Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE - PIRP NITERÓI | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Dominick, Rejany dos Santos | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Blakeley, Karina Galvão | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Silva, Caio Oliveira da | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Vieira, Dyanna Viana | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Frottè, Maria Luíza Azeredo | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Marques, Maria Luíza Azeredo | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Santos, Mônica Conceição da Silva | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Mota, Raysa Soares da | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Danon, Raquel Tonassi da Silveira | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Fernandes, Stéfany Bicalho | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Vieira, Taissa Rodrigues Barbosa | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-07-26T23:42:48Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-07-26T23:42:48Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-05 | - |
identificador: dc.identifier.other | Vídeo 1 - História de Na Agontimé | pt_BR |
identificador: dc.identifier.other | Vídeo 3 - Agontimé: a travessia de uma rainha escravizada 2 - do Daomé ao Maranhão | pt_BR |
identificador: dc.identifier.other | Vídeo 4. Alimentos presentes no Benin e no Brasil | pt_BR |
identificador: dc.identifier.other | Vídeo 5. Alimentos do Benin e do Brasil 2 - usando a imaginação e escrevendo o nome dos alimentos. | pt_BR |
identificador: dc.identifier.other | Vídeo 6 . Música sobre a história de Agontimé para encerrar o primeiro período letivo | pt_BR |
identificador: dc.identifier.other | Vídeo 9. Hipótese, pesquisa e atletas de Benin. | pt_BR |
identificador: dc.identifier.other | Vídeo 10. Resgatando aspectos da história de Agontimé e estimulando a escrita autônoma. | pt_BR |
identificador: dc.identifier.other | Vídeo 11 - Conversando sobre a produção escrita das crianças com as crianças. | pt_BR |
identificador: dc.identifier.other | Vídeo 12 - Estimulando a escrita autônoma a partir do universo cultural dos alunos | pt_BR |
identificador: dc.identifier.other | Vídeo 13 - Contando sobre como era um navio negreiro | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/734888 | - |
Resumo: dc.description.abstract | São vídeos produzidos durante as atividades da Residência Pedagógica, no ano 2021, quando ainda estávamos vivendo atividades on line com alunos da alfabetização. No processo os vídeos vão apresentando o trabalho pedagógico que foi desenvolvido na parceria escola-universidade. A apresentação de Ná Agontimè, o significado do nome e sua história foi o projeto da escola. A cada vídeo uma parte da história é contata e um desefio é lançado. O continente africano e o significado de continente, o processo de vinda de escravizados para o Brasil da rainha escravizada e transportada em um navio negreiro, até chegar à Bahia e aspectos de sua ida para o Maranhão se entrelaçam com a cultura brasileira e do Daomé. Os vídeos têm duração diferentes. Vídeo 1 - 6 minutos e 24 segundos - 21 maio 2021. Vídeo 3 - 6 minutos e 10 segundos - junho de 2021. Vídeo 4 - 9 minutos e 15 segundos. Data: 02 de julho de 2021. Vídeo 5 - Duração: 5 minutos e 34 segundos. Data: 09 de julho de 2021. Vídeo 6 - Duração: 4 minutos e 1 segundo. Data 15 de julho de 2021. Vídeo 9 - 4 minutos e 48 segundos. data: 20 de agosto de 2021. Vídeo 10 - Duração 6 min. 44 seg. Data: 27/08/2021. Vídeo 11 - Duração: 3 minutos e 27 segundos : Data: 03/09/2021. Vídeo 12 - Duração: 3 minutos e 26 segundos. Data: 17 de setembro de 2021. Vídeo 13 - 3 minutos e 36 segundos, mais 20 segundos de música. Data: 24 de setembro de 2021. Vídeo 14 - 6 minutos e 44 segundos. Data: 14 de outubro de 2021. Vídeo 15 - 4 minutos e 41 segundos Data: 21 de outubro de 2021. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 61 minutos e 44 segundos | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | mp4 | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | História da África | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Cultura | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Escravizados | pt_BR |
Título: dc.title | Agontimé: a travessia de uma rainha escravizada - do Daomé ao Maranhão | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | aula digital | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | vídeo | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | ferramentas | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | outro | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PEDAGOGIA | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Animação |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Vídeo 1 - História de Na Agontimé.mp4 | Apresentação do grupo e apresentação de Ná Agontimè, o significado do nome e há um chamado de atenção para as letras que o compõe. Apresenta o continente africano e o significado de continente. Conta a história da Rainha, de seu casamento e dos herdeiros. A rainha foi escravizada e transportada em um navio negreiro até chegar na Bahia e depois foi para o Maranhão. Duração: 6 minutos e 24 segundos - 21 maio 2021. | 87,73 MB | MP4 | /bitstream/capes/734888/2/Vídeo 1 - História de Na Agontimé.mp4Download |
Agontimé_ a travessia de uma rainha escravizada 2 - do Daomé ao Maranhão 2 culturais.mp4 | Apresentação do grupo e, de forma interdisciplinar, de alguns aspectos geo-políticos, culturais e sociais do reino de Daomé e da rainha Agontimé. São estabelecidos algumas conexões entre o Brasil e o Benin (atual nome do antigo Daomé). Duração: 6 minutos e 10 segundos - junho de 2021. | 141,65 MB | MP4 | /bitstream/capes/734888/3/Agontimé_ a travessia de uma rainha escravizada 2 - do Daomé ao Maranhão 2 culturais.mp4Download |
Vídeo 5 Alimentos do Benin e do Brasil 2 - usando a imaginação e escrevendo o nome dos alimentos. ‐ aula do dia 09_07_21.mp4 | Trata-se de uma livre criação e a história narra que a chefe de Cozinha Adenike, no Reino de Daomé, um dia recebeu a visita especial do Rei Agongolo e a Rainha Na Agontimé. Adenike resolveu preparar uma comida incrível com ingredientes MANDIOCA, muitos chamam de AIPIM, e CARNE: o Bolinho de Aipim com recheio de Carne Moída. Esse prato é muito famoso aqui no Brasil e tem tudo a ver com o que as altezas gostavam. Partindo dessa história é proposto um jogo de palavras-cruzadas. Duração: 5 minutos e 34 segundos. Data: 09 de julho de 2021. | 11,73 MB | MP4 | /bitstream/capes/734888/5/Vídeo 5 Alimentos do Benin e do Brasil 2 - usando a imaginação e escrevendo o nome dos alimentos. ‐ aula do dia 09_07_21.mp4Download |
Vídeo 4. Alimentos presentes no Benin e no Brasil .mov | São apresentados alguns alimentos que são consumidos no Benin/ Daomé e no Brasil. São apresentadas as atividades que serão desenvolvidas pelas crianças no encontro presencial com a docente. Duração: 9 minutos e 15 segundos. Data: 02 de julho de 2021. | 1 GB | Video Quicktime | /bitstream/capes/734888/6/Vídeo 4. Alimentos presentes no Benin e no Brasil .movDownload |
Vídeo 9. Hipótese, pesquisa e atletas de Benin mp4.mp4 | Partindo da hipótese das crianças de que os atletas do Benin correm muito porque fogem de leões, apresentam aspectos culturais da capital e de outras cidades do Benin. Duração: 4 minutos e 48 segundos. data: 20 de agosto de 2021. | 124,06 MB | MP4 | /bitstream/capes/734888/7/Vídeo 9. Hipótese, pesquisa e atletas de Benin mp4.mp4Download |
Vídeo 6 . Música sobre a história de Agontimé para encerrar o primeiro período letivo dia 16_07.mp4 | A letra da música foi feita por Taissa e moldada por Dyanna, Dayana e Iolanda. A criação da letra teve como referência. Pensamos na música como uma forma de sistematizar e recapitular os saberes construídos no período e convidar as crianças a expressarem suas emoções de forma prazerosa, tendo a alegria e a reflexão como pilares do encontro. A letra está disponível no vídeo. Duração: 4 minutos e 1 segundo. Data 15 de julho de 2021. | 104,33 MB | MP4 | /bitstream/capes/734888/8/Vídeo 6 . Música sobre a história de Agontimé para encerrar o primeiro período letivo dia 16_07.mp4Download |
Vídeo 10. Resgatando aspectos da história de Agontimé e estimulando a escrita autônoma mp4.mp4 | Resgatando aspectos da história de Agontimé, o vídeo propõem como atividade a escrita de palavras ligadas à história. Duração 6 min. 44 seg. Data: 27/08/2021. | 97,45 MB | MP4 | /bitstream/capes/734888/9/Vídeo 10. Resgatando aspectos da história de Agontimé e estimulando a escrita autônoma mp4.mp4Download |
Vídeo 11 - Conversando sobre a produção escrita das crianças com as crianças.mp4 | A partir de suas casas, bolsistas informam que receberam os trabalhos escritos das crianças e que estão encantadas com os resultados. Propõem mais um desafio: uma escrita de autocorreção para acontecer presencialmente com o apoio da professora Karina, que estava presencialmente na escola. Duração: 3 minutos e 27 segundos Data: 03/09/2021. | 93,72 MB | MP4 | /bitstream/capes/734888/10/Vídeo 11 - Conversando sobre a produção escrita das crianças com as crianças.mp4Download |
Vídeo 12 - Estimulando a escrita autônoma a partir do universo cultural dos alunos.mp4 | duas bolsistas dialogam sobre duas imagens que foram enviadas por e-mail pela professora do GR1B. Propõem como desafio para as crianças a escrita do nome das pessoas, dos objetos e locais que aparecem nas fotografias. Duração: 3 minutos e 26 segundos. Data: 17 de setembro de 2021. | 27,54 MB | MP4 | /bitstream/capes/734888/11/Vídeo 12 - Estimulando a escrita autônoma a partir do universo cultural dos alunos.mp4Download |
Vídeo 13 - Contando sobre como era um navio negreiro.mp4 | Retomando a história de Ná Agontimé, contam sobre como aconteceu a travessia da rainha escravizada em um navio negreiro, tema de interesse das crianças. A bolsista mostra alguns desenhos pesquisados no Google e explicita que está fazendo uma pesquisa. Duração: 3 minutos e 36 segundos, mais 20 segundos de música. Data: 24 de setembro de 2021. | 17,77 MB | MP4 | /bitstream/capes/734888/12/Vídeo 13 - Contando sobre como era um navio negreiro.mp4Download |
Vídeo 14. A chegada de Na Agontimé ao Brasil -14.10.2021.mp4 | Visando estimular a leitura, os estudantes são chamados a ler o título do vídeo. A história de Agontimé é relembrada parcialmente e o conceito do que é escravidão é abordado. Também são abordadas as condições da travessia do Oceano Atlantico pelos escravizados em um navio negreiro. A chegada de Nagontimé, a troca de seu nome para que não fosse encontrada pelo filho e a estratégia de esconder ouro sob as unhas para a compra da carta de alforria estão entre os principais aspectos narrados nesse vídeo. Duração: 6 minutos e 44 segundos. Data: 14 de outubro de 2021. | 203,62 MB | MP4 | /bitstream/capes/734888/13/Vídeo 14. A chegada de Na Agontimé ao Brasil -14.10.2021.mp4Download |
Vídeo 15 - Quem somos e uma curiosidade sobre cada um de nós.mp4 | Cada membro do grupo de se apresenta e também um aspecto curioso sobre si. Ao final, solicitam que as crianças escrevam uma carta contando sobre si. Duração: 4 minutos e 41 segundos Data: 21 de outubro de 2021. | 37,95 MB | MP4 | /bitstream/capes/734888/14/Vídeo 15 - Quem somos e uma curiosidade sobre cada um de nós.mp4Download |
Vídeo 16 - A TURMA DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA.mov | É contada a história de um encontro entre os bolsistas do PIRP e as professoras em um parque. Cada um levou uma coisa que gostava. Ao final, os estudantes são estimulados a participar do passeio por meio de uma atividade interativa. Duração: 2 minutos e 57 segundos. Data: 29 de outubro de 2021. | 367,75 MB | Video Quicktime | /bitstream/capes/734888/15/Vídeo 16 - A TURMA DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA.movDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons