Educação Indígena: formação continuada para professores da Escola Municipal Tritopá visando fortalecer a ancestralidade dos alunos e a Identidade Indígena Xavante

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorEditora MultiAtualpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorGuimarães, Ueudison Alves-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-08-23T13:48:15Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-08-23T13:48:15Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-08-23-
identificador: dc.identifier.otherEducação Indígena formação digitalpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/737117-
Resumo: dc.description.abstractFoi objetivo dessa dissertação propor uma formação continuada para professores da Escola Municipal Tritopá com o intuito de fortalecer a ancestralidade dos alunos e a identidade indígena Xavante. Em relação à metodologia, inicialmente foi realizada uma pesquisa para elaboração da fundamentação teórica, fazendo a busca dentro da base de dados Scielo, Lilacs e Google acadêmico. Posteriormente foi aplicado uma entrevista semiestruturada com 20 (vinte) professores da Escola Municipal Tritopá. Como resultados notou-se que na escola, os professores trabalham a ancestralidade no desenvolvimento do currículo para que os alunos não percam a linguagem materna, e na escola o ensinamento do aluno é voltado para a preservação da cultura, costumes e tradições da comunidade, mas os professores também disseram que precisam de formação continuada e que esses programas formativos ainda são escassos. Mediante a esse cenário, propôs-se a realização de um seminário, que foi intitulado “A incorporação do conhecimento indígena na Escola Municipal Tritopá”. O objetivo do seminário é instrumentalizar os professores para realizarem uma intervenção educacional intercultural, por intermédio da incorporação do conhecimento educacional indígena no currículo escolar, para construir um diálogo intercultural entre o conhecimento educacional indígena e escolar. Concluiu-se que a formação docente deve percorrer o longo caminho que a educação indígena vem perfazendo em sua jornada para se tornar uma educação que reconhece e expressa as culturas que representa. Essa formação é de suma importância, pois os professores são influenciadores e formadores de opinião, e são agentes de grande importância na perpetuação dos valores indígenas. A formação de professores para a educação dos povos indígenas é uma necessidade premente que deve ir além do discurso da interculturalidade e atender aos aspectos substantivos relacionados às condições em que essas práticas devem ser desenvolvidas.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2929pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação Indígenapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFormação Continuadapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTritopápt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAncestralidadept_BR
Palavras-chave: dc.subjectIdentidade Indígena Xavantept_BR
Título: dc.titleEducação Indígena: formação continuada para professores da Escola Municipal Tritopá visando fortalecer a ancestralidade dos alunos e a Identidade Indígena Xavantept_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseGrupo MultiAtual Educacionalpt_BR
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