Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARA - UNIFESSPA | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | LIÃO DOS SANTOS SOARES, ALISSON | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-09-26T11:48:39Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-09-26T11:48:39Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-04-27 | - |
identificador: dc.identifier.other | LIAO, Alisson. Dissertação de Mestrado | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/738466 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A presente dissertação parte de duas questões colocadas em sala de aula: um discente afirmava que o nazismo foi promovido por demônios e não homens; um outro aluno teria lido, no Metapedia, que havia exageros em torno da Shoah, ou seja, reificando uma espécie de revisionismo negacionista. Diante do exposto, discute-se os desafios e caminhos para expor, em uma sala de aula no Pará, temáticas que abordam os traumas coletivos e que, permeadas por memórias de tempos tão próximos, acarretam diferentes interpretações. Considera-se como o ensino de História do Tempo presente está envolto em um duplo desafio: de um lado, a colocação no passado do presente, e do outro, a colocação no presente do passado. Defende-se que temas que envolvam eventos traumáticos devam ser abordados à luz das experiências locais dos alunos, através de exemplos aproximativos que possam ajudar no entendimento de questões caras a todos os indivíduos, como os Direitos Humanos. Lança-se mão de fontes históricas como: filmes, poemas, relatos de sobreviventes e diários infantis para refletir sobre a temática. Por fim, propõe-se um audiolivro que, cantado por vozes infantis, represente os registros que foram deixados por crianças que, no seu cotidiano, sofreram as agruras do regime nazista. | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História; Negacionismos; Shoah; Traumas Coletivos | pt_BR |
Título: dc.title | O ensino de história dos traumas coletivos: práticas docentes face aos negacionismos da Shoah | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTORIA - PROFHISTÓRIA | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | ENSINO DE HISTÓRIA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais ProfHistória |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
LIAO, Alisson. Dissertação de Mestrado.pdf | 1,27 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/738466/2/LIAO, Alisson. Dissertação de Mestrado.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons