O ENSINO DE FILOSOFIA EM ESCOLA DE MASSA: O CAFÉ FILOSÓFICO ENQUANTO ESPAÇO DE EXPERIÊNCIA FORMATIVA E DE RESISTÊNCIA

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Cearápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorMendonça, Jefferson-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-08-27T16:47:05Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-08-27T16:47:05Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-
identificador: dc.identifier.other2023_dis_jjmendonçapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/737221-
Resumo: dc.description.abstractEsta dissertação de mestrado considera a atividade realizada na escola de massa chamado Café Filosófico como uma metodologia de ensino filosófico, que tem no seu desenvolvimento a intenção de criar espaços de formação filosófica como processo de aprendizagem que dialoguem com os educandos, seus saberes e suas vivências. O foco da pesquisa é o ensino de filosofia em escola de massa: o café filosófico enquanto espaço de experiência formativa e de resistência, buscando efetivar um ensino contextualizado e significativo. Para este fim, a metodologia da pesquisa parte de uma análise bibliográfica das obras de Adorno (1985; 1995; 2010; 2020), no sentido do ensino de filosofia para a emancipação do educando; as obras de Freire (1987; 1989; 1996) na ótica de uma educação libertadora; a obra de Rodrigo (2013) na busca pelo entendimento do que é uma escola de massa, nas dificuldades e nos desafios desta modalidade de escola, sobre os conceitos e a história da filosofia, das atividades a serem pensadas e implementadas no ensino de filosofia, se diferenciando das didáticas ou dos métodos solidificados em manuais que não se relacionam com o educando e a sua realidade; e também as obras de Gallo (1994) e Cerletti (2009) como metodologia de ação para a construção de um local filosófico de sensibilidades, tensões e debates. Esta pesquisa é de cunho qualitativo, considerando as obras supracitadas, bem como a aplicação de questionários avaliando o Café Filosófico na formação de 25 estudantes das escolas da rede estadual de ensino distribuídas entre Paracuru/CE e Paraipaba/CE: EEM Profa. Maria Luiza Sabóia Ribeiro (5), EEEP Flávio Gomes Granjeiro (14) e EEEP Profa. Abigail Sampaio (6). Sendo usada a técnica do grupo focal em forma de oficinas, oportunizando um ambiente de investigação filosófica no qual os estudantes foram estimulados à leitura de textos clássicos da filosofia, à sua conexão com os contextos de sua realidade e trabalhando a escrita de forma argumentativa, científica e filosófica. O processo de desenvolvimento desta dissertação tem como problemática a pergunta: é possível a criação de espaços formativos para o ensino de filosofia de maneira filosófica em escola de massa? Partindo dessa questão, o projeto é implementado na escola desde a sua exposição e o convite para participação até a sua culminância. O Café Filosófico é, portanto, uma proposta de atividade formativa que oportuniza a criatividade dos educandos para buscarem a emancipação.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1,2 Mbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectensino filosóficopt_BR
Palavras-chave: dc.subjecteducação libertadorapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectcafé filosóficopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectexperiência formativapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectemancipaçãopt_BR
Título: dc.titleO ENSINO DE FILOSOFIA EM ESCOLA DE MASSA: O CAFÉ FILOSÓFICO ENQUANTO ESPAÇO DE EXPERIÊNCIA FORMATIVA E DE RESISTÊNCIApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Filosofiapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
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