O MESTRE IGNORANTEDE JACQUES RANCIÈRE: PRINCÍPIOS E PASSOS PARA UMA EDUCAÇÃO FILOSÓFICA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado do Rio Grande do Nortept_BR
Autor(es): dc.contributor.authorTEIXEIRA NETO, JOSÉ-
Autor(es): dc.contributor.authorMEDEIROS, JOILDO DUTRA-
Autor(es): dc.contributor.authorNOGUEIRA, SUEDSON RELVA-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-09-23T11:38:33Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-09-23T11:38:33Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-08-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://periodicos.ufpb.br/index.php/problemata/article/view/67248/38127-
identificador: dc.identifier.otherArtigo: O MESTRE IGNORANTEDE JACQUES RANCIÈRE:PRINCÍPIOS E PASSOS PARA UMA EDUCAÇÃO FILOSÓFICApt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/738397-
Resumo: dc.description.abstractO texto é uma composição de pesquisas desenvolvidas na graduação e no Mestrado Profissional em Filosofia (PROF-FILO/UERN) e pergunta se seria possível sugerir alguns “exercícios emancipatórios” para uma aprendizagem da filosofia a partir do Mestre Ignorantede Jacques Rancière (2011), quer dizer, compor “exercícios de pensamento” que provoquem o estudante a tomar consciência da própria capacidade intelectual. O texto se divide em dois momentos, no primeiro, indica os “princípios” para uma educação filosófica e, no segundo, apresenta quatro exercícios. Por fim, conclui que nos exercícios, o professor e os estudantes teriam a oportunidade de pensar e colocar em prática uma aprendizagem em que cada um se põe como alguém que é capaz de se aventurar intelectualmente e que o mestre deve sempre querer ouvir o estudante, não para interrogá-lo, mas, para verificar a igualdade e desdobrar a emancipação.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent353kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectExercícios; Aprendizagem; Filosofia.pt_BR
Título: dc.titleO MESTRE IGNORANTEDE JACQUES RANCIÈRE: PRINCÍPIOS E PASSOS PARA UMA EDUCAÇÃO FILOSÓFICApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Filosofiapt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFilo

Não existem arquivos associados a este item.

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons