Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade de Passo Fundo | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Schardosim, Erica da Silva | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Samudio Pérez, Carlos Ariel | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-08-06T13:42:03Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-08-06T13:42:03Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
identificador: dc.identifier.other | Revista_Interativa-Descomplicando Volume e Capacidade | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/735537 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A revista digital interativa construída pela pesquisadora, intitulada “DESCOMPLICANDO Volume e Capacidade” é o produto educacional desenvolvido que está associado a dissertação intitulada “Uma revista digital interativa como recurso para abordar volume e capacidade no ensino fundamental anos finais”, desenvolvidos junto ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática – PPGECM, na Universidade de Passo Fundo – UPF/RS, sob orientação do Dr. Carlos Ariel Samudio Pérez para obtenção do título de mestre. O estudo realizado durante a escrita da dissertação trouxe como referenciais teóricos a discussão no campo da aprendizagem significativa para verificar se a revista digital interativa construída é considerada um material potencialmente significativo. Além disso, o estudo buscou averiguar se o uso de tecnologias digitais por meio da revista digital interativa, favorecem e auxiliam na aprendizagem dos estudantes de nono ano do Ensino Fundamental. Os resultados do estudo confirmaram que a revista digital interativa é um material potencialmente significativo e que o uso de tecnologias digitais que estão presentes na revista despertam o interesse dos estudantes, esses resultados foram encontrados a partir de questionários e atividades executadas pela pesquisadora durante a aplicação da revista digital com trinta alunos de nono ano do Ensino Fundamental de uma escola particular localizada em Itajaí/SC. O presente produto educacional está disponível no site do PPGECM da UPF, na aba “Dissertações e Teses” e no portal EduCapes, ou que pode, também, ser acessada a partir do link https://www.flipsnack.com/ericaschardosim/revista-digital.html. Além disso, foi elaborado, na forma de um e-book, um tutorial para auxiliar e orientar os professores sobre o funcionamento desta revista digital interativa, material que pode ser visualizado por meio do link https://drive.google.com/file/d/1U3h2YZLuvGhCb_2wrt-j88jgkXnALqtt/view?usp=sharing. A revista digital interativa, foi construída utilizando várias plataformas e ferramentas digitais e está dividida em dez capítulos, cada um deles sugerindo atividades sobre volume e capacidade, especialmente elaboradas para ir abordando os conteúdos de uma forma gradativa e organizada, seguindo uma ordem didaticamente pensada para desenvolver habilidades específicas, para que seja utilizado em uma aula de cinquenta minutos pelo professor. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1,96 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Recurso didático | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Revista interativa | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de matemática | pt_BR |
Título: dc.title | DESCOMPLICANDO: Volume e Capacidade | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | ferramentas | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Portal |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Revista_Interativa-Descomplicando Volume e Capacidade.pdf | 2,01 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/735537/2/Revista_Interativa-Descomplicando Volume e Capacidade.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons