Arquivo: Vídeo 1 - História de Na Agontimé.mp4
Arquivo: Agontimé_ a travessia de uma rainha escravizada 2 - do Daomé ao Maranhão 2 culturais.mp4
Arquivo: Vídeo 5 Alimentos do Benin e do Brasil 2 - usando a imaginação e escrevendo o nome dos alimentos. ‐ aula do dia 09_07_21.mp4
Arquivo: Vídeo 9. Hipótese, pesquisa e atletas de Benin mp4.mp4
Arquivo: Vídeo 6 . Música sobre a história de Agontimé para encerrar o primeiro período letivo dia 16_07.mp4
Arquivo: Vídeo 10. Resgatando aspectos da história de Agontimé e estimulando a escrita autônoma mp4.mp4
Arquivo: Vídeo 11 - Conversando sobre a produção escrita das crianças com as crianças.mp4
Arquivo: Vídeo 12 - Estimulando a escrita autônoma a partir do universo cultural dos alunos.mp4
Arquivo: Vídeo 13 - Contando sobre como era um navio negreiro.mp4
Arquivo: Vídeo 14. A chegada de Na Agontimé ao Brasil -14.10.2021.mp4
Arquivo: Vídeo 15 - Quem somos e uma curiosidade sobre cada um de nós.mp4

Agontimé: a travessia de uma rainha escravizada - do Daomé ao Maranhão

Arquivos associados:
Vídeo 1 - História de Na Agontimé.mp4Apresentação do grupo e apresentação de Ná Agontimè, o significado do nome e há um chamado de atenção para as letras que o compõe. Apresenta o continente africano e o significado de continente. Conta a história da Rainha, de seu casamento e dos herdeiros. A rainha foi escravizada e transportada em um navio negreiro até chegar na Bahia e depois foi para o Maranhão. Duração: 6 minutos e 24 segundos - 21 maio 2021.87,73 MBMP4/bitstream/capes/734888/2/Vídeo 1 - História de Na Agontimé.mp4Download
Agontimé_ a travessia de uma rainha escravizada 2 - do Daomé ao Maranhão 2 culturais.mp4Apresentação do grupo e, de forma interdisciplinar, de alguns aspectos geo-políticos, culturais e sociais do reino de Daomé e da rainha Agontimé. São estabelecidos algumas conexões entre o Brasil e o Benin (atual nome do antigo Daomé). Duração: 6 minutos e 10 segundos - junho de 2021.141,65 MBMP4/bitstream/capes/734888/3/Agontimé_ a travessia de uma rainha escravizada 2 - do Daomé ao Maranhão 2 culturais.mp4Download
Vídeo 5 Alimentos do Benin e do Brasil 2 - usando a imaginação e escrevendo o nome dos alimentos. ‐ aula do dia 09_07_21.mp4Trata-se de uma livre criação e a história narra que a chefe de Cozinha Adenike, no Reino de Daomé, um dia recebeu a visita especial do Rei Agongolo e a Rainha Na Agontimé. Adenike resolveu preparar uma comida incrível com ingredientes MANDIOCA, muitos chamam de AIPIM, e CARNE: o Bolinho de Aipim com recheio de Carne Moída. Esse prato é muito famoso aqui no Brasil e tem tudo a ver com o que as altezas gostavam. Partindo dessa história é proposto um jogo de palavras-cruzadas. Duração: 5 minutos e 34 segundos. Data: 09 de julho de 2021.11,73 MBMP4/bitstream/capes/734888/5/Vídeo 5 Alimentos do Benin e do Brasil 2 - usando a imaginação e escrevendo o nome dos alimentos. ‐ aula do dia 09_07_21.mp4Download
Vídeo 4. Alimentos presentes no Benin e no Brasil .movSão apresentados alguns alimentos que são consumidos no Benin/ Daomé e no Brasil. São apresentadas as atividades que serão desenvolvidas pelas crianças no encontro presencial com a docente. Duração: 9 minutos e 15 segundos. Data: 02 de julho de 2021.1 GBVideo Quicktime/bitstream/capes/734888/6/Vídeo 4. Alimentos presentes no Benin e no Brasil .movDownload
Vídeo 9. Hipótese, pesquisa e atletas de Benin mp4.mp4Partindo da hipótese das crianças de que os atletas do Benin correm muito porque fogem de leões, apresentam aspectos culturais da capital e de outras cidades do Benin. Duração: 4 minutos e 48 segundos. data: 20 de agosto de 2021.124,06 MBMP4/bitstream/capes/734888/7/Vídeo 9. Hipótese, pesquisa e atletas de Benin mp4.mp4Download
Vídeo 6 . Música sobre a história de Agontimé para encerrar o primeiro período letivo dia 16_07.mp4A letra da música foi feita por Taissa e moldada por Dyanna, Dayana e Iolanda. A criação da letra teve como referência. Pensamos na música como uma forma de sistematizar e recapitular os saberes construídos no período e convidar as crianças a expressarem suas emoções de forma prazerosa, tendo a alegria e a reflexão como pilares do encontro. A letra está disponível no vídeo. Duração: 4 minutos e 1 segundo. Data 15 de julho de 2021.104,33 MBMP4/bitstream/capes/734888/8/Vídeo 6 . Música sobre a história de Agontimé para encerrar o primeiro período letivo dia 16_07.mp4Download
Vídeo 10. Resgatando aspectos da história de Agontimé e estimulando a escrita autônoma mp4.mp4Resgatando aspectos da história de Agontimé, o vídeo propõem como atividade a escrita de palavras ligadas à história. Duração 6 min. 44 seg. Data: 27/08/2021.97,45 MBMP4/bitstream/capes/734888/9/Vídeo 10. Resgatando aspectos da história de Agontimé e estimulando a escrita autônoma mp4.mp4Download
Vídeo 11 - Conversando sobre a produção escrita das crianças com as crianças.mp4A partir de suas casas, bolsistas informam que receberam os trabalhos escritos das crianças e que estão encantadas com os resultados. Propõem mais um desafio: uma escrita de autocorreção para acontecer presencialmente com o apoio da professora Karina, que estava presencialmente na escola. Duração: 3 minutos e 27 segundos Data: 03/09/2021.93,72 MBMP4/bitstream/capes/734888/10/Vídeo 11 - Conversando sobre a produção escrita das crianças com as crianças.mp4Download
Vídeo 12 - Estimulando a escrita autônoma a partir do universo cultural dos alunos.mp4duas bolsistas dialogam sobre duas imagens que foram enviadas por e-mail pela professora do GR1B. Propõem como desafio para as crianças a escrita do nome das pessoas, dos objetos e locais que aparecem nas fotografias. Duração: 3 minutos e 26 segundos. Data: 17 de setembro de 2021.27,54 MBMP4/bitstream/capes/734888/11/Vídeo 12 - Estimulando a escrita autônoma a partir do universo cultural dos alunos.mp4Download
Vídeo 13 - Contando sobre como era um navio negreiro.mp4Retomando a história de Ná Agontimé, contam sobre como aconteceu a travessia da rainha escravizada em um navio negreiro, tema de interesse das crianças. A bolsista mostra alguns desenhos pesquisados no Google e explicita que está fazendo uma pesquisa. Duração: 3 minutos e 36 segundos, mais 20 segundos de música. Data: 24 de setembro de 2021.17,77 MBMP4/bitstream/capes/734888/12/Vídeo 13 - Contando sobre como era um navio negreiro.mp4Download
Vídeo 14. A chegada de Na Agontimé ao Brasil -14.10.2021.mp4Visando estimular a leitura, os estudantes são chamados a ler o título do vídeo. A história de Agontimé é relembrada parcialmente e o conceito do que é escravidão é abordado. Também são abordadas as condições da travessia do Oceano Atlantico pelos escravizados em um navio negreiro. A chegada de Nagontimé, a troca de seu nome para que não fosse encontrada pelo filho e a estratégia de esconder ouro sob as unhas para a compra da carta de alforria estão entre os principais aspectos narrados nesse vídeo. Duração: 6 minutos e 44 segundos. Data: 14 de outubro de 2021.203,62 MBMP4/bitstream/capes/734888/13/Vídeo 14. A chegada de Na Agontimé ao Brasil -14.10.2021.mp4Download
Vídeo 15 - Quem somos e uma curiosidade sobre cada um de nós.mp4Cada membro do grupo de se apresenta e também um aspecto curioso sobre si. Ao final, solicitam que as crianças escrevam uma carta contando sobre si. Duração: 4 minutos e 41 segundos Data: 21 de outubro de 2021.37,95 MBMP4/bitstream/capes/734888/14/Vídeo 15 - Quem somos e uma curiosidade sobre cada um de nós.mp4Download
Vídeo 16 - A TURMA DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA.movÉ contada a história de um encontro entre os bolsistas do PIRP e as professoras em um parque. Cada um levou uma coisa que gostava. Ao final, os estudantes são estimulados a participar do passeio por meio de uma atividade interativa. Duração: 2 minutos e 57 segundos. Data: 29 de outubro de 2021.367,75 MBVideo Quicktime/bitstream/capes/734888/15/Vídeo 16 - A TURMA DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA.movDownload
Título: 
Autor(es) e Colaborador(es): 
Data: 
Mai-2021
Tipo: 



Palavras-chave: 


Aparece nas coleções:Animação


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons