Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - Uern | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | DE FREITAS, MARCOS DANIEL ROSA | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-08-31T15:50:52Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-08-31T15:50:52Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-05-29 | - |
identificador: dc.identifier.other | ENSINO DE HISTÓRIA E LUGARES DE MEMÓRIA: A EDUCAÇÃO PATRIMONIAL NA FORMAÇÃO CIDADÃ EM MOSSORÓ/RN. | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/737401 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A Educação Patrimonial constitui-se em processos formativos que têm como foco o patrimônio cultural, apropriado socialmente como recurso para a compreensão sócio-histórica das referências culturais. Essa dissertação tem como objetivo analisar a relação entre Ensino de História e a Educação Patrimonial, dando ênfase a cidade de Mossoró/RN, buscando dessa maneira entender de que forma ambas possam contribuir para a conscientização histórica dos discentes, a partir do momento em que estes passem a serem vistos como agentes históricos de seu tempo por meio da problematização de lugares de memória e consequentemente promover o desenvolvimento da autonomia dos alunos dentro desse processo de ensino-aprendizagem. A fundamentação teórica desse trabalho baseia-se nas contribuições de Le Goff (2013), Certeau (2002), Freire (2004), Horta (1999), Barros (2013), Cerri (2011) entre outros. Nele são apontados alguns conceitos fundamentais para as áreas de Educação Patrimonial e Ensino de História, como por exemplo: Patrimônio, Memória, História Local, Lugares de Memória e Consciência Histórica. A partir disso, é abordada a importância que esses lugares possuem e suas respectivas potencialidades quando trabalhados pelo professor ao longo de suas práticas docentes no intuito de contribuir para a promoção de uma formação cidadã crítica, como orienta a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O trabalho é composto por quatro capítulos. O primeiro deles vem abordar sobre a Educação Patrimonial e sua integração com o saber escolar, analisando a memória enquanto objeto do Ensino de História para a construção de uma consciência crítica por parte dos discentes. O segundo capítulo enfatiza a história local como estratégia para o Ensino de História na construção de identidades, problematizando a construção de narrativas da história local de Mossoró a partir da Coleção Mossoroense, criação de monumentos e datas para a cidade. O terceiro capítulo busca apresentar um pouco da história de Mossoró a partir dessas narrativas construídas e que seguem sendo rememoradas e exaltadas anualmente por parte dos moradores e gestores. Por sua vez, o quarto capítulo dessa dissertação vem trazer uma proposta de produto pedagógico que possa ser desenvolvido e consequentemente utilizado por professores, alunos e visitantes da cidade. Uma cartilha que apresente os principais lugares de memória de cidade, apontando seus respectivos eventos históricos abordados, proporcionando visitas guiadas com uma melhor orientação, no intuito de propiciar momentos de problematização sobre esses espaços e narrativas presentes em cada um deles. Acredita-se que trabalhar com temáticas, que muitas vezes são discutidas somente em ambientes acadêmicos, com alunos da rede básica de forma adaptada e contextualizada, podendo inclusive, proporcionar esses momentos em outros ambientes de ensino, além da tradicional sala de aula, como por exemplo, nos lugares de memória existentes na cidade, possibilite uma diminuição da distância entre esses espaços, acarretando em uma aproximação entre a educação básica e a universidade, além de contribuir para a formação da consciência crítica por meio da problematização de narrativas que se fazem presentes em vários espaços, responsáveis pela construção de uma identidade local. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 2,55 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Patrimonial | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | História Local | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Lugares de Memória | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Consciência crítica | pt_BR |
Título: dc.title | ENSINO DE HISTÓRIA E LUGARES DE MEMÓRIA: A EDUCAÇÃO PATRIMONIAL NA FORMAÇÃO CIDADÃ EM MOSSORÓ/RN. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História - Profhistória | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | DISSERTAÇÃO/TESE | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais ProfHistória |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons