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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual de Ponta Grossa | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Paula, Ravail Benedito Oliveira de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-08-09T19:55:09Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-08-09T19:55:09Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-04-17 | - |
identificador: dc.identifier.other | Dissertação | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/735882 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A pesquisa em história é um ato que por si só se reveste de um ato de resistência. Este trabalho se filia ao combate das práticas racistas no ambiente escolar, análise do impacto das mudanças decorrentes da lei 10.6390/03 nos materiais didáticos. Pretendemos contribuir com as ações pedagógicas voltadas para a desconstrução de estereótipos negativos que historicamente foram vinculados à representação do negro e a sua cultura nos livros didáticos do componente curricular de História. Ao propormos essa análise, pretendemos encorajar educadores (as) a utilizarem esse valioso recurso nas ações destinadas ao ensino de história e da educação das relações étnico-raciais. O momento se mostra oportuno diante do aniversário de duas décadas da lei 10.639/03, é notável que a sua implantação não sofreu grandes resistências, mas não podemos dizer o mesmo sobre o processo que envolve a sua implementação nas práticas escolares. As imagens utilizadas para essa pesquisa foram selecionadas a partir da sua importância narrativa e representativa no contexto didático da coleção “História, Sociedade e Cidadania”. Esse material é um dos mais utilizados nas escolas brasileiras, além de se tratar da coleção escolhida e distribuída pelo Governo do Estado do Paraná para atender os estudantes da rede estadual de ensino público para os últimos anos do Ensino Fundamental (6o ao 9o ano) durante o quadriênio 2020/2024. Oferecemos uma ação reflexiva que poderá contribuir para uma releitura positiva das múltiplas representações culturais e étnico-raciais na nossa sociedade. A proposta é partir numa viagem histórica objetivando a compreensão das origens do projeto educacional nacional excludente no nosso país. A análise pretende resgatar como o protagonismo negro está sendo tratado. Os temas são tratados através de uma abordagem qualitativa orientada por uma metodologia com princípios multidisciplinares e etnográficos, a análise é guiada e orientada pela construção histórico-social dos conceitos de raça, racismo, cultura, escola e ensino em consonância com a Educação das relações étnico-raciais. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 2.07Mb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Livro Diático | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | ERER | pt_BR |
Título: dc.title | AS IMAGENS NÃO FALAM POR SI: O Livro Didático de História e a Educação das Relações Étnico-Raciais no Estado do Paraná. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | História | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
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