Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | BORMIO, GISELE FERREIRA DE PAIVA | - |
Autor(es): dc.contributor.author | MANZONI, ROSA MARIA | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-08-21T21:13:57Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-08-21T21:13:57Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-03-15 | - |
identificador: dc.identifier.other | Sequência Didática | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/736984 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este caderno de atividades é resultado de uma pesquisa de mestrado profissional, desenvolvida no programa de Docência para a Educação Básica da Unesp de Bauru. O material segue o procedimento das Sequências Didáticas (Dolz, Noverraz, Schneuwly, 2004) e pode ser usado como recurso didático para o Ensino Médio, tanto em aulas de Língua Portuguesa como em projetos afins, que envolvam Linguagens e suas Tecnologias e o campo de atuação artístico-literário da BNCC. Com o propósito de promover e acompanhar a ampliação das Capacidades de Linguagem, inscreve-se no referencial teórico-metodológico do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD) de BRONCKART (1999); nos estudos da Pedagogia dos Multiletramentos de Kalantzis; Cope e Pinheiro (2020), na psicologia da aprendizagem e no conceito de zona de desenvolvimento proximal de Vygotsky (2009), na Engenharia Didática do ISD (DOLZ; SCHNEUWLY, 2004) e nos postulados bakhtinianos, sobretudo nos conceitos de dialogismo e polifonia ([1979]2003; [1929]2018) e de arquitetônica (Círculo de Bakhtin, MEDVIÉDEV/BAKHTIN, [1928]2012). Adotamos como eixo centralizador das atividades o trailer honesto, todavia as atividades envolvem as múltiplas semioses que constituem esse gênero (verbal, visual e sonora), abrangem, também, tanto a expressão da ironia acerca das inconsistências da obra cinematográfica, quanto a tomada de posição acerca de temas controversos da vida social referidas nos filmes. Pretendemos, assim, nos aproximar de alguns dos objetivos previstos na Base Nacional Comum Curricular (2018) para o estudante do Ensino Médio como “ampliar seu repertório cultural por meio de obras audiovisuais”, “apreender recursos de linguagem cinematográfica, figuras de linguagem e intertexto cinematográfico”, “desenvolver a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação”, “debater questões polêmicas de relevância social, encontradas nos assuntos dos filmes”, “aperfeiçoar a língua inglesa” bem como “criar, por meio de práticas multissemióticas, um texto multimodal com o objetivo de ironizar uma obra audiovisual”. Finalmente, como intuito de subsidiar a prática dos multiletramentos de modo consciente e expandir o repertório cultural, ao longo das tarefas, o leitor encontrará alguns instrumentos de avaliação para acompanhar os avanços e identificar as dificuldades, além da indicação de produções escritas, audiovisuais e de sites contendo a explicação de metodologias. Esperamos que o material seja proveitoso tanto para o professor quanto aos aprendizes. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1,75 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Semiótica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Semântica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Prática de Ensino | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Gênero Multimodal | pt_BR |
Título: dc.title | Contribuições do gênero trailer honesto para o ensino e aprendizagem de diferentes linguagens por meio das tecnologias digitais no Ensino Médio | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | outro | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós Graduação Docência para a Educação Básica | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Língua Portuguesa | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Sequência Didática.pdf | 1,8 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/736984/2/Sequência Didática.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons