O uso de memes no Ensino de História na construção de uma educação antirracista: uma experiência com o 9º ano da Escola Municipal Dr. Simão Lutz Kossobutzki, de Araguaína (2018 a 2020)

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUFNTpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorFarias, Leiliane-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-10-02T17:26:14Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-10-02T17:26:14Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-
identificador: dc.identifier.otherLeiliane Borges Farias UFNTpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/738645-
Resumo: dc.description.abstractEsta dissertação foi desenvolvida a partir de uma proposta didática de utilização de memes de internet para construção de aprendizagem crítica. Assim, no tecer das leituras realizadas, nas discussões, exercícios e produção de memes foram mediados conhecimentos históricos com os estudantes, relacionados a temática da escravidão africana no Brasil, com o propósito de fomentar a construção de uma educação antirracista a partir da problematização de alguns memes de internet enquanto elementos que representam uma permanência do racismo na contemporaneidade. As situações e a mediação dessas atividades ocorreram em uma turma de 9º ano da Escola Municipal Dr. Simão Lutz Kossobutzki, de Araguaína – Tocantins. Todos os esforços empreendidos na realização dela visaram propiciar bases que permitissem a cada aluno o desenvolvimento de uma reflexão crítica, uma vez que o homem é um ser social. Neste sentido os fundamentos teóricos e exercícios foram aplicados a fim de que percorressem um caminho com destino as ideias históricas dos discentes, utilizando a metodologia da pesquisa ação, realizando as mediações necessárias, provocando as discussões a partir do uso de memes de temática racista, posteriormente o produto final desta pesquisa a partir de uma Sequência Didática oportunizando um protagonismo aos alunos na produção de memes que retratassem a desconstrução de ideias racistas, debates, relatos de aprendizagem crítica de forma que se tornasse visível a apropriação do aprendizado dos sujeitos da pesquisa e posteriormente realizar-se a aferição dos resultados.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent3732 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectProfHistóriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMemes de Internetpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem Críticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectRacismopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAntirracistapt_BR
Título: dc.titleO uso de memes no Ensino de História na construção de uma educação antirracista: uma experiência com o 9º ano da Escola Municipal Dr. Simão Lutz Kossobutzki, de Araguaína (2018 a 2020)pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Materiais ProfHistória

Arquivos associados:
Leiliane Borges Farias UFNT.pdfDissertação em Ensino de História - ProfHistória - UFNT, 20233,73 MBAdobe PDF/bitstream/capes/738645/2/Leiliane Borges Farias UFNT.pdfDownload

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