Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Viçosa | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Marçal, Elaine de Oliveira | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Costa, Deyse Gomes da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-08-17T17:46:44Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-08-17T17:46:44Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-05-05 | - |
identificador: dc.identifier.other | Produto educacional | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/736769 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O ensino da eletroquímica nos modos tradicionais, comumente aborda uma série de assuntos tidos como complexos e distantes do contexto cotidiano dos alunos do ensino médio, portanto, faz-se necessária a utilização de alguns recursos didáticos atrativos para deixá-lo mais significativo. Devido às dificuldades encontradas no processo ensino-aprendizagem deste conteúdo, o presente trabalho foi elaborado com o objetivo de realizar uma revisão sistemática em artigos científicos que apresentam a experimentação como uma metodologia de ensino, afim de investigar as principais abordagens (demonstração, investigação e verificação), potencialidades e desafios encontrados no uso das práticas experimentais. A seleção da literatura foi realizada através da plataforma Google Scholar® com as seguintes palavras: experimentação e eletroquímica. As análises foram realizadas pelo Meta-modelo de Análise e Exploração do Conhecimento Científico® (MAECC®). O resultado do estudo serviu de embasamento para desenvolver uma sequência didática, composta de roteiros para aulas práticas, que podem auxiliar o professor em suas aulas de química. Alguns destes roteiros, fundamentado nas teorias pedagógicas de Montessori que defende a utilização de materiais concretos para auxiliar no processo de aprendizado, foram estruturados para permitir que o aluno execute os experimentos individualmente ou em grupo. Para estes roteiros foram elaborados procedimentos, passo a passo, que serviram para a construção de um kit experimental, com materiais de fácil acesso. Mediante análise documental e aplicação piloto, pode-se concluir que a experimentação é uma ferramenta eficaz para a compreensão de fenômenos que a eletroquímica propõe-se explicar e que as três abordagens analisadas: demonstração, investigação e verificação, dão enfoques diferentes, porém ambas podem favorecer uma aprendizagem significativa, desde que sua execução seja bem planejada pelo professor. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 45 paginas | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino da eletroquímica. Experimentação. MAECC®. Aprendizagem significativa. Montessori. | pt_BR |
Título: dc.title | A experimentação no ensino da eletroquímica: abordagens, potencialidades e desafios para uma aprendizagem significativa. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | ferramentas | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Química em Rede Nacional | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | QUI 899 - Pesquisa | pt_BR |
Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ferramentas |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Dissertação Elaine de Oliveira Marçal.pdf | 3,56 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/736769/2/Dissertação Elaine de Oliveira Marçal.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons