USO DA INSTRUÇÃO POR PARES (PEER INSTRUCTION) COMO ALIADA PARA O ENSINO DE ESTEQUIOMETRIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DA APLICAÇÃO DA METODOLOGIA E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributor.authorSepulvida, Felipe da Costa-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-09-01T19:07:33Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-09-01T19:07:33Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-
identificador: dc.identifier.otherCapítulo de livro Felipe Sepulvidapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/737443-
Resumo: dc.description.abstractA sociedade contemporânea demanda cada vez mais por uma educação que inclua o aluno num papel mais ativo no processo de ensino-aprendizagem. A escolha por modelos tradicionais de ensino, os quais estão baseados exclusivamente na transmissão dos conteúdos presentes nos livros didáticos, perpetuam o monólogo diante de uma plateia passiva, gerando continuamente discentes e docentes desmotivados ao longo do processo. Diante desse contexto, este trabalho de pesquisa foi aplicado, no primeiro semestre de 2022, em uma escola localizada no município de Seropédica – RJ, contando com a participação de dezoito alunos de uma turma da segunda série do Ensino Médio. O objetivo geral foi de investigar os benefícios gerados na utilização da metodologia ativa de aprendizagem de instrução por pares (Peer Instruction, PI) no ensino e resolução de problemas relacionados ao cálculo estequiométrico. Ferramentas tecnológicas e as mídias digitais como YouTube, WhatsApp e o aplicativo Plickers foram fundamentais para o desenvolvimento das atividades, colaborando para o maior engajamento e motivação dos estudantes. A pesquisa foi marcada pelos encontros presenciais com a realização de três aulas com foco principal na aplicação dos Testes Conceituais (TC) inerentes a metodologia de PI. A partir dos resultados obtidos e observações feitas durante as atividades, foi possível verificar um maior comprometimento e dedicação dos estudantes. Nos TC em que os alunos foram encaminhados para as discussões entre os pares, foi observado um aumento no percentual de acertos das questões, demonstrando um dos benefícios gerados no processo de aprendizagem com a implementação da metodologia. Destaca-se também o grande potencial da metodologia e a capacidade que a mesma apresenta de ser utilizada em vários segmentos da educaçãopt_BR
Tamanho: dc.format.extent3734 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectplickerspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectsala de aula invertidapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectmetodologias alternativaspt_BR
Título: dc.titleUSO DA INSTRUÇÃO POR PARES (PEER INSTRUCTION) COMO ALIADA PARA O ENSINO DE ESTEQUIOMETRIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DA APLICAÇÃO DA METODOLOGIA E RESOLUÇÃO DE PROBLEMASpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFQUI