Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UFNT | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Farias, Leiliane | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-10-02T17:26:14Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-10-02T17:26:14Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
identificador: dc.identifier.other | Leiliane Borges Farias UFNT | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/738645 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esta dissertação foi desenvolvida a partir de uma proposta didática de utilização de memes de internet para construção de aprendizagem crítica. Assim, no tecer das leituras realizadas, nas discussões, exercícios e produção de memes foram mediados conhecimentos históricos com os estudantes, relacionados a temática da escravidão africana no Brasil, com o propósito de fomentar a construção de uma educação antirracista a partir da problematização de alguns memes de internet enquanto elementos que representam uma permanência do racismo na contemporaneidade. As situações e a mediação dessas atividades ocorreram em uma turma de 9º ano da Escola Municipal Dr. Simão Lutz Kossobutzki, de Araguaína – Tocantins. Todos os esforços empreendidos na realização dela visaram propiciar bases que permitissem a cada aluno o desenvolvimento de uma reflexão crítica, uma vez que o homem é um ser social. Neste sentido os fundamentos teóricos e exercícios foram aplicados a fim de que percorressem um caminho com destino as ideias históricas dos discentes, utilizando a metodologia da pesquisa ação, realizando as mediações necessárias, provocando as discussões a partir do uso de memes de temática racista, posteriormente o produto final desta pesquisa a partir de uma Sequência Didática oportunizando um protagonismo aos alunos na produção de memes que retratassem a desconstrução de ideias racistas, debates, relatos de aprendizagem crítica de forma que se tornasse visível a apropriação do aprendizado dos sujeitos da pesquisa e posteriormente realizar-se a aferição dos resultados. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 3732 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | ProfHistória | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Memes de Internet | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem Crítica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Racismo | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Antirracista | pt_BR |
Título: dc.title | O uso de memes no Ensino de História na construção de uma educação antirracista: uma experiência com o 9º ano da Escola Municipal Dr. Simão Lutz Kossobutzki, de Araguaína (2018 a 2020) | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais ProfHistória |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Leiliane Borges Farias UFNT.pdf | Dissertação em Ensino de História - ProfHistória - UFNT, 2023 | 3,73 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/738645/2/Leiliane Borges Farias UFNT.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons