Às margens do Maratauíra: (re)pensando a prática docente a partir da vivência de alunos e professores do Colégio Engels em Abaetetuba-PA.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Pará (UFPA)pt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorRodrigues, Dayane Damacena-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-08-23T13:20:09Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-08-23T13:20:09Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-
identificador: dc.identifier.otherDayaneRodrigues_DissertaçãoFinalpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/737097-
Resumo: dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo fazer uma reflexão sobre a prática docente em uma escola da rede privada no município de Abaetetuba-PA. Essa reflexão mobilizou-nos a entender a importância de fazer com que o ensino nas escolas seja, não um mero instrumento de “repassar conteúdo”, mas, sim, um ambiente propício para formar cidadãos participativos, críticos e reflexivos sobre o seu papel na sociedade. A pesquisa também analisou e investigou de que forma o projeto escolar “As margens do Maratauíra: formação e desenvolvimento do município de Abaetetuba”, influenciou na vida dos alunos da instituição no que tange à ideia de que este é parte fundamental na construção e produção do conhecimento, mostrando ainda a realidade do ensino em tempos de pandemia. Como produto foi elaborado uma revista digital a partir das experiências discentes e docentes que estiveram envoltas no projeto escolar, disponibilizando recursos didáticos sobre História Local, experiências e propostas para um ensino para dentro e fora do espaço escolar, proporcionando uma reflexão do quão plural é a realidade dos nossos alunos e compreender que para faze-los partícipes da história, de ser enxergar nas aulas é preciso também entender essa pluralidade.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent11,6 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectProfHistoria; Ensino de História; Prática Docente; História Local; Consciência Histórica; Protagonismo Discente.pt_BR
Título: dc.titleÀs margens do Maratauíra: (re)pensando a prática docente a partir da vivência de alunos e professores do Colégio Engels em Abaetetuba-PA.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons