Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado do Rio de Janeiro | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Branquinho, Lorena Rosa | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Brião, Gabriela Félix | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-10-03T13:13:30Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-10-03T13:13:30Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
identificador: dc.identifier.other | Resumo-Produto-Curso de Extensão | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/738677 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O Produto Educacional "Curso de extensão: Divisão de frações: Compreensão Profunda da Matemática Fundamental de Professores que Ensinam Matemática” é um Produto Educacional relacionado a pesquisa de mestrado apresentada pela primeira autora. A proposta é atender à professores (ou futuros professores) que ensinam de matemática. O curso almeja fornecer ferramentas/possibilidades para que o professor reflita sobre a divisão por frações, suas barreiras e relações com outros conteúdos matemáticos aprofundando a discussão através do diálogo e trocas de experiências como discentes e/ou docentes. Com carga horária de 30 horas, o curso foi planejado para se desenvolver em 10 partes: Encontro 1: Realização de atividade diagnóstica abordando a divisão por frações e uma situação problema que represente esta divisão. Debate sobre o ensino das frações no Ensino Fundamental I e II, ressaltando as mudanças de significado que ocorrem nesta transição. Encontro 2: Abordar o ensino de frações a partir da definição e dos subconstrutos das frações. Encontro 3: Apresentar e discutir sobre as dificuldades da operação de divisão com os números naturais. Encontro 4: Analisar o que a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e os documentos oficiais propõem para o ensino de frações. Encontro 5: Os diferentes significados da divisão por números naturais e por frações. Alternativas e/ou algoritmos para a divisão por frações. Encontro 6: Abordar o conceito de Compreensão Profunda da Matemática Fundamental desenvolvido por Liping Ma. Encontro 7: Educação Matemática Crítica: cenários para investigação. Encontro 8: Análise de erros como metodologia de ensino. Encontro 9: Classificar problemas de acordo com os significados relacionados à divisão e possíveis causas e soluções de erros comuns. Encontro 10: Avaliação final do curso. Ao longo curso, em cada encontro solicitar aos alunos que produzam uma pequena narrativa sobre as discussões e temas abordados. O curso foi realizado durante o período de pandemia (de maneira remota) com licenciando em Matemática da UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro), os planos de aula utilizados, compõem outro Produto Educacional relacionado à pesquisa intitulado “Sequência de Planos de Aula: Divisão por frações: Compreensão Profunda da Matemática Fundamental de Professores que Ensinam Matemática”. | - |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | - |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Curso de extensão | - |
Palavras-chave: dc.subject | Divisão por frações | - |
Palavras-chave: dc.subject | Liping Ma | - |
Palavras-chave: dc.subject | Conhecimentos do professor | - |
Título: dc.title | Curso de extensão: Divisão de frações: compreensão profunda da matemática fundamental de professores que ensinam matemática | - |
Tipo de arquivo: dc.type | outro | - |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Ensino em Educação Básica | - |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação de mestrado | - |
Aparece nas coleções: | Aula Digital |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Resumo-Produto-Curso de Extensão-FINAL (1).docx | 61,52 kB | Microsoft Word XML | /bitstream/capes/738677/3/Resumo-Produto-Curso de Extensão-FINAL (1).docxDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons