O ensino de história dos traumas coletivos: práticas docentes face aos negacionismos da Shoah

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARA - UNIFESSPApt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorLIÃO DOS SANTOS SOARES, ALISSON-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-09-26T11:48:39Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-09-26T11:48:39Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-04-27-
identificador: dc.identifier.otherLIAO, Alisson. Dissertação de Mestradopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/738466-
Resumo: dc.description.abstractA presente dissertação parte de duas questões colocadas em sala de aula: um discente afirmava que o nazismo foi promovido por demônios e não homens; um outro aluno teria lido, no Metapedia, que havia exageros em torno da Shoah, ou seja, reificando uma espécie de revisionismo negacionista. Diante do exposto, discute-se os desafios e caminhos para expor, em uma sala de aula no Pará, temáticas que abordam os traumas coletivos e que, permeadas por memórias de tempos tão próximos, acarretam diferentes interpretações. Considera-se como o ensino de História do Tempo presente está envolto em um duplo desafio: de um lado, a colocação no passado do presente, e do outro, a colocação no presente do passado. Defende-se que temas que envolvam eventos traumáticos devam ser abordados à luz das experiências locais dos alunos, através de exemplos aproximativos que possam ajudar no entendimento de questões caras a todos os indivíduos, como os Direitos Humanos. Lança-se mão de fontes históricas como: filmes, poemas, relatos de sobreviventes e diários infantis para refletir sobre a temática. Por fim, propõe-se um audiolivro que, cantado por vozes infantis, represente os registros que foram deixados por crianças que, no seu cotidiano, sofreram as agruras do regime nazista.pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de História; Negacionismos; Shoah; Traumas Coletivospt_BR
Título: dc.titleO ensino de história dos traumas coletivos: práticas docentes face aos negacionismos da Shoahpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTORIA - PROFHISTÓRIApt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineENSINO DE HISTÓRIApt_BR
Aparece nas coleções:Materiais ProfHistória


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons