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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Editora MultiAtual | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Guimarães, Ueudison Alves | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-08-23T13:48:15Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-08-23T13:48:15Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-08-23 | - |
identificador: dc.identifier.other | Educação Indígena formação digital | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/737117 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Foi objetivo dessa dissertação propor uma formação continuada para professores da Escola Municipal Tritopá com o intuito de fortalecer a ancestralidade dos alunos e a identidade indígena Xavante. Em relação à metodologia, inicialmente foi realizada uma pesquisa para elaboração da fundamentação teórica, fazendo a busca dentro da base de dados Scielo, Lilacs e Google acadêmico. Posteriormente foi aplicado uma entrevista semiestruturada com 20 (vinte) professores da Escola Municipal Tritopá. Como resultados notou-se que na escola, os professores trabalham a ancestralidade no desenvolvimento do currículo para que os alunos não percam a linguagem materna, e na escola o ensinamento do aluno é voltado para a preservação da cultura, costumes e tradições da comunidade, mas os professores também disseram que precisam de formação continuada e que esses programas formativos ainda são escassos. Mediante a esse cenário, propôs-se a realização de um seminário, que foi intitulado “A incorporação do conhecimento indígena na Escola Municipal Tritopá”. O objetivo do seminário é instrumentalizar os professores para realizarem uma intervenção educacional intercultural, por intermédio da incorporação do conhecimento educacional indígena no currículo escolar, para construir um diálogo intercultural entre o conhecimento educacional indígena e escolar. Concluiu-se que a formação docente deve percorrer o longo caminho que a educação indígena vem perfazendo em sua jornada para se tornar uma educação que reconhece e expressa as culturas que representa. Essa formação é de suma importância, pois os professores são influenciadores e formadores de opinião, e são agentes de grande importância na perpetuação dos valores indígenas. A formação de professores para a educação dos povos indígenas é uma necessidade premente que deve ir além do discurso da interculturalidade e atender aos aspectos substantivos relacionados às condições em que essas práticas devem ser desenvolvidas. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 2929 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Indígena | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Formação Continuada | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Tritopá | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ancestralidade | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Identidade Indígena Xavante | pt_BR |
Título: dc.title | Educação Indígena: formação continuada para professores da Escola Municipal Tritopá visando fortalecer a ancestralidade dos alunos e a Identidade Indígena Xavante | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Grupo MultiAtual Educacional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
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Educação Indígena formação digital.pdf | 2,93 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/737117/2/Educação Indígena formação digital.pdfDownload |
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