MAIS HUMOR, POR FAVOR!

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorINSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTOpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorRECLA, Graciella Costa Marim-
Autor(es): dc.contributor.authorSILVA, Lucas dos Passos e-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-08-14T12:21:13Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-08-14T12:21:13Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-05-31-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://graciellamarim.wixsite.com/mais-humor-por-favor-
identificador: dc.identifier.otherMais humor, por favor!pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/736345-
Resumo: dc.description.abstractEsta pesquisa propõe um trabalho de leitura e reflexão a partir de crônicas humorísticas de Luis Fernando Verissimo, como elemento central no processo de formação do leitor crítico no segundo segmento da Educação de Jovens e Adultos – EJA. Para isso, apresenta considerações sobre como tal gênero, tendo como uma de suas características o humor, pode contribuir nesse processo. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com algumas particularidades da pesquisa-ação (THIOLLENT, 1986), cujo foco é desenvolver estratégias de incentivo à leitura na formação do leitor crítico na EJA a partir das crônicas de humor de Luis Fernando Verissimo e aplicar uma sequência expandida, revelando, assim, o potencial que as crônicas humorísticas podem ter no processo de formação de leitores em uma turma de segundo segmento da EJA da EEEFM João Neiva, situada em João Neiva, cujos alunos são, em sua maioria, adultos e apresentam dificuldades quanto à leitura e compreensão de textos. Teoricamente, as reflexões estãopautadas nas concepções de Freire (1992, 2005), Solé (1998), Koch e Elias (2008), Kleiman (2004ab), Soares (2009) e Geraldi (2012) sobre a prática de leitura; Candido (1992), Sá (1992) e Simon (2015) sobre o gênero textual crônica;Freud (2017), Possenti (1998, 2021), Bergson (2018) e Propp (1992) sobre o humor e a comicidade; Cosson (2007) e Zilberman (1991) sobre o ensino da literatura; e Arroyo (2005, 2011) e Soares (2002, 2011) sobre a EJA e suas especificidades. A pesquisa resultou em um site, como produto educacional, abarcando todos os desdobramentos deste estudo: o subsídio teóricometodológico necessário para a aplicação da sequência expandida, que visava ao ensino da leitura pautado em estratégias; um passo a passo das atividades desenvolvidas, entre elas um texto interativo, em formato de jogo no Google Forms; a produção do livro de crônicas humorísticas Mais humor, por favor, escrito por estudantes da EJA; e a importância do trabalho para a comunidade local e sua repercussão.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent751 KBpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectcrônicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEJApt_BR
Palavras-chave: dc.subjecthumorpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectleitor críticopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectLuis Fernando Verissimopt_BR
Título: dc.titleMAIS HUMOR, POR FAVOR!pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeportalpt_BR
Curso: dc.subject.courseMESTRADO PROFISSIONAL EM LETRASpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinePesquisa de Mestradopt_BR
Aparece nas coleções:Aula Digital


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons