Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Vera Cruz, Cláudio Costa | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Araújo Neto, Waldmir Nascimento | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Ramos, Ana Paula Batalha | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Medeiros, Marta Eloísa | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-07-24T18:25:24Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-07-24T18:25:24Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-04 | - |
identificador: dc.identifier.other | Produto Educacional_ATLAS | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/734825 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este Produto Educacional é o resultado de mais de dois anos de pesquisa e aplicação em uma escola de ensino médio situada na zona oeste da cidade do Rio de Janeiro tendo alcançado resultados interessantes e desafiadores no sentido de integrar diversas disciplinas escolares tendo a Química como disciplina agregadora. Em 2021 esse Produto foi aplicado em uma turma da 2ª série com excelentes resultados que foram usados na confecção desse documento. Em 2022 levamos nossa aplicação para a 1 série com resultados semelhantes comprovando a elevada recorrência da metodologia. A ideia principal reside na utilização de imagens, ou melhor, de tessituras imagéticas como recurso pedagógico e para isso trouxemos para os dias de hoje as ideias propostas pelo historiador da arte alemão Aby Warburg (1866-1929) e sua concepção de montagem denominada ATLAS Mnemosyne. Segundo Warburg o ATLAS se materializa quando um grupo de imagens são escolhidas para uma determinada montagem com base nas relações objetivas existentes entre elas e, a partir desse ponto de inicial, é possível também identificar relações subjetivas entre essas mesmas imagens as quais dependem tanto do autor como do observador. Ao ATLAS de Warburg adicionamos as ideias do filósofo francês Didi-Huberman e do pesquisador americano Henry Jenkins. Esses dois autores enriquecem a concepção original do ATLAS agregando elementos de natureza digital, dentro da contemporaneidade, trazendo maior dinamismo no processo pedagógico sem renunciar ao rigor científico. Essa metodologia foi utilizada na investigação do papel sóciohistórico do Elemento Químico Lítio na sociedade moderna na área de tecnologia, meio ambiente, saúde mental e cultura. Esperamos que esse trabalho possa ajudar o aluno a enxergar a presença não só Do lítio, mas de toda a Química, no cotidiano e, além disso, possibilitar uma conexão com outras disciplinas escolares. No caso específico do nosso trabalho a conexão deu-se entre as disciplinas de Artes, Física e Geografia, mas nada impede que outras configurações sejam montadas bem como outros temas sejam abordados. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 3,39 MB (3.559.115 bytes) | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | ATLAS MNEMSOYNE | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | lítio | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | uso de imagens | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | PROFQUI | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | ensino de Química | pt_BR |
Título: dc.title | O ATLAS MNEMSOYNE E O USO DE IMAGENS EM UMA NOVA METODOLOGIA PARA O ENSINO DE QUÍMICA, O ELEMENTO QUÍMICO LÍTIO | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | ferramentas | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Mestrado em Química em Rede Nacional - PROFQUI | pt_BR |
Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFQUI |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Produto Educacional_ATLAS.pdf | Produto Educacional de Cláudio Costa Vera Cruz | 3.48 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/734825/1/Produto Educacional_ATLAS.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: