Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado do Rio Grande do Norte | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | TEIXEIRA NETO, JOSÉ | - |
Autor(es): dc.contributor.author | MEDEIROS, JOILDO DUTRA | - |
Autor(es): dc.contributor.author | NOGUEIRA, SUEDSON RELVA | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-09-23T11:38:33Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-09-23T11:38:33Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-08 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://periodicos.ufpb.br/index.php/problemata/article/view/67248/38127 | - |
identificador: dc.identifier.other | Artigo: O MESTRE IGNORANTEDE JACQUES RANCIÈRE:PRINCÍPIOS E PASSOS PARA UMA EDUCAÇÃO FILOSÓFICA | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/738397 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O texto é uma composição de pesquisas desenvolvidas na graduação e no Mestrado Profissional em Filosofia (PROF-FILO/UERN) e pergunta se seria possível sugerir alguns “exercícios emancipatórios” para uma aprendizagem da filosofia a partir do Mestre Ignorantede Jacques Rancière (2011), quer dizer, compor “exercícios de pensamento” que provoquem o estudante a tomar consciência da própria capacidade intelectual. O texto se divide em dois momentos, no primeiro, indica os “princípios” para uma educação filosófica e, no segundo, apresenta quatro exercícios. Por fim, conclui que nos exercícios, o professor e os estudantes teriam a oportunidade de pensar e colocar em prática uma aprendizagem em que cada um se põe como alguém que é capaz de se aventurar intelectualmente e que o mestre deve sempre querer ouvir o estudante, não para interrogá-lo, mas, para verificar a igualdade e desdobrar a emancipação. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 353kb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Exercícios; Aprendizagem; Filosofia. | pt_BR |
Título: dc.title | O MESTRE IGNORANTEDE JACQUES RANCIÈRE: PRINCÍPIOS E PASSOS PARA UMA EDUCAÇÃO FILOSÓFICA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Filosofia | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFilo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons