Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Pará (UFPA) | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Rodrigues, Dayane Damacena | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-08-23T13:20:09Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-08-23T13:20:09Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
identificador: dc.identifier.other | DayaneRodrigues_DissertaçãoFinal | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/737097 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este trabalho tem como objetivo fazer uma reflexão sobre a prática docente em uma escola da rede privada no município de Abaetetuba-PA. Essa reflexão mobilizou-nos a entender a importância de fazer com que o ensino nas escolas seja, não um mero instrumento de “repassar conteúdo”, mas, sim, um ambiente propício para formar cidadãos participativos, críticos e reflexivos sobre o seu papel na sociedade. A pesquisa também analisou e investigou de que forma o projeto escolar “As margens do Maratauíra: formação e desenvolvimento do município de Abaetetuba”, influenciou na vida dos alunos da instituição no que tange à ideia de que este é parte fundamental na construção e produção do conhecimento, mostrando ainda a realidade do ensino em tempos de pandemia. Como produto foi elaborado uma revista digital a partir das experiências discentes e docentes que estiveram envoltas no projeto escolar, disponibilizando recursos didáticos sobre História Local, experiências e propostas para um ensino para dentro e fora do espaço escolar, proporcionando uma reflexão do quão plural é a realidade dos nossos alunos e compreender que para faze-los partícipes da história, de ser enxergar nas aulas é preciso também entender essa pluralidade. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 11,6 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | ProfHistoria; Ensino de História; Prática Docente; História Local; Consciência Histórica; Protagonismo Discente. | pt_BR |
Título: dc.title | Às margens do Maratauíra: (re)pensando a prática docente a partir da vivência de alunos e professores do Colégio Engels em Abaetetuba-PA. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
DayaneRodrigues_DissertaçãoFinal.pdf | 11,91 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/737097/2/DayaneRodrigues_DissertaçãoFinal.pdfDownload | |
Produto Didático_DayaneRodrigues.pdf | 8,49 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/737097/3/Produto Didático_DayaneRodrigues.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons