DIÁRIO DE BORDO: DIVISÃO POR FRAÇÕES E A COMPREENSÃO PROFUNDA DA MATEMÁTICA FUNDAMENTAL DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado do Rio de Janeiropt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorBranquinho, Lorena Rosa-
Autor(es): dc.contributor.authorBrião, Gabriela Félix-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-10-04T17:26:51Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-10-04T17:26:51Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-
identificador: dc.identifier.otherProduto Educacional - Lorena Rosa Branquinho - Diário de bordo com ficha e código de barras.pdfpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/738707-
Resumo: dc.description.abstractO Produto Educacional “Diário de Bordo: Divisão por frações e a Compreensão Profunda da Matemática Fundamental de Professores que Ensinam Matemática” compreende um relato de experiência ao aplicar outro Produto Educacional, o “Curso de Extensão - Divisão por Frações: Compreensão Profunda da Matemática Fundamental de Professores que Ensinam Matemática” com alunos de uma turma da disciplina de Práticas Pedagógicas em Matemática I (PPMI) da Licenciatura em Matemática da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). O curso foi realizado durante o período de pandemia, de maneira remota, com futuros professores de matemática e promoveu muitas reflexões, uma delas a inclusão de professores que ensinam matemática como público-alvo ao perceber que o curso poderia ser muito produtivo e enriquecedor para os professores que atuam na transição entre os anos iniciais e finais do Ensino Fundamental. O conceito de fração, dificuldades com a operação de divisão, divisão por frações e outras possibilidades de compreensão e cálculo; além da Educação Matemática Crítica, proposição de problemas e a Análise de Erros como uma metodologia de ensino através de encontros interativos fazem parte dos conteúdos explorados no curso que possui uma carga horária total de 30horas. O diário foi dividido em seis partes: Apresentação; 0 – Planejamento; 1 - Atividade Diagnóstica; 2- Divisão de frações: da divisão às frações; 3 – Divisão de frações: Significados e análise de problemas, 4 – Análise de erros como uma possibilidade com observações e percepções da autora ao longo de todo o desenvolvimento do curso. Os planos de aula utilizados compõem outro Produto Educacional “Sequência de planos de aula: Divisão por frações e a Compreensão Profunda da Matemática Fundamental de Professores que Ensinam Matemática” disponível nesta Plataforma através do link: http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/738661. O Curso de Extensão “Divisão por Frações: Compreensão Profunda da Matemática Fundamental de Professores que Ensinam Matemática” encontra-se nesta Plataforma no link: http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/738677 O curso foi submetido e aprovado por Banca Acadêmica e também pelo Departamento de Extensão da UERJ (DEPEXT) disponível no link: http://www.sistemasextensao.uerj.br/consulta_web_siext/f/t/consultawebcursosman?chPlc=2397.pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação Matemáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectDivisão por fraçõespt_BR
Palavras-chave: dc.subjectConhecimentos do professorpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectLiping Mapt_BR
Título: dc.titleDIÁRIO DE BORDO: DIVISÃO POR FRAÇÕES E A COMPREENSÃO PROFUNDA DA MATEMÁTICA FUNDAMENTAL DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Ensino em Educação Básicapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertação de mestradopt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons