Contribuições do gênero trailer honesto para o ensino e aprendizagem de diferentes linguagens por meio das tecnologias digitais no Ensino Médio

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"pt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorBORMIO, GISELE FERREIRA DE PAIVA-
Autor(es): dc.contributor.authorMANZONI, ROSA MARIA-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-08-21T21:13:57Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-08-21T21:13:57Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-03-15-
identificador: dc.identifier.otherSequência Didáticapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/736984-
Resumo: dc.description.abstractEste caderno de atividades é resultado de uma pesquisa de mestrado profissional, desenvolvida no programa de Docência para a Educação Básica da Unesp de Bauru. O material segue o procedimento das Sequências Didáticas (Dolz, Noverraz, Schneuwly, 2004) e pode ser usado como recurso didático para o Ensino Médio, tanto em aulas de Língua Portuguesa como em projetos afins, que envolvam Linguagens e suas Tecnologias e o campo de atuação artístico-literário da BNCC. Com o propósito de promover e acompanhar a ampliação das Capacidades de Linguagem, inscreve-se no referencial teórico-metodológico do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD) de BRONCKART (1999); nos estudos da Pedagogia dos Multiletramentos de Kalantzis; Cope e Pinheiro (2020), na psicologia da aprendizagem e no conceito de zona de desenvolvimento proximal de Vygotsky (2009), na Engenharia Didática do ISD (DOLZ; SCHNEUWLY, 2004) e nos postulados bakhtinianos, sobretudo nos conceitos de dialogismo e polifonia ([1979]2003; [1929]2018) e de arquitetônica (Círculo de Bakhtin, MEDVIÉDEV/BAKHTIN, [1928]2012). Adotamos como eixo centralizador das atividades o trailer honesto, todavia as atividades envolvem as múltiplas semioses que constituem esse gênero (verbal, visual e sonora), abrangem, também, tanto a expressão da ironia acerca das inconsistências da obra cinematográfica, quanto a tomada de posição acerca de temas controversos da vida social referidas nos filmes. Pretendemos, assim, nos aproximar de alguns dos objetivos previstos na Base Nacional Comum Curricular (2018) para o estudante do Ensino Médio como “ampliar seu repertório cultural por meio de obras audiovisuais”, “apreender recursos de linguagem cinematográfica, figuras de linguagem e intertexto cinematográfico”, “desenvolver a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação”, “debater questões polêmicas de relevância social, encontradas nos assuntos dos filmes”, “aperfeiçoar a língua inglesa” bem como “criar, por meio de práticas multissemióticas, um texto multimodal com o objetivo de ironizar uma obra audiovisual”. Finalmente, como intuito de subsidiar a prática dos multiletramentos de modo consciente e expandir o repertório cultural, ao longo das tarefas, o leitor encontrará alguns instrumentos de avaliação para acompanhar os avanços e identificar as dificuldades, além da indicação de produções escritas, audiovisuais e de sites contendo a explicação de metodologias. Esperamos que o material seja proveitoso tanto para o professor quanto aos aprendizes.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1,75 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectSemióticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSemânticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPrática de Ensinopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectGênero Multimodalpt_BR
Título: dc.titleContribuições do gênero trailer honesto para o ensino e aprendizagem de diferentes linguagens por meio das tecnologias digitais no Ensino Médiopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeoutropt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós Graduação Docência para a Educação Básicapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineLíngua Portuguesapt_BR
Aparece nas coleções:Ensino


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons