Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado do Rio Grande do Norte | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | MEDEIROS, RODOLFO RODRIGUES | - |
Autor(es): dc.contributor.author | SOUZA, GALILEU GALILEI MEDEIROS DE | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-09-26T11:49:51Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-09-26T11:49:51Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-10 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://drive.google.com/file/d/1XtaV1hkr7OET5otZqT5lbp82REcgoT8V/view | - |
identificador: dc.identifier.other | REFLEXÕES SOBRE O TOTALITARISMO | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/738445 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este escrito foi produzido com a intenção de configurar-se como elemento didático a ser utilizado nas aulas de Filosofia no Ensino Médio (EM) a respeito do Totalitarismo. O material centra sua análise no Nacional-socialismo alemão, por ser este também o grande foco das reflexões dos autores estudados. O elemento textual ora apresentado almeja promover uma maior aproximação do estudante do EM com algumas das reflexões, conceitos e problemas acerca dos movimentos totalitários, sobretudo no que se refere ao Nacional-socialismo alemão, estabelecendo, desse modo, o contato com obras, análises e argumentos desenvolvidos no campo da filosofia política e fornecendo, inclusive, a indicação de escritos de autores de outras áreas (cita-se obras que permitem também uma análise sociológica, como a de Zygmunt Bauman; e psicológica, a exemplo da de Stanley Milgram) e até de produções audiovisuais que poderiam contribuir com a abordagem do tema. A intenção é que o material sirva como ponto de contato inicial do discente com a temática, ofertando uma introdução a algumas das análises que Arendt e Voegelin elaboraram a esse respeito, mas indicando também ao leitor (discente e docente) diversas obras que podem ajudá-lo a aprofundar seu conhecimento do problema explorado. Além disso, a ideia é que esse produto didático conceda também certa praticidade ao docente, pois apresenta: um material textual, que pode servir de embasamento teórico para preleções (aulas expositivas dialógicas) ou ser analisado e discutido por meio da leitura compartilhada com os próprios discentes; contém propostas de questões/problemas capazes de nortear as discussões relacionadas ao assunto; e traz a indicação de filmes, vídeos, documentários que podem auxiliar no tratamento do tema. Este texto é o produto de uma pesquisa realizada junto ao Programa de Mestrado Profissional em Filosofia – PROF-FILO, ofertado pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN. A pesquisa original foi desenvolvida com o escopo de elaborar, aplicar e avaliar um elemento didático textual capaz de fornecer aos estudantes do Ensino Médio (EM) uma aproximação com algumas das reflexões filosóficas que se dedicaram ao exame dos movimentos totalitários, usando como referenciais principais as análises de Hannah Arendt e Eric Voegelin, e teve como resultado a dissertação de mestrado intitulada Reflexões sobre o Totalitarismo a partir de Hannah Arendt e Eric Voegelin: uma proposta para o ensino de Filosofia no Ensino Médio, orientada pelo Prof. Dr. Galileu Galilei Medeiros de Souza (UERN). A dissertação foi defendida e aprovada no dia 07/07/2020. E o conteúdo aqui exposto retrata apenas uma parte da pesquisa, o material didático teórico construído. Entretanto, a versão ora apresentada não é a mesma que foi aplicada nas atividades didáticas, em aulas de Filosofia no Ensino Médio, relacionadas às etapas da pesquisa de mestrado, posto que o presente texto foi acrescido e melhorado com as sugestões e críticas apontadas na etapa de qualificação e de defesa da dissertação. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 21.644kb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Reflexões; Totalitarismo; Hannah Arendt; Eric Voegelin. | pt_BR |
Título: dc.title | REFLEXÕES SOBRE O TOTALITARISMO: UMA INTRODUÇÃO ÀS ANÁLISES DE HANNAH ARENDT E ERIC VOEGELIN | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Filosofia | pt_BR |
Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFilo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons