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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Mato Grosso | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Nascimento, Ramon Felipe Carvalho do | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-08-03T17:25:28Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-08-03T17:25:28Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-05 | - |
identificador: dc.identifier.other | O presente trabalho tem como temática a aprendizagem histórica dos estudantes da Educação Básica na produção de enredos e na elaboração de projetos de jogos digitais. Nesse sentido, o objetivo geral é analisar como os jovens constroem conhecimento histórico desenvolvendo enredos e roteiros para jogos digitais. Para isso, o estudo considera que o objeto de aprendizagem é o que é aprendido e mobilizado pelos estudantes, e o jogo é entendido como um artefato cultural relacionado tanto à cultura juvenil quanto à cultura histórica. Também é possível entendê-lo como uma forma de expressão da consciência histórica dos estudantes, tanto no ato de jogá-los quanto no de projetá-los e criá-los. É nesse aspecto que a imaginação histórica se torna um conceito meta histórico fundamental na subjetivação e, por isso, está no escopo da análise do presente trabalho. O jogo digital referenciado em conceitos históricos de primeira ordem é estruturado como Espaço-Problema Histórico, categoria de análise utilizada de jogos utilizada na presente pesquisa. A metodologia para essa temática foi de caráter qualitativo, com aplicação e análise de discurso, de questionários a jovens estudantes da etapa do Ensino Médio sobre a relação dos jogos digitais com o conhecimento histórico e análise da experiência de um projeto de pesquisa de inovação científica PBIE, custeado pela FAPEMAT, no qual um grupo de 4 estudantes construiu um projeto de um jogo sobre a Guerra do Paraguai. A presente pesquisa conclui na defesa de uma aprendizagem ativa, significativa, histórica e situada. | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/735399 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O presente trabalho tem como temática a aprendizagem histórica dos estudantes da Educação Básica na produção de enredos e na elaboração de projetos de jogos digitais. Nesse sentido, o objetivo geral é analisar como os jovens constroem conhecimento histórico desenvolvendo enredos e roteiros para jogos digitais. Para isso, o estudo considera que o objeto de aprendizagem é o que é aprendido e mobilizado pelos estudantes, e o jogo é entendido como um artefato cultural relacionado tanto à cultura juvenil quanto à cultura histórica. Também é possível entendê-lo como uma forma de expressão da consciência histórica dos estudantes, tanto no ato de jogá-los quanto no de projetá-los e criá-los. É nesse aspecto que a imaginação histórica se torna um conceito meta histórico fundamental na subjetivação e, por isso, está no escopo da análise do presente trabalho. O jogo digital referenciado em conceitos históricos de primeira ordem é estruturado como Espaço-Problema Histórico, categoria de análise utilizada de jogos utilizada na presente pesquisa. A metodologia para essa temática foi de caráter qualitativo, com aplicação e análise de discurso, de questionários a jovens estudantes da etapa do Ensino Médio sobre a relação dos jogos digitais com o conhecimento histórico e análise da experiência de um projeto de pesquisa de inovação científica PBIE, custeado pela FAPEMAT, no qual um grupo de 4 estudantes construiu um projeto de um jogo sobre a Guerra do Paraguai. A presente pesquisa conclui na defesa de uma aprendizagem ativa, significativa, histórica e situada. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 7,14MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Histórica; Imaginação Histórica; Aprendizagem Histórica; Jogos Digitais; Espaço-Problema Histórico | pt_BR |
Título: dc.title | A aprendizagem histórica dos estudantes na produção de enredos e projetos de jogos digitais | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais ProfHistória |
Arquivos associados: | ||||
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Dissertacao_de_Mestrado_Final_Ramon_Nascimento.pdf | 7,31 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/735399/2/Dissertacao_de_Mestrado_Final_Ramon_Nascimento.pdfDownload |
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