DESCOMPLICANDO: Volume e Capacidade

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade de Passo Fundopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSchardosim, Erica da Silva-
Autor(es): dc.contributor.authorSamudio Pérez, Carlos Ariel-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-08-06T13:42:03Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-08-06T13:42:03Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-
identificador: dc.identifier.otherRevista_Interativa-Descomplicando Volume e Capacidadept_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/735537-
Resumo: dc.description.abstractA revista digital interativa construída pela pesquisadora, intitulada “DESCOMPLICANDO Volume e Capacidade” é o produto educacional desenvolvido que está associado a dissertação intitulada “Uma revista digital interativa como recurso para abordar volume e capacidade no ensino fundamental anos finais”, desenvolvidos junto ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática – PPGECM, na Universidade de Passo Fundo – UPF/RS, sob orientação do Dr. Carlos Ariel Samudio Pérez para obtenção do título de mestre. O estudo realizado durante a escrita da dissertação trouxe como referenciais teóricos a discussão no campo da aprendizagem significativa para verificar se a revista digital interativa construída é considerada um material potencialmente significativo. Além disso, o estudo buscou averiguar se o uso de tecnologias digitais por meio da revista digital interativa, favorecem e auxiliam na aprendizagem dos estudantes de nono ano do Ensino Fundamental. Os resultados do estudo confirmaram que a revista digital interativa é um material potencialmente significativo e que o uso de tecnologias digitais que estão presentes na revista despertam o interesse dos estudantes, esses resultados foram encontrados a partir de questionários e atividades executadas pela pesquisadora durante a aplicação da revista digital com trinta alunos de nono ano do Ensino Fundamental de uma escola particular localizada em Itajaí/SC. O presente produto educacional está disponível no site do PPGECM da UPF, na aba “Dissertações e Teses” e no portal EduCapes, ou que pode, também, ser acessada a partir do link https://www.flipsnack.com/ericaschardosim/revista-digital.html. Além disso, foi elaborado, na forma de um e-book, um tutorial para auxiliar e orientar os professores sobre o funcionamento desta revista digital interativa, material que pode ser visualizado por meio do link https://drive.google.com/file/d/1U3h2YZLuvGhCb_2wrt-j88jgkXnALqtt/view?usp=sharing. A revista digital interativa, foi construída utilizando várias plataformas e ferramentas digitais e está dividida em dez capítulos, cada um deles sugerindo atividades sobre volume e capacidade, especialmente elaboradas para ir abordando os conteúdos de uma forma gradativa e organizada, seguindo uma ordem didaticamente pensada para desenvolver habilidades específicas, para que seja utilizado em uma aula de cinquenta minutos pelo professor.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1,96 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectRecurso didáticopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectRevista interativapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de matemáticapt_BR
Título: dc.titleDESCOMPLICANDO: Volume e Capacidadept_BR
Tipo de arquivo: dc.typeferramentaspt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Portal


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons