O ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA COMO SEGUNDA LÍNGUA PARA SURDOS: CADERNO PEDAGÓGICO: Uso das tecnologias

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Autor(es): dc.contributor.authorCardoso, Aliffer Vanduir-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-09-12T19:38:24Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-09-12T19:38:24Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/737949-
Resumo: dc.description.abstractEste Produto Educacional em forma de atividades mediadas por um aplicativo apresenta, por meio de diferentes atividades, os resultados de uma investigação sobre prática com estudantes surdos, desenvolvida durante o Mestrado Profissional em Ensino na Educação Básica do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu do CEPAE/UFG, entre os anos de 2021 a 2023. Está dissertação tem por objetivo geral analisar atividades mediadas pelo aplicativo de comunicação digital para o ensino da Língua Portuguesa escrita para a população de surdos. Os objetivos específicos visam observar aspectos linguísticos da Libras e da Língua Portuguesa, investigar a ação educativa e a do sujeito, colher dados das atividades aplicadas para os participantes e compreender como se dá a aprendizagem da L2. Nessa busca, a indagação norteadora é como a aprendizagem da segunda língua de estudantes surdos contempla o uso de aplicativos? A metodologia tem abordagem descritiva, qualitativa, com a pesquisa-ação no grupo com sete participantes, com nomes fictícios para resguardar suas identidades. Dentre as fontes, Souza (2021) trata da L2 para o conhecimento, Selinker (2020) aborda a interlíngua, Bévort e Belloni (2009) respaldam a pesquisa-ação que aprimora o ensino-aprendizagem, Falkembach (1987) traz o diário de campo e suas reflexões. As potencialidades linguísticas pelas mídias são vistas no colhimento de atividades de indivíduos com surdez capazes de expressarem usando linguagens. As atividades didático-pedagógicas mediadas pelos aplicativos de comunicação digital colhem resultados da compreensão dos alunos e ajudam no aprendizado da Língua Portuguesa. Os resultados se dividem em duas fases: 1) análise dos perfis dos participantes com atividades que observam como eles percebem seu desenvolvimento e 2) mostra de atividades vistas como intervenção que tem papel fundamental de corroborar no entendimento da aquisição da língua-alvo.pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectAplicativos. Diário de campo. Libras. Mídia-educação. Pesquisa-açãopt_BR
Título: dc.titleO ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA COMO SEGUNDA LÍNGUA PARA SURDOS: CADERNO PEDAGÓGICO: Uso das tecnologiaspt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
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