O estudo de gênero na Base Nacional Comum Curricular de História e no Currículo da Rede Estadual Paranaense

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUEPGpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorRosa, Priscielli do Carmo Rozo Cerdeira da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-09-20T18:14:24Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-09-20T18:14:24Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-05-24-
identificador: dc.identifier.otherO estudo de gênero na Base Nacional Comum Curricular de História e no Currículo da Rede Estadual Paranaensept_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/738267-
Resumo: dc.description.abstractO estudo sobre currículo e ensino de História no Brasil demonstra que há uma lacuna nos documentos oficiais e materiais didáticos disponíveis no que diz respeito à abordagem de gênero, o respeito à diversidade, o combate à violência contra a mulher e a luta por igualdade de direitos. Dessa forma, objetivou-se produzir material didático para o ensino de História, a partir da categoria analítica de gênero. Seus objetivos específicos envolvem discutir as teorias curriculares; discutir os documentos curriculares nacional e estadual, a BNCC e o CREP, respectivamente; discutir a relação entre currículo e ensino de História; e realizar uma discussão crítica acerca de aspectos político-ideológicos do currículo e de documentos curriculares. Empreendeu-se uma pesquisa qualitativa, baseada no referencial bibliográfico, leitura, reflexão e desenvolvimento de material didático para o ensino de História, orientando- se pelo trabalho de gênero. Foram produzidos oito planos de aula, com seus materiais didáticos disponibilizados por este meio e para acesso online. O material final, tanto nas discussões teóricas como nas propostas temáticas e planos de aula sobre mulheres e História disponibilizados acompanha as previsões documentais de conteúdo e enriquecem o repertório dos alunos e alunas. Reconfigura-se a memória histórica, iluminando outras histórias que, como averiguou-se, estão ocultas no currículo e no livro didático da escola pública paranaense hoje.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1.85pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCurrículopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectGêneropt_BR
Palavras-chave: dc.subjectBNCCpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCREPpt_BR
Título: dc.titleO estudo de gênero na Base Nacional Comum Curricular de História e no Currículo da Rede Estadual Paranaensept_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineHistóriapt_BR
Aparece nas coleções:Materiais ProfHistória