
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | UEPG | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Rosa, Priscielli do Carmo Rozo Cerdeira da | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-09-20T18:14:24Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-09-20T18:14:24Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-05-24 | - |
| identificador: dc.identifier.other | O estudo de gênero na Base Nacional Comum Curricular de História e no Currículo da Rede Estadual Paranaense | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/738267 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | O estudo sobre currículo e ensino de História no Brasil demonstra que há uma lacuna nos documentos oficiais e materiais didáticos disponíveis no que diz respeito à abordagem de gênero, o respeito à diversidade, o combate à violência contra a mulher e a luta por igualdade de direitos. Dessa forma, objetivou-se produzir material didático para o ensino de História, a partir da categoria analítica de gênero. Seus objetivos específicos envolvem discutir as teorias curriculares; discutir os documentos curriculares nacional e estadual, a BNCC e o CREP, respectivamente; discutir a relação entre currículo e ensino de História; e realizar uma discussão crítica acerca de aspectos político-ideológicos do currículo e de documentos curriculares. Empreendeu-se uma pesquisa qualitativa, baseada no referencial bibliográfico, leitura, reflexão e desenvolvimento de material didático para o ensino de História, orientando- se pelo trabalho de gênero. Foram produzidos oito planos de aula, com seus materiais didáticos disponibilizados por este meio e para acesso online. O material final, tanto nas discussões teóricas como nas propostas temáticas e planos de aula sobre mulheres e História disponibilizados acompanha as previsões documentais de conteúdo e enriquecem o repertório dos alunos e alunas. Reconfigura-se a memória histórica, iluminando outras histórias que, como averiguou-se, estão ocultas no currículo e no livro didático da escola pública paranaense hoje. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 1.85 | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Currículo | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Gênero | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | BNCC | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | CREP | pt_BR |
| Título: dc.title | O estudo de gênero na Base Nacional Comum Curricular de História e no Currículo da Rede Estadual Paranaense | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | História | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Materiais ProfHistória | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: