A experimentação no ensino da eletroquímica: abordagens, potencialidades e desafios para uma aprendizagem significativa.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Viçosapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorMarçal, Elaine de Oliveira-
Autor(es): dc.contributor.authorCosta, Deyse Gomes da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-08-17T17:46:44Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-08-17T17:46:44Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-05-05-
identificador: dc.identifier.otherProduto educacionalpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/736769-
Resumo: dc.description.abstractO ensino da eletroquímica nos modos tradicionais, comumente aborda uma série de assuntos tidos como complexos e distantes do contexto cotidiano dos alunos do ensino médio, portanto, faz-se necessária a utilização de alguns recursos didáticos atrativos para deixá-lo mais significativo. Devido às dificuldades encontradas no processo ensino-aprendizagem deste conteúdo, o presente trabalho foi elaborado com o objetivo de realizar uma revisão sistemática em artigos científicos que apresentam a experimentação como uma metodologia de ensino, afim de investigar as principais abordagens (demonstração, investigação e verificação), potencialidades e desafios encontrados no uso das práticas experimentais. A seleção da literatura foi realizada através da plataforma Google Scholar® com as seguintes palavras: experimentação e eletroquímica. As análises foram realizadas pelo Meta-modelo de Análise e Exploração do Conhecimento Científico® (MAECC®). O resultado do estudo serviu de embasamento para desenvolver uma sequência didática, composta de roteiros para aulas práticas, que podem auxiliar o professor em suas aulas de química. Alguns destes roteiros, fundamentado nas teorias pedagógicas de Montessori que defende a utilização de materiais concretos para auxiliar no processo de aprendizado, foram estruturados para permitir que o aluno execute os experimentos individualmente ou em grupo. Para estes roteiros foram elaborados procedimentos, passo a passo, que serviram para a construção de um kit experimental, com materiais de fácil acesso. Mediante análise documental e aplicação piloto, pode-se concluir que a experimentação é uma ferramenta eficaz para a compreensão de fenômenos que a eletroquímica propõe-se explicar e que as três abordagens analisadas: demonstração, investigação e verificação, dão enfoques diferentes, porém ambas podem favorecer uma aprendizagem significativa, desde que sua execução seja bem planejada pelo professor.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent45 paginaspt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino da eletroquímica. Experimentação. MAECC®. Aprendizagem significativa. Montessori.pt_BR
Título: dc.titleA experimentação no ensino da eletroquímica: abordagens, potencialidades e desafios para uma aprendizagem significativa.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeferramentaspt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Química em Rede Nacionalpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineQUI 899 - Pesquisapt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
Aparece nas coleções:Ferramentas


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons