ENSINO DE HISTÓRIA E LUGARES DE MEMÓRIA: A EDUCAÇÃO PATRIMONIAL NA FORMAÇÃO CIDADÃ EM MOSSORÓ/RN.

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Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado do Rio Grande do Norte - Uernpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorDE FREITAS, MARCOS DANIEL ROSA-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-08-31T15:50:52Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-08-31T15:50:52Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-05-29-
identificador: dc.identifier.otherENSINO DE HISTÓRIA E LUGARES DE MEMÓRIA: A EDUCAÇÃO PATRIMONIAL NA FORMAÇÃO CIDADÃ EM MOSSORÓ/RN.pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/737401-
Resumo: dc.description.abstractA Educação Patrimonial constitui-se em processos formativos que têm como foco o patrimônio cultural, apropriado socialmente como recurso para a compreensão sócio-histórica das referências culturais. Essa dissertação tem como objetivo analisar a relação entre Ensino de História e a Educação Patrimonial, dando ênfase a cidade de Mossoró/RN, buscando dessa maneira entender de que forma ambas possam contribuir para a conscientização histórica dos discentes, a partir do momento em que estes passem a serem vistos como agentes históricos de seu tempo por meio da problematização de lugares de memória e consequentemente promover o desenvolvimento da autonomia dos alunos dentro desse processo de ensino-aprendizagem. A fundamentação teórica desse trabalho baseia-se nas contribuições de Le Goff (2013), Certeau (2002), Freire (2004), Horta (1999), Barros (2013), Cerri (2011) entre outros. Nele são apontados alguns conceitos fundamentais para as áreas de Educação Patrimonial e Ensino de História, como por exemplo: Patrimônio, Memória, História Local, Lugares de Memória e Consciência Histórica. A partir disso, é abordada a importância que esses lugares possuem e suas respectivas potencialidades quando trabalhados pelo professor ao longo de suas práticas docentes no intuito de contribuir para a promoção de uma formação cidadã crítica, como orienta a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O trabalho é composto por quatro capítulos. O primeiro deles vem abordar sobre a Educação Patrimonial e sua integração com o saber escolar, analisando a memória enquanto objeto do Ensino de História para a construção de uma consciência crítica por parte dos discentes. O segundo capítulo enfatiza a história local como estratégia para o Ensino de História na construção de identidades, problematizando a construção de narrativas da história local de Mossoró a partir da Coleção Mossoroense, criação de monumentos e datas para a cidade. O terceiro capítulo busca apresentar um pouco da história de Mossoró a partir dessas narrativas construídas e que seguem sendo rememoradas e exaltadas anualmente por parte dos moradores e gestores. Por sua vez, o quarto capítulo dessa dissertação vem trazer uma proposta de produto pedagógico que possa ser desenvolvido e consequentemente utilizado por professores, alunos e visitantes da cidade. Uma cartilha que apresente os principais lugares de memória de cidade, apontando seus respectivos eventos históricos abordados, proporcionando visitas guiadas com uma melhor orientação, no intuito de propiciar momentos de problematização sobre esses espaços e narrativas presentes em cada um deles. Acredita-se que trabalhar com temáticas, que muitas vezes são discutidas somente em ambientes acadêmicos, com alunos da rede básica de forma adaptada e contextualizada, podendo inclusive, proporcionar esses momentos em outros ambientes de ensino, além da tradicional sala de aula, como por exemplo, nos lugares de memória existentes na cidade, possibilite uma diminuição da distância entre esses espaços, acarretando em uma aproximação entre a educação básica e a universidade, além de contribuir para a formação da consciência crítica por meio da problematização de narrativas que se fazem presentes em vários espaços, responsáveis pela construção de uma identidade local.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2,55 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação Patrimonialpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectHistória Localpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectLugares de Memóriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectConsciência críticapt_BR
Título: dc.titleENSINO DE HISTÓRIA E LUGARES DE MEMÓRIA: A EDUCAÇÃO PATRIMONIAL NA FORMAÇÃO CIDADÃ EM MOSSORÓ/RN.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de História - Profhistóriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDISSERTAÇÃO/TESEpt_BR
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