Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UFNT | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Borralho, Arnon | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-10-03T17:26:41Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-10-03T17:26:41Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
identificador: dc.identifier.other | Arnon Vieira Borralho UFNT | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/738669 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este trabalho teve como propósito uma produção didática pedagógica para o Ensino de História, utilizando a Panelada como espaço de Ensino. O objetivo principal foi compreender os acontecimentos no espaço em que ocupamos a partir da relação do patrimônio cultural e a história local. Teve como estratégia metodológica a Educação Patrimonial que além de dar suporte para o ensino de História, criou possibilidades para que os estudantes reconhecessem a panelada como patrimônio integrante da cultura e da história local. O trabalho possui meios de estabelecer uma relação de “ensinagem” com os estudantes a partir de discussões sobre a memória histórica e sua relação com o patrimônio cultural. Além de buscar superar as dificuldades de muitos estudantes em não compreender a diversidade de patrimônio cultural no espaço em que estão inseridos, imbuídos por uma visão de patrimônio cultural monumentalista e eurocêntrico. O uso da Educação Patrimonial com os estudantes no processo de “ensinagem” em espaços não-formais, contribuiu para que os estudantes assimilassem a relação da história local com a panelada e compreendessem historicamente sua importância como patrimônio cultural da cidade de Imperatriz. O recurso didático do trabalho foi constituído de uma sequência didática que possibilita aos professores experienciarem com seus estudantes ao utilizar esse tipo de temática no Ensino de História. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 23.616 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | ProfHistória | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação patrimonial | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | memória | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | panelada | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | História local | pt_BR |
Título: dc.title | A panelada como espaço de ensino: educação patrimonial e aprendizagem histórica em Imperatriz - MA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais ProfHistória |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Arnon Vieira Borralho UFNT.pdf | Dissertação em Ensino de História - ProfHistóira - UFNT, 2022 | 23,62 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/738669/2/Arnon Vieira Borralho UFNT.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons