Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor.author | Sepulvida, Felipe da Costa | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-09-01T19:07:33Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-09-01T19:07:33Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
identificador: dc.identifier.other | Capítulo de livro Felipe Sepulvida | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/737443 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A sociedade contemporânea demanda cada vez mais por uma educação que inclua o aluno num papel mais ativo no processo de ensino-aprendizagem. A escolha por modelos tradicionais de ensino, os quais estão baseados exclusivamente na transmissão dos conteúdos presentes nos livros didáticos, perpetuam o monólogo diante de uma plateia passiva, gerando continuamente discentes e docentes desmotivados ao longo do processo. Diante desse contexto, este trabalho de pesquisa foi aplicado, no primeiro semestre de 2022, em uma escola localizada no município de Seropédica – RJ, contando com a participação de dezoito alunos de uma turma da segunda série do Ensino Médio. O objetivo geral foi de investigar os benefícios gerados na utilização da metodologia ativa de aprendizagem de instrução por pares (Peer Instruction, PI) no ensino e resolução de problemas relacionados ao cálculo estequiométrico. Ferramentas tecnológicas e as mídias digitais como YouTube, WhatsApp e o aplicativo Plickers foram fundamentais para o desenvolvimento das atividades, colaborando para o maior engajamento e motivação dos estudantes. A pesquisa foi marcada pelos encontros presenciais com a realização de três aulas com foco principal na aplicação dos Testes Conceituais (TC) inerentes a metodologia de PI. A partir dos resultados obtidos e observações feitas durante as atividades, foi possível verificar um maior comprometimento e dedicação dos estudantes. Nos TC em que os alunos foram encaminhados para as discussões entre os pares, foi observado um aumento no percentual de acertos das questões, demonstrando um dos benefícios gerados no processo de aprendizagem com a implementação da metodologia. Destaca-se também o grande potencial da metodologia e a capacidade que a mesma apresenta de ser utilizada em vários segmentos da educação | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 3734 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | plickers | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | sala de aula invertida | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | metodologias alternativas | pt_BR |
Título: dc.title | USO DA INSTRUÇÃO POR PARES (PEER INSTRUCTION) COMO ALIADA PARA O ENSINO DE ESTEQUIOMETRIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DA APLICAÇÃO DA METODOLOGIA E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFQUI |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Capitulo de livro Felipe Sepulvida.pdf | 3,73 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/737443/1/Capitulo de livro Felipe Sepulvida.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: