RECURSOS MIDIÁTICOS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: Aplicação de videoaula como proposta de implementação do ensino híbrido no curso técnico em soldagem no SENAI de Cataguases

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorIF Sudeste MG-
Autor(es): dc.contributor.authorFerreira, Nagimar Garcia-
Autor(es): dc.contributor.authorCarvalho, Marcos Pavani de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-07-26T13:08:19Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-07-26T13:08:19Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-08-01-
identificador: dc.identifier.otherNagimar Garcia-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/734920-
Resumo: dc.description.abstractAs mudanças na educação são constantes e demandam novas ferramentas de ensino e revisão das metodologias. O cenário atual é voltado para um mundo midiático e não tem sido diferente no contexto educacional, principalmente no âmbito profissionalizante, um ambiente mais complexo e diversificado, com novas tendências. Por conta disso, o presente estudo objetivou analisar e propor a utilização de recursos midiáticos através de videoaulas como metodologia de ensino híbrido no curso técnico de Soldagem no SENAI de Cataguases. Para atingir o objetivo proposto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica para fundamentação e desenvolvimento do tema, balizando o contexto em autores como Moran (1998), Freire (1995), Frigoto (2009), Saviani(2003), entre outros. Em seguida um estudo de caso foi desenvolvido uma turma de Técnico em Soldagem do Senai Cataguases – Centro de Formação Profissional José Ignácio, com discentes e docentes, em que foi possível analisar a viabilidade de implementação do ensino híbrido. A partir dos resultados e análises da pesquisa, o produto educacional foi desenvolvido através de um e-book, contendo videoaulas em formato de pílulas de aprendizagem, disponibilizadas na plataforma digital utilizada pelo Senai Cataguases que é o Google For Education através do Classroom, na disciplina de Comunicação e Redação Técnica. Foram cinco pílulas gravadas e postadas, abordando especificamente o conteúdo programático contido no plano de curso, suas aplicações e importância. Portanto, com a implantação do produto educacional, por meio da videoaula no ensino híbrido, foi possível despertar no aluno a capacidade de se tornar o protagonista do seu aprendizado, tendo o professor como mediador do conhecimento, e assim, proporcionou uma aprendizagem significativa, o que favoreceu os resultados da educação profissional e tecnológica, formando alunos mais proativos e atuantes na busca pelo conhecimento.-
Tamanho: dc.format.extent1802 kb-
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdf-
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal-
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/-
Palavras-chave: dc.subjectRecursos Midiáticos. Educação Profissional e Tecnológica. Videoaula. Práticas Pedagógicas.-
Título: dc.titleRECURSOS MIDIÁTICOS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: Aplicação de videoaula como proposta de implementação do ensino híbrido no curso técnico em soldagem no SENAI de Cataguases-
Tipo de arquivo: dc.typevídeo-
Curso: dc.subject.courseMestrado educacional em Educação Profissional e Tecnológica-
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineTrabalho de Conclusão-
Aparece nas coleções:Vídeos

Arquivos associados:
PRODUTO NAGIMAR.pdfProduto Nagimar1,41 MB1412 kb/bitstream/capes/734920/2/PRODUTO NAGIMAR.pdfDownload

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons