Aplicativo Click História: Compartilhamento de conteúdos de História voltados para Professores dos anos iniciais.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorBrito, Amanda Fernandes-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-09-04T17:00:57Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-09-04T17:00:57Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-07-
identificador: dc.identifier.otherDissertação Amanda Fernandes Britopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/737581-
Resumo: dc.description.abstractCom a inserção acelerada das tecnologias aos processos de ensino devido ao progresso avassalador da Covid-19, o trabalho do professor de História se tornou uma atividade bastante desafiadora. Este contexto, se tornou um marco para esta pesquisa. A partir das minhas inquietações, observações e vivências cotidianas experenciadas nesse período pandêmico que este estudo foi sendo delineado. O objetivo central é analisar a partir de fontes: documentais, audivisuais e bibliográficas a interelação entre ensino de história nos anos iniciais em Cuiabá e o uso das tecnologias digitais em tempos pandêmico. Orientaram a construção desta pesquisa, três questões problematizadoras : (I) Como o ensino de história para os anos iniciais são descritos nas propostas curriculares? (II) Como ensinar história nos anos iniciais utilizando somente ferramentas digitais? (III) Quais estratégias os professores adotaram para superar os desafios da mudança do ensino presencial para o ensino remoto? A metodologia desta pesquisa encontra-se em um limiar entre a história e educação entre a pesquisa bibliográfica e documental. A internet teve papel fundamental neste processo de deslocar os objetos de seu lugar atribuindo-lhes o estatuto de fontes. É importante lembrar que no momento da pandemia o que antes era evidenciado como a era digital se intensifica. Assim, foi imprescindível em todo o processo da pesquisa as “fontes históricas digitais” ou digitalizadas que foram selecionadas e acessadas por meio da internet. Para a análise bibliográfica utilizamos como referência as bases de dados Scielo, Periódicos da Capes, Banco de Dissertações do ProfHistória. No cenário pandêmico os professores, foram induzidos e compulsionados a desenvolver suas atividades pedagógicas mediados por tecnologias digitais. Assim, a busca e utilização de recursos educacionais digitais passaram a fazer parte do planejamento diário dos professores. Todavia, encontrar esses conteúdos na internet, nem sempre era tarefa simples. Na maioria das vezes dependia de pesquisas exaustivas (sites, canais, redes sociais), estudos e planejamento sobre o uso desses recursos. Para facilitar o acesso a esses produtos seria conveniente reuni-los em um único espaço. Desta forma, produzimos o aplicativo “Click História”, entendendo este ambiente virtual como um lugar acessível e gratuito para a publicação de recursos educacionais abertos em História, fomentando a produção e a disseminação de estratégias para o ensino de História integrado às tecnologias, com liberdade de uso, reúso e adaptação. Para a produção deste aplicativo contamos com a colaboração da Fapemat, que financiou a elaboração deste produto educacional.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2,30 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de História; Anos Iniciais; Diretrizes Curriculares; Click na História.pt_BR
Título: dc.titleAplicativo Click História: Compartilhamento de conteúdos de História voltados para Professores dos anos iniciais.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
Aparece nas coleções:Materiais ProfHistória


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons