Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Vídeo 1 - História de Na Agontimé.mp4 | Apresentação do grupo e apresentação de Ná Agontimè, o significado do nome e há um chamado de atenção para as letras que o compõe. Apresenta o continente africano e o significado de continente. Conta a história da Rainha, de seu casamento e dos herdeiros. A rainha foi escravizada e transportada em um navio negreiro até chegar na Bahia e depois foi para o Maranhão. Duração: 6 minutos e 24 segundos - 21 maio 2021. | 87,73 MB | MP4 | /bitstream/capes/734888/2/Vídeo 1 - História de Na Agontimé.mp4Download |
Agontimé_ a travessia de uma rainha escravizada 2 - do Daomé ao Maranhão 2 culturais.mp4 | Apresentação do grupo e, de forma interdisciplinar, de alguns aspectos geo-políticos, culturais e sociais do reino de Daomé e da rainha Agontimé. São estabelecidos algumas conexões entre o Brasil e o Benin (atual nome do antigo Daomé). Duração: 6 minutos e 10 segundos - junho de 2021. | 141,65 MB | MP4 | /bitstream/capes/734888/3/Agontimé_ a travessia de uma rainha escravizada 2 - do Daomé ao Maranhão 2 culturais.mp4Download |
Vídeo 5 Alimentos do Benin e do Brasil 2 - usando a imaginação e escrevendo o nome dos alimentos. ‐ aula do dia 09_07_21.mp4 | Trata-se de uma livre criação e a história narra que a chefe de Cozinha Adenike, no Reino de Daomé, um dia recebeu a visita especial do Rei Agongolo e a Rainha Na Agontimé. Adenike resolveu preparar uma comida incrível com ingredientes MANDIOCA, muitos chamam de AIPIM, e CARNE: o Bolinho de Aipim com recheio de Carne Moída. Esse prato é muito famoso aqui no Brasil e tem tudo a ver com o que as altezas gostavam. Partindo dessa história é proposto um jogo de palavras-cruzadas. Duração: 5 minutos e 34 segundos. Data: 09 de julho de 2021. | 11,73 MB | MP4 | /bitstream/capes/734888/5/Vídeo 5 Alimentos do Benin e do Brasil 2 - usando a imaginação e escrevendo o nome dos alimentos. ‐ aula do dia 09_07_21.mp4Download |
Vídeo 4. Alimentos presentes no Benin e no Brasil .mov | São apresentados alguns alimentos que são consumidos no Benin/ Daomé e no Brasil. São apresentadas as atividades que serão desenvolvidas pelas crianças no encontro presencial com a docente. Duração: 9 minutos e 15 segundos. Data: 02 de julho de 2021. | 1 GB | Video Quicktime | /bitstream/capes/734888/6/Vídeo 4. Alimentos presentes no Benin e no Brasil .movDownload |
Vídeo 9. Hipótese, pesquisa e atletas de Benin mp4.mp4 | Partindo da hipótese das crianças de que os atletas do Benin correm muito porque fogem de leões, apresentam aspectos culturais da capital e de outras cidades do Benin. Duração: 4 minutos e 48 segundos. data: 20 de agosto de 2021. | 124,06 MB | MP4 | /bitstream/capes/734888/7/Vídeo 9. Hipótese, pesquisa e atletas de Benin mp4.mp4Download |
Vídeo 6 . Música sobre a história de Agontimé para encerrar o primeiro período letivo dia 16_07.mp4 | A letra da música foi feita por Taissa e moldada por Dyanna, Dayana e Iolanda. A criação da letra teve como referência. Pensamos na música como uma forma de sistematizar e recapitular os saberes construídos no período e convidar as crianças a expressarem suas emoções de forma prazerosa, tendo a alegria e a reflexão como pilares do encontro. A letra está disponível no vídeo. Duração: 4 minutos e 1 segundo. Data 15 de julho de 2021. | 104,33 MB | MP4 | /bitstream/capes/734888/8/Vídeo 6 . Música sobre a história de Agontimé para encerrar o primeiro período letivo dia 16_07.mp4Download |
Vídeo 10. Resgatando aspectos da história de Agontimé e estimulando a escrita autônoma mp4.mp4 | Resgatando aspectos da história de Agontimé, o vídeo propõem como atividade a escrita de palavras ligadas à história. Duração 6 min. 44 seg. Data: 27/08/2021. | 97,45 MB | MP4 | /bitstream/capes/734888/9/Vídeo 10. Resgatando aspectos da história de Agontimé e estimulando a escrita autônoma mp4.mp4Download |
Vídeo 11 - Conversando sobre a produção escrita das crianças com as crianças.mp4 | A partir de suas casas, bolsistas informam que receberam os trabalhos escritos das crianças e que estão encantadas com os resultados. Propõem mais um desafio: uma escrita de autocorreção para acontecer presencialmente com o apoio da professora Karina, que estava presencialmente na escola. Duração: 3 minutos e 27 segundos Data: 03/09/2021. | 93,72 MB | MP4 | /bitstream/capes/734888/10/Vídeo 11 - Conversando sobre a produção escrita das crianças com as crianças.mp4Download |
Vídeo 12 - Estimulando a escrita autônoma a partir do universo cultural dos alunos.mp4 | duas bolsistas dialogam sobre duas imagens que foram enviadas por e-mail pela professora do GR1B. Propõem como desafio para as crianças a escrita do nome das pessoas, dos objetos e locais que aparecem nas fotografias. Duração: 3 minutos e 26 segundos. Data: 17 de setembro de 2021. | 27,54 MB | MP4 | /bitstream/capes/734888/11/Vídeo 12 - Estimulando a escrita autônoma a partir do universo cultural dos alunos.mp4Download |
Vídeo 13 - Contando sobre como era um navio negreiro.mp4 | Retomando a história de Ná Agontimé, contam sobre como aconteceu a travessia da rainha escravizada em um navio negreiro, tema de interesse das crianças. A bolsista mostra alguns desenhos pesquisados no Google e explicita que está fazendo uma pesquisa. Duração: 3 minutos e 36 segundos, mais 20 segundos de música. Data: 24 de setembro de 2021. | 17,77 MB | MP4 | /bitstream/capes/734888/12/Vídeo 13 - Contando sobre como era um navio negreiro.mp4Download |
Vídeo 14. A chegada de Na Agontimé ao Brasil -14.10.2021.mp4 | Visando estimular a leitura, os estudantes são chamados a ler o título do vídeo. A história de Agontimé é relembrada parcialmente e o conceito do que é escravidão é abordado. Também são abordadas as condições da travessia do Oceano Atlantico pelos escravizados em um navio negreiro. A chegada de Nagontimé, a troca de seu nome para que não fosse encontrada pelo filho e a estratégia de esconder ouro sob as unhas para a compra da carta de alforria estão entre os principais aspectos narrados nesse vídeo. Duração: 6 minutos e 44 segundos. Data: 14 de outubro de 2021. | 203,62 MB | MP4 | /bitstream/capes/734888/13/Vídeo 14. A chegada de Na Agontimé ao Brasil -14.10.2021.mp4Download |
Vídeo 15 - Quem somos e uma curiosidade sobre cada um de nós.mp4 | Cada membro do grupo de se apresenta e também um aspecto curioso sobre si. Ao final, solicitam que as crianças escrevam uma carta contando sobre si. Duração: 4 minutos e 41 segundos Data: 21 de outubro de 2021. | 37,95 MB | MP4 | /bitstream/capes/734888/14/Vídeo 15 - Quem somos e uma curiosidade sobre cada um de nós.mp4Download |
Vídeo 16 - A TURMA DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA.mov | É contada a história de um encontro entre os bolsistas do PIRP e as professoras em um parque. Cada um levou uma coisa que gostava. Ao final, os estudantes são estimulados a participar do passeio por meio de uma atividade interativa. Duração: 2 minutos e 57 segundos. Data: 29 de outubro de 2021. | 367,75 MB | Video Quicktime | /bitstream/capes/734888/15/Vídeo 16 - A TURMA DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA.movDownload |
Título: | Agontimé: a travessia de uma rainha escravizada - do Daomé ao Maranhão |
Autor(es) e Colaborador(es): | UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE - PIRP NITERÓI Dominick, Rejany dos Santos Blakeley, Karina Galvão Silva, Caio Oliveira da Vieira, Dyanna Viana Frottè, Maria Luíza Azeredo Marques, Maria Luíza Azeredo Santos, Mônica Conceição da Silva Mota, Raysa Soares da Danon, Raquel Tonassi da Silveira Fernandes, Stéfany Bicalho Vieira, Taissa Rodrigues Barbosa |
Data: | Mai-2021 |
Tipo: | aula digital vídeo ferramentas outro |
Palavras-chave: | História da África Cultura Escravizados |
Aparece nas coleções: | Animação |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons