Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | IF Sudeste MG | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Ferreira, Nagimar Garcia | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Carvalho, Marcos Pavani de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-07-26T13:08:19Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-07-26T13:08:19Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-08-01 | - |
identificador: dc.identifier.other | Nagimar Garcia | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/734920 | - |
Resumo: dc.description.abstract | As mudanças na educação são constantes e demandam novas ferramentas de ensino e revisão das metodologias. O cenário atual é voltado para um mundo midiático e não tem sido diferente no contexto educacional, principalmente no âmbito profissionalizante, um ambiente mais complexo e diversificado, com novas tendências. Por conta disso, o presente estudo objetivou analisar e propor a utilização de recursos midiáticos através de videoaulas como metodologia de ensino híbrido no curso técnico de Soldagem no SENAI de Cataguases. Para atingir o objetivo proposto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica para fundamentação e desenvolvimento do tema, balizando o contexto em autores como Moran (1998), Freire (1995), Frigoto (2009), Saviani(2003), entre outros. Em seguida um estudo de caso foi desenvolvido uma turma de Técnico em Soldagem do Senai Cataguases – Centro de Formação Profissional José Ignácio, com discentes e docentes, em que foi possível analisar a viabilidade de implementação do ensino híbrido. A partir dos resultados e análises da pesquisa, o produto educacional foi desenvolvido através de um e-book, contendo videoaulas em formato de pílulas de aprendizagem, disponibilizadas na plataforma digital utilizada pelo Senai Cataguases que é o Google For Education através do Classroom, na disciplina de Comunicação e Redação Técnica. Foram cinco pílulas gravadas e postadas, abordando especificamente o conteúdo programático contido no plano de curso, suas aplicações e importância. Portanto, com a implantação do produto educacional, por meio da videoaula no ensino híbrido, foi possível despertar no aluno a capacidade de se tornar o protagonista do seu aprendizado, tendo o professor como mediador do conhecimento, e assim, proporcionou uma aprendizagem significativa, o que favoreceu os resultados da educação profissional e tecnológica, formando alunos mais proativos e atuantes na busca pelo conhecimento. | - |
Tamanho: dc.format.extent | 1802 kb | - |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | - | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | - |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Recursos Midiáticos. Educação Profissional e Tecnológica. Videoaula. Práticas Pedagógicas. | - |
Título: dc.title | RECURSOS MIDIÁTICOS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: Aplicação de videoaula como proposta de implementação do ensino híbrido no curso técnico em soldagem no SENAI de Cataguases | - |
Tipo de arquivo: dc.type | vídeo | - |
Curso: dc.subject.course | Mestrado educacional em Educação Profissional e Tecnológica | - |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Trabalho de Conclusão | - |
Aparece nas coleções: | Vídeos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
PRODUTO NAGIMAR.pdf | Produto Nagimar | 1,41 MB | 1412 kb | /bitstream/capes/734920/2/PRODUTO NAGIMAR.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons