Curso de extensão: Divisão de frações: compreensão profunda da matemática fundamental de professores que ensinam matemática

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado do Rio de Janeiro-
Autor(es): dc.contributor.authorBranquinho, Lorena Rosa-
Autor(es): dc.contributor.authorBrião, Gabriela Félix-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-10-03T13:13:30Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-10-03T13:13:30Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-
identificador: dc.identifier.otherResumo-Produto-Curso de Extensão-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/738677-
Resumo: dc.description.abstractO Produto Educacional "Curso de extensão: Divisão de frações: Compreensão Profunda da Matemática Fundamental de Professores que Ensinam Matemática” é um Produto Educacional relacionado a pesquisa de mestrado apresentada pela primeira autora. A proposta é atender à professores (ou futuros professores) que ensinam de matemática. O curso almeja fornecer ferramentas/possibilidades para que o professor reflita sobre a divisão por frações, suas barreiras e relações com outros conteúdos matemáticos aprofundando a discussão através do diálogo e trocas de experiências como discentes e/ou docentes. Com carga horária de 30 horas, o curso foi planejado para se desenvolver em 10 partes: Encontro 1: Realização de atividade diagnóstica abordando a divisão por frações e uma situação problema que represente esta divisão. Debate sobre o ensino das frações no Ensino Fundamental I e II, ressaltando as mudanças de significado que ocorrem nesta transição. Encontro 2: Abordar o ensino de frações a partir da definição e dos subconstrutos das frações. Encontro 3: Apresentar e discutir sobre as dificuldades da operação de divisão com os números naturais. Encontro 4: Analisar o que a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e os documentos oficiais propõem para o ensino de frações. Encontro 5: Os diferentes significados da divisão por números naturais e por frações. Alternativas e/ou algoritmos para a divisão por frações. Encontro 6: Abordar o conceito de Compreensão Profunda da Matemática Fundamental desenvolvido por Liping Ma. Encontro 7: Educação Matemática Crítica: cenários para investigação. Encontro 8: Análise de erros como metodologia de ensino. Encontro 9: Classificar problemas de acordo com os significados relacionados à divisão e possíveis causas e soluções de erros comuns. Encontro 10: Avaliação final do curso. Ao longo curso, em cada encontro solicitar aos alunos que produzam uma pequena narrativa sobre as discussões e temas abordados. O curso foi realizado durante o período de pandemia (de maneira remota) com licenciando em Matemática da UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro), os planos de aula utilizados, compõem outro Produto Educacional relacionado à pesquisa intitulado “Sequência de Planos de Aula: Divisão por frações: Compreensão Profunda da Matemática Fundamental de Professores que Ensinam Matemática”.-
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal-
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/-
Palavras-chave: dc.subjectEducação Matemática-
Palavras-chave: dc.subjectCurso de extensão-
Palavras-chave: dc.subjectDivisão por frações-
Palavras-chave: dc.subjectLiping Ma-
Palavras-chave: dc.subjectConhecimentos do professor-
Título: dc.titleCurso de extensão: Divisão de frações: compreensão profunda da matemática fundamental de professores que ensinam matemática-
Tipo de arquivo: dc.typeoutro-
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Ensino em Educação Básica-
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertação de mestrado-
Aparece nas coleções:Aula Digital


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons