A aprendizagem histórica dos estudantes na produção de enredos e projetos de jogos digitais

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorNascimento, Ramon Felipe Carvalho do-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-08-03T17:25:28Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-08-03T17:25:28Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-05-
identificador: dc.identifier.otherO presente trabalho tem como temática a aprendizagem histórica dos estudantes da Educação Básica na produção de enredos e na elaboração de projetos de jogos digitais. Nesse sentido, o objetivo geral é analisar como os jovens constroem conhecimento histórico desenvolvendo enredos e roteiros para jogos digitais. Para isso, o estudo considera que o objeto de aprendizagem é o que é aprendido e mobilizado pelos estudantes, e o jogo é entendido como um artefato cultural relacionado tanto à cultura juvenil quanto à cultura histórica. Também é possível entendê-lo como uma forma de expressão da consciência histórica dos estudantes, tanto no ato de jogá-los quanto no de projetá-los e criá-los. É nesse aspecto que a imaginação histórica se torna um conceito meta histórico fundamental na subjetivação e, por isso, está no escopo da análise do presente trabalho. O jogo digital referenciado em conceitos históricos de primeira ordem é estruturado como Espaço-Problema Histórico, categoria de análise utilizada de jogos utilizada na presente pesquisa. A metodologia para essa temática foi de caráter qualitativo, com aplicação e análise de discurso, de questionários a jovens estudantes da etapa do Ensino Médio sobre a relação dos jogos digitais com o conhecimento histórico e análise da experiência de um projeto de pesquisa de inovação científica PBIE, custeado pela FAPEMAT, no qual um grupo de 4 estudantes construiu um projeto de um jogo sobre a Guerra do Paraguai. A presente pesquisa conclui na defesa de uma aprendizagem ativa, significativa, histórica e situada.pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/735399-
Resumo: dc.description.abstractO presente trabalho tem como temática a aprendizagem histórica dos estudantes da Educação Básica na produção de enredos e na elaboração de projetos de jogos digitais. Nesse sentido, o objetivo geral é analisar como os jovens constroem conhecimento histórico desenvolvendo enredos e roteiros para jogos digitais. Para isso, o estudo considera que o objeto de aprendizagem é o que é aprendido e mobilizado pelos estudantes, e o jogo é entendido como um artefato cultural relacionado tanto à cultura juvenil quanto à cultura histórica. Também é possível entendê-lo como uma forma de expressão da consciência histórica dos estudantes, tanto no ato de jogá-los quanto no de projetá-los e criá-los. É nesse aspecto que a imaginação histórica se torna um conceito meta histórico fundamental na subjetivação e, por isso, está no escopo da análise do presente trabalho. O jogo digital referenciado em conceitos históricos de primeira ordem é estruturado como Espaço-Problema Histórico, categoria de análise utilizada de jogos utilizada na presente pesquisa. A metodologia para essa temática foi de caráter qualitativo, com aplicação e análise de discurso, de questionários a jovens estudantes da etapa do Ensino Médio sobre a relação dos jogos digitais com o conhecimento histórico e análise da experiência de um projeto de pesquisa de inovação científica PBIE, custeado pela FAPEMAT, no qual um grupo de 4 estudantes construiu um projeto de um jogo sobre a Guerra do Paraguai. A presente pesquisa conclui na defesa de uma aprendizagem ativa, significativa, histórica e situada.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent7,14MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação Histórica; Imaginação Histórica; Aprendizagem Histórica; Jogos Digitais; Espaço-Problema Históricopt_BR
Título: dc.titleA aprendizagem histórica dos estudantes na produção de enredos e projetos de jogos digitaispt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
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