas tecnologias, de História e Filosofia da Ciência (HFC), de conexão com o cotidiano dos discentes e as dificuldades com a linguagem matemática. A partir disso, construímos um plano de aula sobre Magnetismo. Nessa aula, o discente passa por um estímulo, tendo contato inicial com o conteúdo de forma aplicada, em seguida acessa os conceitos de forma estruturada e em outro horário responde ao Questionário Conceitual (QC). Através das respostas, baseamos as situações de ensino e de aprendizagem. Estas aulas foram construídas inserindo os pontos que nossas análises mostraram necessárias. Por fim trabalhamos a resolução de situações problema. Selecionamos três turmas de uma Escola Técnica Estadual das quais sorteamos uma delas para aplicar a metodologia ativa (Turma Experimental) e nas outras duas mantivemos uma metodologia predominantemente expositiva (Turmas Controle). Observamos que, ao serem submetidas aos mesmos exames, a Turma Experimental (TURMA U) teve um aproveitamento cerca de 150% superior em relação ao teste aplicado na primeira unidade, enquanto que nas Turmas Controle esse aproveitamento é de cerca de 10%, positivo para a Turma A e negativo para a Turma L. Desta forma, a metodologia ativa em cinco passos mostrou ser um caminho possível para melhorar o aproveitamento dos estudantes no estudo do Magnetismo. Esperamos aprofundar e aprimorar a metodologia com o auxílio de outros docentes e da inserção de outras ferramentas didáticas. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 2631 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Física - Ensino – Metodologia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem ativa | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Magnetismo - Método de estudo | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Professores – Formação | pt_BR |
Título: dc.title | Metodologia Ativa em cinco passos: Magnetismo | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Grupo MultiAtual Educacional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Metodologia Ativa em cinco passos Magnetismo.pdf | 2,63 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/738960/2/Metodologia Ativa em cinco passos Magnetismo.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons