Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Ceará | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Matias, Pierre | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-08-27T16:52:35Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-08-27T16:52:35Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
identificador: dc.identifier.other | 2023_dis_pwpmatias | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/737222 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este trabalho de mestrado se destina a explorar um ensino de filosofia a partir da ideia de Bildung (Formação) no pensamento do filósofo alemão Friedrich Nietzsche. O conceito de Bildung na perspectiva nietzschiana está vinculado a uma concepção de formação que tem como foco o processo de “tornar-se o que se é”. Constitui-se como problematização desse trabalho a questão da imagem de si, isto é, a problematização do referente coletivo e individual na construção da própria identidade pelos estudantes. Ao basear-se nas ideias de Nietzsche, busca-se explorar uma perspectiva de formação decorrente do trabalho com a filosofia que valorize a liberdade e autonomia dos jovens no processo de configuração da própria identidade. A proposta é que os alunos sejam incentivados a refletir sobre suas experiências, paixões, perspectivas e projeto de vida a partir de sua própria singularidade, utilizando conceitos filosóficos nietzschianos como ferramentas para a autorreflexão e o autoconhecimento, como possibilidade de uma experiência mais profunda e significativa consigo mesmos, em busca de desenvolver um senso autêntico de identidade. Para isso é proposta uma oficina filosófica dirigida para a autoformação do indivíduo como recurso metodológico para promover um ensino de filosofia no qual os estudos e práticas operam como atividade de formação, e esta como autorreflexão e autoconhecimento em busca de “tornar-se o que se é”. A pesquisa é conduzida através de estudos de caráter bibliográfico e exploratório, como forma de tratar da temática da importância da disciplina de Filosofia no processo de formação dos alunos e alunas na educação básica, especialmente na etapa do Ensino Médio. O objetivo principal é investigar como a aplicação da ideia de Bildung na óptica nietzschiana pode enriquecer o ensino-aprendizagem da filosofia, promovendo uma reflexão em torno da contribuição educativa da filosofia no processo de construção da identidade dos adolescentes, considerada como questão pessoal e, ao mesmo tempo, como questão que concerne a todos, e que não ocorre sem questionamentos, hesitações e perplexidades nesse período da vida. Espera-se que este trabalho possa contribuir para a discussão em torno do aprimoramento das práticas de ensino de filosofia, bem como abrir novos horizontes aos professores na reflexão e articulação da própria maneira de ensinar, de instigar o estudo e aprendizado dos educandos na área do conhecimento filosófico. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1,58 Mb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | ensino de filosofia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | bildung | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Nietzsche | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | identidade | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | tornar-se o que se é | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | oficina filosófica | pt_BR |
Título: dc.title | O ENSINO DE FILOSOFIA E O CONCEITO DE BILDUNG (FORMAÇÃO) EM NIETZSCHE: UM CAMINHO PARA “TORNAR-SE O QUE SE É” | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Filosofia | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFilo |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
2023_dis_pwpmatias.pdf | 1,63 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/737222/2/2023_dis_pwpmatias.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons