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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor.author | Cardoso, Aliffer Vanduir | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-09-12T19:38:24Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-09-12T19:38:24Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/737949 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este Produto Educacional em forma de atividades mediadas por um aplicativo apresenta, por meio de diferentes atividades, os resultados de uma investigação sobre prática com estudantes surdos, desenvolvida durante o Mestrado Profissional em Ensino na Educação Básica do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu do CEPAE/UFG, entre os anos de 2021 a 2023. Está dissertação tem por objetivo geral analisar atividades mediadas pelo aplicativo de comunicação digital para o ensino da Língua Portuguesa escrita para a população de surdos. Os objetivos específicos visam observar aspectos linguísticos da Libras e da Língua Portuguesa, investigar a ação educativa e a do sujeito, colher dados das atividades aplicadas para os participantes e compreender como se dá a aprendizagem da L2. Nessa busca, a indagação norteadora é como a aprendizagem da segunda língua de estudantes surdos contempla o uso de aplicativos? A metodologia tem abordagem descritiva, qualitativa, com a pesquisa-ação no grupo com sete participantes, com nomes fictícios para resguardar suas identidades. Dentre as fontes, Souza (2021) trata da L2 para o conhecimento, Selinker (2020) aborda a interlíngua, Bévort e Belloni (2009) respaldam a pesquisa-ação que aprimora o ensino-aprendizagem, Falkembach (1987) traz o diário de campo e suas reflexões. As potencialidades linguísticas pelas mídias são vistas no colhimento de atividades de indivíduos com surdez capazes de expressarem usando linguagens. As atividades didático-pedagógicas mediadas pelos aplicativos de comunicação digital colhem resultados da compreensão dos alunos e ajudam no aprendizado da Língua Portuguesa. Os resultados se dividem em duas fases: 1) análise dos perfis dos participantes com atividades que observam como eles percebem seu desenvolvimento e 2) mostra de atividades vistas como intervenção que tem papel fundamental de corroborar no entendimento da aquisição da língua-alvo. | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Aplicativos. Diário de campo. Libras. Mídia-educação. Pesquisa-ação | pt_BR |
Título: dc.title | O ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA COMO SEGUNDA LÍNGUA PARA SURDOS: CADERNO PEDAGÓGICO: Uso das tecnologias | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
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Produto Educacional.pdf | 1.6 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/737949/2/Produto Educacional.pdfDownload |
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