A panelada como espaço de ensino: educação patrimonial e aprendizagem histórica em Imperatriz - MA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUFNTpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorBorralho, Arnon-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-10-03T17:26:41Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-10-03T17:26:41Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-
identificador: dc.identifier.otherArnon Vieira Borralho UFNTpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/738669-
Resumo: dc.description.abstractEste trabalho teve como propósito uma produção didática pedagógica para o Ensino de História, utilizando a Panelada como espaço de Ensino. O objetivo principal foi compreender os acontecimentos no espaço em que ocupamos a partir da relação do patrimônio cultural e a história local. Teve como estratégia metodológica a Educação Patrimonial que além de dar suporte para o ensino de História, criou possibilidades para que os estudantes reconhecessem a panelada como patrimônio integrante da cultura e da história local. O trabalho possui meios de estabelecer uma relação de “ensinagem” com os estudantes a partir de discussões sobre a memória histórica e sua relação com o patrimônio cultural. Além de buscar superar as dificuldades de muitos estudantes em não compreender a diversidade de patrimônio cultural no espaço em que estão inseridos, imbuídos por uma visão de patrimônio cultural monumentalista e eurocêntrico. O uso da Educação Patrimonial com os estudantes no processo de “ensinagem” em espaços não-formais, contribuiu para que os estudantes assimilassem a relação da história local com a panelada e compreendessem historicamente sua importância como patrimônio cultural da cidade de Imperatriz. O recurso didático do trabalho foi constituído de uma sequência didática que possibilita aos professores experienciarem com seus estudantes ao utilizar esse tipo de temática no Ensino de História.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent23.616 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectProfHistóriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação patrimonialpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectmemóriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectpaneladapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectHistória localpt_BR
Título: dc.titleA panelada como espaço de ensino: educação patrimonial e aprendizagem histórica em Imperatriz - MApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Materiais ProfHistória

Arquivos associados:
Arnon Vieira Borralho UFNT.pdfDissertação em Ensino de História - ProfHistóira - UFNT, 202223,62 MBAdobe PDF/bitstream/capes/738669/2/Arnon Vieira Borralho UFNT.pdfDownload

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons