Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor.author | PISTILLI, JOSÉ CARLOS TEIXEIRA | - |
Autor(es): dc.contributor.author | EGLER, TAMARA TANIA COHEN | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-08-16T16:35:22Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-08-16T16:35:22Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-08-10 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/736699 | - |
Resumo: dc.description.abstract | This study aimed to analyze representations of mathematics teachers from the Municipal Public Network of RJ on training for citizenship through mathematics. To this end, he focused on his perceptions of the difficulties in exercising this function and on the limitations arising from his professional training, as well as proposals to overcome them with a view to improving his teaching practice. Theoretically, the work was based on scholars of education, concerned with the teaching of mathematics within the social context and as an instrument of its transformation. For the success of this attempt, we conducted semi-structured interviews with 64 teachers working in basic education in school units located on Ilha do Governador and neighboring neighborhoods. The data were interpreted under the mixed approach, quantitative/qualitative. The results suggest, more intensely among professors with less academic training, great concern for dimensions located in the formal teaching of contents and limitations regarding the critical view of social issues and the educational problems that surround them, which are increasingly complex and interdisciplinary. From the results, some suggestions are presented that refer to the reorientation of teacher training in mathematics. Such reorientation must point to the development of this professional's awareness of their social and interdisciplinary importance. This means encouraging their collective participation in struggles for professional development, for the improvement and updating of their teaching practice, which implies their insertion in the universe of new technologies, fundamental points for improving the quality of public-school education. | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | en | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | TEACHERS | pt_BR |
Título: dc.title | REPRESENTATIONS OF TEACHERS ON CITIZENSHIP TRAINING THROUGH MATHEMATICS (Atena Editora) | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: