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| Metadados | Descrição | Idioma | 
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Ceará | pt_BR | 
| Autor(es): dc.contributor.author | Mendonça, Jefferson | - | 
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-08-27T16:47:05Z | - | 
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-08-27T16:47:05Z | - | 
| Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - | 
| identificador: dc.identifier.other | 2023_dis_jjmendonça | pt_BR | 
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/737221 | - | 
| Resumo: dc.description.abstract | Esta dissertação de mestrado considera a atividade realizada na escola de massa chamado Café Filosófico como uma metodologia de ensino filosófico, que tem no seu desenvolvimento a intenção de criar espaços de formação filosófica como processo de aprendizagem que dialoguem com os educandos, seus saberes e suas vivências. O foco da pesquisa é o ensino de filosofia em escola de massa: o café filosófico enquanto espaço de experiência formativa e de resistência, buscando efetivar um ensino contextualizado e significativo. Para este fim, a metodologia da pesquisa parte de uma análise bibliográfica das obras de Adorno (1985; 1995; 2010; 2020), no sentido do ensino de filosofia para a emancipação do educando; as obras de Freire (1987; 1989; 1996) na ótica de uma educação libertadora; a obra de Rodrigo (2013) na busca pelo entendimento do que é uma escola de massa, nas dificuldades e nos desafios desta modalidade de escola, sobre os conceitos e a história da filosofia, das atividades a serem pensadas e implementadas no ensino de filosofia, se diferenciando das didáticas ou dos métodos solidificados em manuais que não se relacionam com o educando e a sua realidade; e também as obras de Gallo (1994) e Cerletti (2009) como metodologia de ação para a construção de um local filosófico de sensibilidades, tensões e debates. Esta pesquisa é de cunho qualitativo, considerando as obras supracitadas, bem como a aplicação de questionários avaliando o Café Filosófico na formação de 25 estudantes das escolas da rede estadual de ensino distribuídas entre Paracuru/CE e Paraipaba/CE: EEM Profa. Maria Luiza Sabóia Ribeiro (5), EEEP Flávio Gomes Granjeiro (14) e EEEP Profa. Abigail Sampaio (6). Sendo usada a técnica do grupo focal em forma de oficinas, oportunizando um ambiente de investigação filosófica no qual os estudantes foram estimulados à leitura de textos clássicos da filosofia, à sua conexão com os contextos de sua realidade e trabalhando a escrita de forma argumentativa, científica e filosófica. O processo de desenvolvimento desta dissertação tem como problemática a pergunta: é possível a criação de espaços formativos para o ensino de filosofia de maneira filosófica em escola de massa? Partindo dessa questão, o projeto é implementado na escola desde a sua exposição e o convite para participação até a sua culminância. O Café Filosófico é, portanto, uma proposta de atividade formativa que oportuniza a criatividade dos educandos para buscarem a emancipação. | pt_BR | 
| Tamanho: dc.format.extent | 1,2 Mb | pt_BR | 
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR | 
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * | 
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * | 
| Palavras-chave: dc.subject | ensino filosófico | pt_BR | 
| Palavras-chave: dc.subject | educação libertadora | pt_BR | 
| Palavras-chave: dc.subject | café filosófico | pt_BR | 
| Palavras-chave: dc.subject | experiência formativa | pt_BR | 
| Palavras-chave: dc.subject | emancipação | pt_BR | 
| Título: dc.title | O ENSINO DE FILOSOFIA EM ESCOLA DE MASSA: O CAFÉ FILOSÓFICO ENQUANTO ESPAÇO DE EXPERIÊNCIA FORMATIVA E DE RESISTÊNCIA | pt_BR | 
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR | 
| Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Filosofia | pt_BR | 
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR | 
| Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR | 
| Aparece nas coleções: | Materiais PROF-Filo | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| 2023_dis_jjmendonça.pdf | 1,05 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/737221/2/2023_dis_jjmendonça.pdfDownload | 
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