O ENSINO DE FILOSOFIA E O CONCEITO DE BILDUNG (FORMAÇÃO) EM NIETZSCHE: UM CAMINHO PARA “TORNAR-SE O QUE SE É”

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Cearápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorMatias, Pierre-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-08-27T16:52:35Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-08-27T16:52:35Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-
identificador: dc.identifier.other2023_dis_pwpmatiaspt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/737222-
Resumo: dc.description.abstractEste trabalho de mestrado se destina a explorar um ensino de filosofia a partir da ideia de Bildung (Formação) no pensamento do filósofo alemão Friedrich Nietzsche. O conceito de Bildung na perspectiva nietzschiana está vinculado a uma concepção de formação que tem como foco o processo de “tornar-se o que se é”. Constitui-se como problematização desse trabalho a questão da imagem de si, isto é, a problematização do referente coletivo e individual na construção da própria identidade pelos estudantes. Ao basear-se nas ideias de Nietzsche, busca-se explorar uma perspectiva de formação decorrente do trabalho com a filosofia que valorize a liberdade e autonomia dos jovens no processo de configuração da própria identidade. A proposta é que os alunos sejam incentivados a refletir sobre suas experiências, paixões, perspectivas e projeto de vida a partir de sua própria singularidade, utilizando conceitos filosóficos nietzschianos como ferramentas para a autorreflexão e o autoconhecimento, como possibilidade de uma experiência mais profunda e significativa consigo mesmos, em busca de desenvolver um senso autêntico de identidade. Para isso é proposta uma oficina filosófica dirigida para a autoformação do indivíduo como recurso metodológico para promover um ensino de filosofia no qual os estudos e práticas operam como atividade de formação, e esta como autorreflexão e autoconhecimento em busca de “tornar-se o que se é”. A pesquisa é conduzida através de estudos de caráter bibliográfico e exploratório, como forma de tratar da temática da importância da disciplina de Filosofia no processo de formação dos alunos e alunas na educação básica, especialmente na etapa do Ensino Médio. O objetivo principal é investigar como a aplicação da ideia de Bildung na óptica nietzschiana pode enriquecer o ensino-aprendizagem da filosofia, promovendo uma reflexão em torno da contribuição educativa da filosofia no processo de construção da identidade dos adolescentes, considerada como questão pessoal e, ao mesmo tempo, como questão que concerne a todos, e que não ocorre sem questionamentos, hesitações e perplexidades nesse período da vida. Espera-se que este trabalho possa contribuir para a discussão em torno do aprimoramento das práticas de ensino de filosofia, bem como abrir novos horizontes aos professores na reflexão e articulação da própria maneira de ensinar, de instigar o estudo e aprendizado dos educandos na área do conhecimento filosófico.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1,58 Mbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectensino de filosofiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectbildungpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectNietzschept_BR
Palavras-chave: dc.subjectidentidadept_BR
Palavras-chave: dc.subjecttornar-se o que se épt_BR
Palavras-chave: dc.subjectoficina filosóficapt_BR
Título: dc.titleO ENSINO DE FILOSOFIA E O CONCEITO DE BILDUNG (FORMAÇÃO) EM NIETZSCHE: UM CAMINHO PARA “TORNAR-SE O QUE SE É”pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Filosofiapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
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