O ATLAS MNEMSOYNE E O USO DE IMAGENS EM UMA NOVA METODOLOGIA PARA O ENSINO DE QUÍMICA, O ELEMENTO QUÍMICO LÍTIO

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorVera Cruz, Cláudio Costa-
Autor(es): dc.contributor.authorAraújo Neto, Waldmir Nascimento-
Autor(es): dc.contributor.authorRamos, Ana Paula Batalha-
Autor(es): dc.contributor.authorMedeiros, Marta Eloísa-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-07-24T18:25:24Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-07-24T18:25:24Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-04-
identificador: dc.identifier.otherProduto Educacional_ATLASpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/734825-
Resumo: dc.description.abstractEste Produto Educacional é o resultado de mais de dois anos de pesquisa e aplicação em uma escola de ensino médio situada na zona oeste da cidade do Rio de Janeiro tendo alcançado resultados interessantes e desafiadores no sentido de integrar diversas disciplinas escolares tendo a Química como disciplina agregadora. Em 2021 esse Produto foi aplicado em uma turma da 2ª série com excelentes resultados que foram usados na confecção desse documento. Em 2022 levamos nossa aplicação para a 1 série com resultados semelhantes comprovando a elevada recorrência da metodologia. A ideia principal reside na utilização de imagens, ou melhor, de tessituras imagéticas como recurso pedagógico e para isso trouxemos para os dias de hoje as ideias propostas pelo historiador da arte alemão Aby Warburg (1866-1929) e sua concepção de montagem denominada ATLAS Mnemosyne. Segundo Warburg o ATLAS se materializa quando um grupo de imagens são escolhidas para uma determinada montagem com base nas relações objetivas existentes entre elas e, a partir desse ponto de inicial, é possível também identificar relações subjetivas entre essas mesmas imagens as quais dependem tanto do autor como do observador. Ao ATLAS de Warburg adicionamos as ideias do filósofo francês Didi-Huberman e do pesquisador americano Henry Jenkins. Esses dois autores enriquecem a concepção original do ATLAS agregando elementos de natureza digital, dentro da contemporaneidade, trazendo maior dinamismo no processo pedagógico sem renunciar ao rigor científico. Essa metodologia foi utilizada na investigação do papel sóciohistórico do Elemento Químico Lítio na sociedade moderna na área de tecnologia, meio ambiente, saúde mental e cultura. Esperamos que esse trabalho possa ajudar o aluno a enxergar a presença não só Do lítio, mas de toda a Química, no cotidiano e, além disso, possibilitar uma conexão com outras disciplinas escolares. No caso específico do nosso trabalho a conexão deu-se entre as disciplinas de Artes, Física e Geografia, mas nada impede que outras configurações sejam montadas bem como outros temas sejam abordados.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent3,39 MB (3.559.115 bytes)pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectATLAS MNEMSOYNEpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectlítiopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectuso de imagenspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPROFQUIpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectensino de Químicapt_BR
Título: dc.titleO ATLAS MNEMSOYNE E O USO DE IMAGENS EM UMA NOVA METODOLOGIA PARA O ENSINO DE QUÍMICA, O ELEMENTO QUÍMICO LÍTIOpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeferramentaspt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Mestrado em Química em Rede Nacional - PROFQUIpt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFQUI

Arquivos associados:
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