Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado do Rio de Janeiro | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Branquinho, Lorena Rosa | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Brião, Gabriela Félix | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-10-04T17:26:51Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-10-04T17:26:51Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
identificador: dc.identifier.other | Produto Educacional - Lorena Rosa Branquinho - Diário de bordo com ficha e código de barras.pdf | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/738707 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O Produto Educacional “Diário de Bordo: Divisão por frações e a Compreensão Profunda da Matemática Fundamental de Professores que Ensinam Matemática” compreende um relato de experiência ao aplicar outro Produto Educacional, o “Curso de Extensão - Divisão por Frações: Compreensão Profunda da Matemática Fundamental de Professores que Ensinam Matemática” com alunos de uma turma da disciplina de Práticas Pedagógicas em Matemática I (PPMI) da Licenciatura em Matemática da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). O curso foi realizado durante o período de pandemia, de maneira remota, com futuros professores de matemática e promoveu muitas reflexões, uma delas a inclusão de professores que ensinam matemática como público-alvo ao perceber que o curso poderia ser muito produtivo e enriquecedor para os professores que atuam na transição entre os anos iniciais e finais do Ensino Fundamental. O conceito de fração, dificuldades com a operação de divisão, divisão por frações e outras possibilidades de compreensão e cálculo; além da Educação Matemática Crítica, proposição de problemas e a Análise de Erros como uma metodologia de ensino através de encontros interativos fazem parte dos conteúdos explorados no curso que possui uma carga horária total de 30horas. O diário foi dividido em seis partes: Apresentação; 0 – Planejamento; 1 - Atividade Diagnóstica; 2- Divisão de frações: da divisão às frações; 3 – Divisão de frações: Significados e análise de problemas, 4 – Análise de erros como uma possibilidade com observações e percepções da autora ao longo de todo o desenvolvimento do curso. Os planos de aula utilizados compõem outro Produto Educacional “Sequência de planos de aula: Divisão por frações e a Compreensão Profunda da Matemática Fundamental de Professores que Ensinam Matemática” disponível nesta Plataforma através do link: http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/738661. O Curso de Extensão “Divisão por Frações: Compreensão Profunda da Matemática Fundamental de Professores que Ensinam Matemática” encontra-se nesta Plataforma no link: http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/738677 O curso foi submetido e aprovado por Banca Acadêmica e também pelo Departamento de Extensão da UERJ (DEPEXT) disponível no link: http://www.sistemasextensao.uerj.br/consulta_web_siext/f/t/consultawebcursosman?chPlc=2397. | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Matemática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Divisão por frações | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Conhecimentos do professor | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Liping Ma | pt_BR |
Título: dc.title | DIÁRIO DE BORDO: DIVISÃO POR FRAÇÕES E A COMPREENSÃO PROFUNDA DA MATEMÁTICA FUNDAMENTAL DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Ensino em Educação Básica | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação de mestrado | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons